VINHEDO: Convênio entre a Prefeitura e a Faculdade São Leopoldo Mandic será ampliado em 2019

A Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Saúde, vai ampliar o convênio que possui com a Faculdade São Leopoldo Mandic para dobrar o número de alunos do curso de Medicina da instituição que prestam atendimento à população em diversas unidades de saúde de VINHEDOEm 2019, o número de alunos presentes nas unidades passará dos atuais 60 para 120 estudantes, que sempre são acompanhados de médicos professores. “Essa parceria firmada com a Faculdade São Leopoldo Mandic em 2015 tem trazido um grande benefício para Vinhedo. Durante o estágio, os alunos aprendem e ajudam a salvar vidas. Agora com essa ampliação vamos reforçar ainda mais a atenção à saúde básica da população”, afirma o prefeito Jaime Cruz

Para preparar os alunos e aprimorar o relacionamento, a Secretaria de Saúde está realizando reuniões de trabalho com a instituição. Na semana passada, o secretário Alexandre Viola acompanhou as equipes de ginecologia e obstetrícia. No encontro de segunda-feira (3), a visita ocorreu na sala de coleta do exame de Papanicolau e prevenção do colo de útero e também na sala de reanimação neonatal. Na próxima semana o acompanhamento será feito com a equipe de prevenção do câncer de mama.    

 Com a ampliação do projeto junto a São Leopoldo Mandic, a Prefeitura de VINHEDO também vai colocar em ação o Programa Estratégia da Saúde da Família, que será implantado na UBS Dr. Meirelles, na Vila Garcez, na Capela.

 A 1ª fase do Programa, também conhecido como Médico da Família, será composta por uma equipe com médico da família, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário. Esta equipe será responsável por atender 4 mil pessoas, aproximadamente mil famílias na região da Capela. Todas essas famílias serão cadastradas pelo agente comunitário. Gradativamente, novas equipes serão criadas e a cobertura ampliada.

 

UBS Dr. MEIRELLES

 

A UBS Dr. José Osmar Meirelles dos Santos funcionará ao lado do Complexo Educacional Norberto Elias, na Rua Agenor de Matos, na Vila Garcez. Ela terá 819 m² de área construída e será composta por duas salas de espera, recepção, fraldário, sanitários masculino, feminino e adaptados, nove consultórios para atendimento de pacientes, sendo um odontológico, sala de curativo, sala de vacina, sala de inalação, sala de coleta laboratorial, sala de atividade coletiva, sala de trabalho para agendes comunitários, sala de dispensação e estoque de medicamentos. Contará ainda com sala de observação para três leitos com banheiro, sala de prontuário, sala administrativa, sala de trabalho para agentes comunitários, sala de expurgo, sala de lavagem e desinfecção química, sala de esterilização, sala para descarte de resíduos, área de esterilização, almoxarifado, copa, espaço coberto para atividade e playground. A obra é financiada com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; licitada e executada pelo Governo do Estado e, depois de concluída, será entregue ao município de VINHEDO.

468 ad