VINHEDO: Em comemoração ao Novembro Azul, Prefeitura prossegue com ações voltadas à saúde dos homens

Durante todo o mês, a Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha alusiva ao Novembro Azul, voltada à conscientização e prevenção a problemas de saúde dos homens, especialmente com relação ao câncer de próstata. Nesse período, o trabalho que já é desenvolvido durante todo o ano foi reforçado. “A melhor forma de cuidar da saúde é através da prevenção. Nesse período, o objetivo é reforçar junto à sociedade a conscientização sobre a importância da prevenção entre os homens que, culturalmente, costumam relutar a incluir consultas médicas em sua rotina”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

A orientação aos homens é para que procurem a UBS mais próxima de casa para agendar consulta de rotina com um clínico e prevenir várias patologias, principalmente o câncer de próstata. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Quem preferir, pode fazer o agendamento pela internet, no site da Prefeitura (www.vinhedo.sp.gov.br). Os homens com mais de 40 anos que chegarem às UBS neste mês para uma primeira consulta com o clínico deverão procurar o enfermeiro para acolhimento e encaminhamentos necessários.  Também dentre as ações, no dia 24, sábado, a partir das 9h, a equipe da Secretaria de Saúde estará na Praça Aurora Sudário, no Bairro da Capela, promovendo um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção.

O CÂNCER DA PRÓSTATA

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame de PSA pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o médico.

468 ad