VINHEDO: Escritora e educadora une aprendizado e música em livros repletos de criatividade

Educar através da sensibilidade, do respeito, da compreensão e da busca de uma sociedade mais digna e mais humana é o suficiente para se conquistar um mundo melhor.” – Maria Regina B. B. Vertamatti
Maria Regina Braga de Borthole Vertamatti, uma renomada escritora que reside em VINHEDO, uniu sua paixão de escrever, criar histórias e seu conhecimento de música para despertar o lado imaginário e criativo das crianças, por meio de materiais didáticos. Com livros próprios, e outros com grandes parcerias de outros autores conhecidos nacionalmente, a autora tem seu nome a frente de grandes obras infantis que mesclam diversão, aprendizado, música e conceitos didáticos. Em entrevista à FOLHA NOTÍCIAS, contou um pouco sobre os objetivos de seus livros e o preparo que envolve esse tipo de trabalho: “Quando decidi que queria trabalhar com educação e com pessoas, estudei muito, me especializei e me tornei uma educadora. Ao longo de todos esses anos de experiência na área da educação, fui percebendo como as crianças necessitavam e gostavam de se expressar, mas que dentro de um ambiente escolar, as atividades com músicas tinham que ser seletivas e com objetivos formativos. Organizei todo meu material, minhas pesquisas, minha experiência e fui dar cursos para professores em várias cidades, sempre com um objetivo muito claro: tornar a música de qualidade algo possível e acessível na escola.”
Um exemplo é a série ‘Teatro na Escola’, que tem como propósito contar uma história que pode ser encenada através de uma música. O primeiro livro dessa série é o ‘Vida de Brinquedo’, da editora Setembro, que introduz as músicas do compositor Toquinho dentro da sala de aula de uma forma dinâmica, divertida e teatral. “Esse livro vem com um encarte especial de orientações que redigi especialmente para os professores do Ensino Fundamental, com as etapas do trabalho e com os objetivos”, afirmou Regina.
Outra série de livros didáticos que tem grande aceitação nas escolas em que está sendo usada, é ‘Flauteando’, a qual possui as obras ‘Flauteando Tocando e Cantando com o Folclore’, e ‘Flauteando Tocando com o Mestre’. Estas obras, além de Regina, tem como autores: Márcia Maldonado Palladini, Naila Foresti Gallotta, Marta de Mello Gomide e Cesar de Macedo Haddad, com ilustração de Priscila de Borthole Vertamatti. Um trabalho árduo em equipe que resultou nesses dois livros, os quais auxiliam no estudo de flauta doce pelas crianças, de uma maneira original, por meio de ensinamento sobre o instrumento, sobre musicalidade, de maneira divertida com diversas ilustrações. “Adoro trabalhar com música e acho super importante a criança aprender um instrumento na escola. Mas nós professores da área nem sempre tivemos facilidade em encontrar um material de boa qualidade que tivesse os conceitos musicais necessários, e ao mesmo tempo fosse prático e agradável para o aluno. Partindo desses princípios, decidi montar, juntamente com uma equipe de professores qualificados e experientes, um método de ensino de flauta doce que atendesse essa demanda – e assim surgiu o ‘Flauteando’”, contou Regina.
Sem dúvidas, a escola é o espaço onde as crianças passam grande parte do tempo, e o lugar que faz parte da formação de seu caráter e gera aprendizados os quais levarão para todas as áreas de sua vida. Portanto, buscar métodos que unam criatividade, estudo e diversão é essencial para formação de uma geração melhor consigo mesma, e consequentemente com o mundo.
“Acredito muito no poder da transformação através da educação; em minha opinião, o educar através da sensibilidade, do respeito, da compreensão e da busca de uma sociedade mais digna e mais humana é o suficiente para se conquistar um mundo melhor”, finaliza a escritora.