VINHEDO: Conseg define eleições e abre programa em rádio
Em reunião ocorrida no último dia 19, integrantes do Conselho de Segurança de VINHEDO (Conseg) definiram o calendário das eleições na instituição e discutiram alguns problemas verificados na cidade nas últimas semanas. A escolha da nova diretoria do Conseg ocorrerá no dia 16 de abril e os eleitos atuarão, a partir de maio, no biênio 2019-2021.
Foi lido no encontro o edital para a eleição, com informações de quem poderá concorrer. Na reunião mensal de março, marcada para o próximo dia 19, haverá a apresentação das chapas. No Conseg, um grupo só pode concorrer a uma reeleição consecutiva, o que ocorrerá este ano com o atual presidente, o coronel Ricardo Guidi, e seu vice, Daniel Neubauer.
Um dos assuntos discutidos em fevereiro foi a segurança na área de comércio da rua Santa Cruz. Integrantes de um grupo que vive na região repassaram informações à Guarda Municipal de VINHEDO a respeito de um homem que tentou aplicar um golpe no comércio local se passando por fiscal. Logo o suspeito se deslocou para o Centro de VINHEDO, onde teria conseguido aplicar golpes. Foi destacada na reunião a necessidade de todos ficarem atentos a este tipo de problema, além da rápida troca de informações entre os munícipes. Também aconteceu na rua Santa Cruz o furto de uma motocicleta, recuperada rapidamente graças à troca de informações em tempo real pelos grupos de segurança no aplicativo WhatsApp.
Recentemente na Região houve um violento assalto a carro-forte. Vários Consegs foram alertados e se comunicaram. Em VINHEDO, os residenciais cruzaram informações de registros de placas de carros envolvidos no crime, mas nenhum deles deu entrada na cidade. Ainda focado nos dados compartilhados pelas entidades envolvidas no Conseg, uma blitz da Lei Seca ganhou maior notoriedade nas redes sociais. Isso permitiu um maior alcance da ação policial de fiscalização e que ficou um fim de semana em operação em determinados pontos de movimento em VINHEDO.
Outro tema comentado na reunião, foi sobre as tempestades ocorridas nas últimas semanas. Um destes temporais causou uma descarga elétrica oriunda de um raio que deu origem a um grande incêndio em fábrica de VALINHOS. O fogo produziu uma fumaça tóxica, que se deslocou com o vento em direção a VINHEDO. O Poder Executivo divulgou uma nota esclarecendo a população e instruindo como se proceder. O Conseg divulgou a ocorrência em suas redes sociais, o que também foi valorizado na reunião de 19 de fevereiro.
Recentemente, durante uma ronda noturna, a Polícia Militar encontrou várias residências com seus portões abertos. O Conseg divulgou instruções para que todos façam sua parte na prevenção ao crime, apesar das alegações de que os bairros eram tranquilos. Mesmo assim, o grupo da entidade que troca informações sobre segurança foi alertado a respeito da importância da prevenção. O Conseg quer continuar trabalhando para sensibilizar as forças de segurança pública, os Núcleos de Ação Local (NALs), o Executivo e a população para a importância do aumento do grau de segurança na cidade.
PROGRAMA DE RÁDIO
A discussão dos problemas de segurança em VINHEDO ganhou mais um espaço importante para chegar à população: a Rádio Capela FM (105,9). Todas as quartas-feiras, das 14h às 15h, a emissora fará entrevistas e debates a respeito do tema, com a apresentação do coronel Guidi, presidente do Conseg. O ouvinte pode participar do programa acessando o site www.radiocapela.com.br.