VINHEDO: Domingo Cultural faz sucesso na Represa II no Dia do Artesão
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de VINHEDO, em parceria com a AAV – Associação dos Artesãos de Vinhedo e da AAAPPC – Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos do Portal do Cristo, promoveu ontem, domingo, 19, na Represa II, a partir das 10h até às 16h, um dia cheio de atividades culturais e de entretenimento para celebrar em grande estilo o Dia do Artesão.
ATIVIDADES DIVERSAS
O evento contou com a presença de artesãos e artistas de VINHEDO que comemoraram com muita cultura e arte a passagem do seu dia além de expor e vender seus produtos à população que se fez presente e pôde participar, gratuitamente, de oficinas de cerâmica e argila, de desenho, com os alunos fazendo pesquisa de tons de terra e na sequência elaborando desenhos com a pigmentação natural. Teve também oficina de origami, workshop de mandalas e filtros dos sonhos, além de fuxico e brinquedos de madeiras.
APOIO CULTURAL
O Domingo Cultural contou com a presença da vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudineia Vendemiatti Serafim, que fez questão de destacar o apoio da secretaria de Cultura e Turismo no trabalho de valorizar os artistas e aetesãos do município. Claudinéia comentou que “estamos aproveitando as áreas públicas de nossa cidade para promovermos entretenimento à população e ao mesmo tempo valorizar os nossos artesãos e incentivar o trabalho artísticos dos nossos moradores”. Com relação ao evento, o prefeito de VINHEDO, Jaime Cruz, salientou que a atual administração está fazendo todo o esforço possível para levar aos bairros e áreas de convívio da comunidade atividades culturais gratuitas acessíveis à toda população, independente da idade.
DANÇAS CIRCULARES
Mas a culminância do Domingo Cultural aconteceu logo após a apresentação musical dos alunos do curso de violão das Oficinas Culturais. Precedida de um necessário alongamento, os presentes se integraram para valer na prática da Dança Circular, que teve como facilitadoras a ceramista Elfriede Walzberg, e a focalizadora Eugenia Nogueira Pereira. A atividade proporcionou aos participantes vários números de danças circulares, fazendo uma movimentada e encantadora ‘viagem por diversos países e culturas com a utilização das dança circular representativa de cada cultura, seja indígena, brasileira, francesa, italiana, etc., e proporcionando também o contato lúdico e prazeroso entre os dançarinos que executaram as danças de forma individua, coletiva e aos pares.
CONTATOS DANÇAS CIRCULARES
Quem quiser continuar fazendo Dança Circular, atenção para as novas apresentações: Com Elfriede Walzberg, no São Joaquim, quarta-feiras às 17h e no Vista Alegra, quinta-feira às 19h e sexta-feira às 9h. Já Eugenia Nogueira apresenta em VALINHOS às terças-feiras, 19h, na Rua Antonio Fachini Filho, 15, em em Campinas, quinta-feira, 15h, na Coronel Quirino, 1218. Fones 19 9712 5072 (Elfriede) e 19 9 9782-1153 (Eugenia).