VINHEDO: Começa a instalação dos primeiros novos radares nas vias de Vinhedo

A7_VDO_Radares VDO Cred. JCAT (31)

VINHEDO, a partir deste ano, terá uma cobertura de fiscalização de trânsito eletrônica três vezes maior do que a atual. A Estrada da Boiada e a avenida Benedito Storani já receberam equipamentos nos últimos dias. Porém, o início do funcionamento depende de aferição e vistoria realizada pelo Inmetro. Assim ocorrerá com todos os equipamentos que serão instalados. O funcionamento será iniciado por etapas. “Eles serão devidamente sinalizados, como especifica a lei”, lembra o secretário Municipal de Segurança e Transportes, Antônio Luiz Falsarella, o ‘Toninho Falsarella’. Até meados deste ano, a Secretaria de Transportes investirá na implantação e substituição de equipamentos em três modalidades: avanço de sinal e radar de velocidade; radar para aferir velocidade e lombada eletrônica (com vistas a reduzir a velocidade de veículos em áreas de grande circulação de pedestres, como escolas e unidades de saúde). Todas as modalidades vão contar com fotos impressas nos avisos de multas para os infratores. A velocidade máxima será em média 50 km por hora.
De acordo com Falsarella, o número de pontos de fiscalização – cuja conta inclui como um ponto a fiscalização de cada faixa da via, ida e volta, e quando são mais de uma faixa – irá triplicar na cidade. “A questão aqui é aumentar a mobilidade urbana de forma racional, não é punir o cidadão. É preferível andar a uma velocidade baixa, mas constante, do que ficar em demorados engarrafamentos. Além disso, a fiscalização eletrônica é usada no mundo todo como um método de prevenção de acidentes e uma forma de disciplinar os motoristas”, esclarece.
Questionado sobre a acusação comum da população sobre a chamada ‘indústria da multa’, Falsarella é categórico: “Essa ‘indústria’ somente existe para quem infringe a lei, e aí não tem conversa, é multa mesmo. O cidadão que respeita as Leis e os limites de velocidade não terá problema nenhum com estes equipamentos, aliás vão até ajudá-lo no trânsito, evitando congestionamentos”, afirma.
No caso dos semáforos, a multa será aplicada se o motorista avançar no sinal vermelho e ainda poderá ser emitida outra multa caso o mesmo passe pelo equipamento acima da velocidade máxima permitida para a via. Assim como acontece hoje, provavelmente, a partir da meia-noite o semáforo ficará piscante, no amarelo, exigindo atenção do motorista ao passar por ele, até às 5 horas, porém, o radar continuará multando por excesso de velocidade.
Na Estrada da Capela, por exemplo, serão retiradas todas as lombadas físicas, que serão substituídas por radares, visando reduzir consideravelmente os congestionamentos na via, principalmente para os ônibus. Também os equipamentos que já funcionam na avenida Apparecida Tellau Seraphim serão substituídos por outros, mais avançados em tecnologia.
“Usaremos equipamentos eletrônicos de fiscalização de infração de trânsito do tipo fixo, não intrusivos, e que utilizam sensor laser. O método intrusivo necessita de instalação do aferidor de velocidade no pavimento, deixando o asfalto mais fragilizado ao longo do tempo. Já com o mais moderno, ao detectar por sensor a infração, o equipamento captura instantaneamente a imagem do veículo, permitindo a perfeita identificação quanto à marca, modelo, placa, local, data e horário da infração, contribuindo para que o registro não seja facilmente contestado”, explica o secretário.
Os técnicos da Secretaria estão definindo o limite de velocidade das vias que irão receber os equipamentos, que deverá ser de no máximo 50 km/por hora. Atualmente 37 faixas contam com a fiscalização eletrônica. Este número vai subir para 72 faixas. A cidade vinhedense terá novos pontos, incluindo a troca de equipamento em 12 pontos por versão mais moderna, ao custo de R$ 3,3 milhões por ano.
As contestações continuam com o mesmo processo. O recurso precisa ser apresentado no prazo de 30 dias. O julgamento em primeira instância é feito pela Jari em Vinhedo, que funciona na Secretaria de Transportes e Defesa Social, que fica na avenida Engenheiro Aurélio José Frediani, s/nº, Jardim Alves Nogueira; das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Lembre-se de apresentar a notificação, que é enviada em até 30 dias da data da ocorrência; a original e a fotocópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na falta de indicação, assume-se que o condutor foi o proprietário.
Confira como é e como ficará o sistema de fiscalização, levando-se em consideração que os pontos passam ainda por estudos técnicos que estão sendo realizados pelos funcionários da Secretaria para definir a melhor e mais eficiente localização:

SEMÁFOROS
– Atualmente já existem 4 pontos instalados na avenida Independência que serão substituídos pelos novos equipamentos e que contarão ainda com radar para aferir também a velocidade, além do avanço de sinal.
– Na avenida Independência com a rua Benedito Storani, sentido VALINHOS
– Na avenida Independência  com a avenida Delfim, sentido VALINHOS
– Na avenida Independência com a rua Anésio Augusto do Amaral (sentido LOUVEIRA)
– Na Estrada da Boiada (sentido Portal)
– Na Estrada da Boiada com a rua Antônio Amstalden (sentido Capela)
– Na rua Benedito Storani com a Castelo Branco (sentido Rodoviária)

RADARES
– Os 5 pontos já instalados na avenida Apparecida Tellau Serafim serão mantidos, apenas trocados pela versão mais moderna
– 7 deverão controlar a velocidade na Estrada da Capela, tanto na ida quanto na volta, e as 13 lombadas serão retiradas
– Um na rua Afonso Gabuio
– Um na Rodovia Edenor João Tasca

LOMBADAS ELETRÔNICAS
– 2 na Estrada da Capela com a rua Júlio Francisco De Paula, nos dois sentidos
– No Portal, sentido Centro, antes do cruzamento no sentido Jardim Itália
– Na avenida Imigrantes, antes do colégio Beneditino
– Na avenida Independência, no cruzamento com a avenida Rosa Zanetti Ferragut

 

468 ad