VINHEDO: CEIVI completa 34 anos de trabalho
O CEIVI (Centro de Especialidades Integradas de VINHEDO) completa 34 anos de trabalho incessante em prol de uma vida digna e de respeito para com a Pessoa com Deficiência e Transtorno do Espectro Autista. Isso no entendimento da atual Presidente do CEIVI, Nercy Luiza Dal Rovere Simões de Souza que há 6 anos se encontra na direção dessa Organização Social. “Junto com a Diretoria eleita para este período, procuramos manter a qualidade dos serviços oferecidos e aumentar o número de vagas, pois a procura por nossos serviços tem aumentado bastante. Por um lado é muito gratificante quando nos relatórios mensais a Diretoria verifica a entrada de novos casos, mas também é frustrante ter vários aguardando o atendimento”, explica Nercy Dal Rovere.
ALTO CUSTO
A presidente reconhece que são muitos os esforços para manter uma organização como o CEIVI. “Uma instituição como esta exige uma estrutura que tem um alto custo. Por isso, esta Diretoria sempre comprometida com a necessidade de aumentar o número de atendidos, está ampliando seu espaço físico. Para tanto realizamos eventos com parceiros comprometidos com o Social, de modo que já estamos na fase final de acabamento. Quem sabe, poderemos já em 2019 terminar a ampliação e ofertar mais 100 vagas para este segmento? Em nome de todos os Diretores e integrantes do CEIVI queremos expressar nosso mais profundo respeito e gratidão a todos que de varias formas tem colaborado com a nossa construção”, reconhece a presidente.
PRIMEIRA INFÂNCIA
Seguindo as diretrizes nacionais, inclusive da Lei Brasileira de Inclusão, o CEIVI implementou o Programa de Prevenção da Primeira Infância monitorando a Lista de Espera, e analisando os vários indicadores, percebeu o aumento no número de crianças na faixa de 0 a 05 ano que estão em busca de atendimento.
“Os estudos demonstram que é uma fase primordial para o desenvolvimento infantil e é nesta fase que as orientações, terapias e acolhimento familiar devem ser realizados com presteza para prevenir os déficits de desenvolvimento. Diante da situação e ciente que a Lista de Espera pode ser de meses, o CEIVI entendeu que realizar o projeto seria de grande efetividade para estes casos. Estas crianças continuam na lista de espera, mas recebem todo o beneficio de projeto”, revela Nercy Dal Rovere.
BRINCAR É FUNDAMENTAL
Conforme entendimento da equipe do CEIVI, as brincadeiras precisam sempre estar na rotina da criança, onde toda a família deve estar envolvida: pais, responsáveis, irmãos, como também outras crianças das mais variadas idades. Porque é brincando que se aprende. Nos primeiros meses de vida, texturas, luzes e sons constroem caminhos para que o cérebro realize as sinapses. Quer dizer, formar caminhos para que a criança possa na idade escolar aprender a ler e escrever. O brincar vai se modificando com a transformação de interesses ao longo da vida, mas nunca perde sua importância, já que as brincadeiras também têm papel fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo, e das funções executivas.
EVENTO
Na última semana, a diretoria fez uma grande festa para os pais, assistidos e funcionários, em comemoração aos 34 anos da instituição. Dentro das comemorações, e com intuito de arrecadação de fundos voltados à ampliação da sede, a Diretoria também está organizando a sua ‘6ª Feijoada Beneficente’, com música ao vivo das Bandas Águia, Bambas do Samba e Ilcéia Mirian. O evento acontece dia 1 de setembro (sábado), das 13h até às 20h30, na Rua Ricardo Giunco, 242 no Jardim Panorama, em VINHEDO. Os ingressos estão à venda com membros e voluntários do CEIVI, ou diretamente pelo telefone (19) 3826 7555. Crianças até 12 anos pagam R$ 60,00 e adultos R$ 120,00