VINHEDO: CEIVI comemora 33 anos de atividades com Feijoada Beneficente neste sábado
O Centro de Especialidades Integradas de VINHEDO (CEIVI), fundado em 1984, tem como finalidade promover ações de garantia de direitos sociais para o deficiente intelectual e sua família. O CEIVI atende pessoas com deficiência intelectual de 0 a 55 anos associadas ou não à deficiência física do município de VINHEDO. Atualmente presta atendimento para 115 pessoas com terapias e apoios como psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neurologista, serviço social e educação física.
PRODUTOS
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS esteve conversando com a gestora do CEIVI, Cristina Mazon, que falou sobre alguns dos serviços sociais oferecidos pelo CEIVI, entre os quais o Curso Intensivo e Extensivo de Preparação para o Mercado de Trabalho, a Colocação no Mercado de Trabalho, o Mapeamento de função e toda assessoria às Empresas, além de Palestras sobre Motivação, Superação, Inclusão Escolar e no Mercado de Trabalho, e deter o Selo Empresa Solidária.
INCLUDENTE
“No ano em que comemora o seu 33º aniversário, o CEIVI realizou todas as metodologias que eram necessárias e seguiu a tendência mundial em relação a este trabalho. O maior impacto na visão de trabalho foi quando passamos da Institucionalização (o Deficiente só está bem se está na Instituição e toda sua vida está pautada nela) para a Inclusão (participação dos espaços sociais como a escola, trabalho e o lazer) ou seja o direito de pertencer a sociedade tendo seus limites respeitados, com favorecimento do aprendizado e do uso das tecnologias para seu total pertencimento. Atingimos hoje um estágio em que o CEIVI tem papel fundamental no relacionamento com seus atendidos pois, além de compartilhar a vida destas pessoas e promover sua autonomia temos a responsabilidade de garantir que esta vida seja realizada cada vez mais nos espaços da Comunidade”, explica Cristina.
VALORES E PRINCÍPIOS
A presidente do CEIVI, Nercy de Souza, observa que o trabalho da entidade é regido por valores e princípios dos quais não abre mão, a exemplo da qualidade no serviço oferecido, o respeito e diversidade humana, a humanização dos tratamentos, a ética no exercício profissional, a educação continua e a gestão do conhecimento. Entre as certificações e Registros do CEIVI estão o CNAS / CBAS, CMAS convênio nº 005, CMDCA convênio nº 002, Utilidade Pública Municipal nº 1242/84, Utilidade Pública Estadual nº 15172009, Utilidade Pública Federal, Corpo de Bombeiro, Vigilância Sanitária, e o Conselho Regional de Fonoaudiologia.
“Não queremos mais falar em pessoas deficientes inclusas, em direitos ou deveres, já temos isto como posto e sem volta, o que nos falta é de fato que em todas as esferas, que incluem saúde, educação, cultura, esporte, assistência social e a própria família extensa, possa absorver esta filosofia de forma tranquila e acolhedora, como vem fazendo nessa caminhada, quer dizer que, na prática a pessoa que está na escola deixa de ser a pessoa inclusa, para ser somente aluno”, esclarece Nercy.
