VINHEDO: Com equipamentos modernos, Prefeitura inaugura três novas salas de oftalmologia e aumenta a capacidade de atendimento

Os usuários da Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de VINHEDO que necessitam de exames e procedimentos de oftalmologia passam a contar a partir desta terça-feira, 23, com equipamentos de última geração. O prefeito Jaime Cruz inaugurou três novas salas de oftalmologia, que já estão disponíveis para usuários com agendamento, uma na Policlínica da Capela e duas no Centro Médico do São Matheus. “É um investimento em qualidade de vida da população. Com mais espaço e novos e modernos equipamentos, além de diminuir o tempo de espera por exames, também vamos permitir que muitos procedimentos sejam realizados dentro do município, sem a necessidade de encaminhamento para clínicas na região ou para o Estado, via regulação, aumentando a resolutividade e até mesmo reduzindo custos”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Também prestigiaram as inaugurações a vice-prefeita Claudinéia Vendemiatti Serafim; o secretário de Saúde, Alexandre Viola; o presidente da Câmara, Nil Ramos; além de demais secretários e vereadores. Dois dos espaços foram reformados e o outro acaba de ser implantado. Os equipamentos antigos foram trocados e novos foram adquiridos. Os recursos são oriundos de emenda impositiva da Câmara de Vereadores de VINHEDO.

Diante da necessidade de substituição dos equipamentos antigos, que já estavam obsoletos por uso há mais de uma década, a Câmara Municipal enviou à Prefeitura uma verba impositiva que foi direcionada para a aquisição destes equipamentos. O prefeito Jaime Cruz determinou ainda que outros equipamentos fossem adquiridos para resolver o problema de pacientes que aguardavam vagas de exames ofertados pelo Estado. Desta forma, foram instalados, além dos equipamentos que a Administração Municipal já dispunha, um laser de fotocoagulação para tratamento de pacientes diabéticos; um campímetro, que resolverá o problema dos pacientes que aguardam em fila de espera na Central de Vagas do Estado para realização do exame Campo Visual, e ainda, um Oftalmoscópio Indireto, equipamento de suma importância que evitará que idosos e recém-nascidos com alterações no fundo de olho sejam encaminhados para a Unicamp.

Aproximadamente 280 pacientes aguardam para fazer o exame de Campo Visual. O investimento total foi de R$ 415 mil. Confira a lista completa de equipamentos adquiridos: 1 aparelho laser de fotocoagulação, 2 lâmpadas de fenda, 2 equipamentos completos para acuidade visual, 2 autorrefratores, 1 campímetro, 1 oftalmoscópio indireto, 2 lensômetros digitais e 2 retinoscópios. Antes da reforma e inauguração, a Prefeitura contava com duas salas de oftalmologia. Com a reforma desses espaços e troca dos equipamentos, e com a disponibilização de mais uma sala, houve um aumento de 50% nas instalações. Com o aumento da capacidade, as agendas para procedimentos já marcadas serão reavaliadas.

468 ad