VINHEDO: Em Câmara lenta, oposição se cala, e sessão fica em paz

O vereador Marcos Ferraz (PSD) resolveu dar uma bronca nos vereadores que se dizem de ‘oposição’ na Câmara Municipal de VINHEDO. Contrário ao antigo conceito de ‘esquerda’ e ‘direita’, ‘situação’ e ‘oposição, Marcos Ferraz comentou que não vê as coisas dessa forma dicotômica, maniqueista e excludente de um lado em lutar para destruir o outro, em vez de se juntar para construir o bem para todos.

CULTURA EQUESTRE
“Não sou de oposição e nem de situação, mas quero trabalhar para o bem das pessoas de VINHEDO, para os eleitores que me elegeram”, garante Marcos Ferraz. Marcos também falou sobre o seu projeto de criação da Semana da Cultura Equestre, por causa do grande número que essa cultura promove gerando recursos em torno de R$ 10 bilhões no Brasil que é o maior exportador de carne bovina do mundo. E também uma oportunidade para combater os maus tratos aos grandes animais, como os equinos, muares e bovinos, além de desenvolver a equoterapia no município.

DECRETO CRITICADO
Talvez por conta disso a ‘oposição’, que está sempre vociferando contra o governo do prefeito Jaime Cruz, na 3ª sessão ordinária realizada ontem, segunda-feira, 20, às 18h, pegou leve, a ponto de o vereador Edson PC (PDT) fazer apenas justas críticas ao Decreto Municipal que nº 034 de 13 de fevereiro de 2017, o que aliás foi criticado por vários vereadores considerados de ‘situação’, que atuam na base de apoio ao governo Municipal.

Tudo porque o tal decreto, em seu Art. 1.º, reza que “ficará suspenso integralmente o pagamento do auxílio alimentação ao servidor ou ao estagiário que deixar de comparecer ao trabalho apresentando 2 (duas) ou mais faltas justificadamente, exceto quando apresentadas as justificativas previstas no art. 137 da Lei Complementar Municipal n.º 112, de 20 de dezembro de 2011, sendo que estas serão proporcionalmente consideradas para fins de concessão do auxílio alimentação. Parágrafo único. Na ocorrência de falta injustificada, ocorrerá a suspensão integral do auxílio alimentação no mês subsequente as faltas”.

TARIFA SOCIAL
Enquanto o vereador Rodrigo Paixão (Rede) surpreendeu a todos, recusando de forma inédita, os seus 15 minutos na explicação pessoal, a vereadora Ana Genezini (PMDB) fez críticas à Sanebavi pelos transtornos que vem causando à população com as obras que estão sendo realizadas na cidade sem a devida supervisão. Genezini também citou a ‘limpa’ que fizeram na creche Tia Anastácia, na Capela, onde ladrões furtaram quase tudo que havia na escola. Por outro lado, a vereadora Genezini elogiou o projeto que está sendo criado pela Prefeitura Municipal, e que ela considera de extrema importância para o município que é a tarifa social de água e esgoto. “Essa é uma forma concreta de se trabalhar para o ser humano, para as pessoas da cidade”, opina.

COMPOSTAGEM
Também o vereador Edu Gelmi (PMDB) teceu críticas ao Decreto nº 34 de 13 de fevereiro por causas das medidas restritivas com relação aos direitos do servidor municipal. “Tem que corrigir o exagero de faltas, mas de modo proporcional e não como foi decretado, penalizando quem está trabalhando”, opina. Edu Gelmi também indicou ao prefeito Municipal que, por meio da Secretaria competente, seja criada Lei Municipal que facilite e incentive a aplicação das técnicas de Compostagem (processo químico que transforma o lixo orgânico em adubo) nas empresas e repartições públicas. Esta é uma maneira sustentável para a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos no município. Indicamos também que o Executivo estabeleça metas para incentivar a comercialização do que se produziu por meio da compostagem, como o uso de adubo em parques e jardins.

MEDICINA ALTERNATIVA
Apesar de ter permanecido calada durante a sessão, a vereadora Flávia Bittar (PDT) indicou ao prefeito Jaime Cruz (PSDB) que, através da Secretaria competente, sejam realizados estudos, para inclusão de terapia médica alternativa nos Postos de Saúde, Santa Casa do Município, como reiki, meditação, musicoterapia, arteterapia e tratamentos naturopático, osteopático e quiroprático. Esses procedimentos já são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a portaria 145 de 2017, aprovada pelo Ministério da Saúde em 11 de janeiro. Os novos métodos e técnicas passam a figurar na tabela do SUS na categoria de “ações de promoção e prevenção em saúde”.

MUTIRÃO SAÚDE
Por seu turno, o vereador Paulinho Palmeira (PV) indicou ao prefeito Municipal que, através das Secretarias Municipais competentes, promova ou reitere ações, do tipo mutirão, para as áreas da Saúde, onde haja grande demanda, em especial para agendamento com mais de trinta dias para consultas e exames, a fim de promover a diminuição de filas de espera, sugerindo-se para as especialidades de Oftalmologia; Mamografia; Odontologia; Ultrassonografia; Cardiologia e DAP -Doença Arterial Periférica, e outras que se julgarem necessárias. Paulinho lembrou da necessidade de implantação do Banco de Medicamentos, assunto que tratou pessoalmente com o secretário Municipal da Saúde, Alexandre Viola.

MÁ EDUCAÇÃO
O presidente da Câmara, vereador Nil Ramos (PSDB) falou do mau atendimento e a demora no emplacamento de caminhões que estão ocorrendo no Detran. “Quando as pessoas fizeram o concurso para trabalhar como atendente no Detran, já sabia que teria de tratar com o público, e tratar de modo educado, gentil, humano, e não da forma como as pessoas vem sendo tratadas, inclusive pessoas idosas que ligaram para mim se queixando da forma como foram mau tratadas pelo atendimento no órgão de trânsito da cidade, e que está demorando cerca de 15 dias para emplacar um caminhão, causando prejuízos aos motoristas que precisam trabalhar”, lamenta Nil Ramos.

RECUPERAÇÃO HUMANA
Foram apresentados mais 4 requerimentos e seis moções, uma de autoria do vereador Sandro Rebecca (PDT) de Congratulações à ‘SOS Esperança e Vida Prevenção e Recuperação Humana’ situada na Praça Sant’ana, 66 – Centro – VINHEDO. Junto com a vereadora Ana Genezini, Sandro Rebecca apresentou a Moção de Congratulações à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, e à Comunidade Nossa Senhora de Lourdes e as demais comunidades que compõem a Paróquia, pela realização das atividades religiosas e festivas em comemoração a Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, sendo dada ciência, ao Padre Sérgio Luis Damasceno, Pároco da igreja.

FORA TRUMP
Já o vereador Carlos Florentino (PV) apresentou uma Moção de Pesar à família do jovem Jeovan Oliveira da Silva, falecido no dia 08 de fevereiro de 2017, com 29 anos de idade. O jovem Jeovan Oliveira da Silva era solteiro, sendo dada a ciência à família enlutada, residente à Carolina Von Zuben, 1200, Capela – VINHEDO. E mais uma Moção de Repúdio, desta vez do vereador Marcos Ferraz, destinada ao presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, sendo dado ciência à Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil.

 

468 ad