ACOLHER
“Cada indivíduo é um universo a ser respeitado e no caso da Deficiência temos que aprender a não dar rótulos, evitando propor ações que em vez de valorizar os potenciais, retorne com metodologias que remetam a aspectos do passado, onde a segregação, e as limitações tinham palco garantido, assim as questões que a pessoa com deficiência tem enquanto característica somente enquanto ser humano, como sua faixa etária, seus cuidados gerais com a saúde e todas as suas potencialidades, são itens que devem ser acolhidos sem levar em consideração a deficiência, uma vez que não existe interferência dela neste quesito”, comenta a gestora Cristina Mazon. “E para colaborar firmemente nesta ação o CEIVI lança o Programa ‘Vida Plena’ que tem como objetivo iniciar um processo de Vivencias Sociais para a pessoa com Deficiência, famílias e comunidade. “Pretendemos nos associar aos vários segmentos para avaliar quais ações precisamos implementar para melhorar ainda mais a qualidade de vida destas pessoas. Alteramos inclusive a visão de trabalho para as pessoas que estarão em processo de Reabilitação com as Terapias necessárias à sua independência e autonomia e realizando de forma especializada somente as terapias necessárias, incentivando a participação nos espaços comuns à comunidade, quer dizer que com isso a pessoa com deficiência terá maior leque opções para estar inserido, participando de atividades da comunidade somente com as adaptações que se fizerem necessárias. Entendemos que ter Vida Plena é uma direção, um caminho que todos tem direito a escolha, que temos o direito a mudanças, desafios e superações, mas nunca nosso caminho pode ser visto como uma sentença de vida. Mas o trabalho com este segmento requer que estejamos sempre em Aprendizado continuo para oferecer Serviços e Metodologias inovadoras que garantam um atendimento de qualidade e a efetivação dos direitos destas pessoas”, afirma Cristina Mazon.
DIRETORIA VOLUNTÁRIA
Importante frisar que o CEIVI atende somente moradores de VINHEDO e realiza uma Triagem inicial para detectar as necessidades e elaborar o Plano de Trabalho. Conta hoje com uma equipe formada por profissionais especializados nas áreas de Educação Física, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e o médico Neuropediatra. “Utilizamos vários testes e avaliações para colaborar no conhecimento das habilidades a serem desenvolvidas. A meta é realizar uma Gestão do Conhecimento mantendo o foco na profissionalização da Organização para que de fato efetive suas ações. A Diretoria do CEIVI é voluntaria, e nossa preocupação é garantir uma captação de recursos para que possamos ter condições de oferecer um atendimento qualificado a todos, visto ser um serviço que tem um custo elevado. Agradecemos então a Deus, que nos permitiu caminhar nesses 33 anos sob a Sua total proteção e à Comunidade, Empresas, Comércio, Prefeitura Municipal de VINHEDO pela parceria que desenvolvemos em prol deste segmento e esperamos continuar a contar com todos para continuar com o nosso trabalho cada vez melhor”, acredita Nercy de Souza.
NOVO CEIVI
E no sentido de ampliar e aprofundar ainda mais o seu trabalho, os gestores do CEIVI estão construindo, através de doações voluntárias, um novo espaço que vai oferecer estrutura física para os serviços de capacitação para mercado de trabalho, oficinas terapêuticas e espaço para palestras, eventos e trabalhos em grupo. O prédio atual ficará para a reabilitação. O projeto de ampliação do CEIVI iniciou em 2013 com um orçamento estimado de R$ 900mil e graças às doações a obra está 40% concluída.
Com os eventos e doações recebidos nos últimos 2 anos (feijoadas, bazares, festas, etc), o CEIVI já conseguiu comprar quase todo material necessário para as paredes, laje e telhado que corresponde a 2ª Fase do Projeto. Agora é preciso mais uma vez da colaboração de todos para levantar os recursos necessários na finalização da segunda fase e dar início à terceira e quarta fase do projeto que correspondem ao acabamento. Portanto, todos estão convocados para contribuir com a conclusão dessa essa obra tão importante para VINHEDO.
FEIJOADA NESTE SÁBADO
A coordenadora terapêutica, Camila Palhares, lembra que para contribuir com esse objetivo será realizada no dia 19 de agosto, neste sábado, uma feijoada visando arrecadar recursos para completar a obra do Novo CEIVI. O evento será realizado na Rua Ricardo Giunco, 242, Jd. Panorama, em VINHEDO. Os convites podem ser adquiridos no local ao custo de R$ 160,00 (convite individual) com Open Bar, ou em na sede que fica na Av. Páscoa Zanetti Trevisan, Jd. Itália, fone 19 3826 7555. “Mas, independente de qualquer coisa, convidamos a todos para virem ao CEIVI conhecer nosso trabalho”, finalizou Nercy.