VINHEDO: FLIVI encerra amanhã e organizadores já pensam na próxima

O organizador da FLIVI, Fábio Cuono, com a secretária de Cultura, a vice-prefeita Neia Serafim

Dentro das expectativas e com bom público. Assim, o autor e coordenador da Festa Literária de VINHEDO (FLIVI), o livreiro Fábio Cuono (proprietário da Nobel Livraria), se referiu ao amplo sucesso do evento, principalmente junto às crianças, mais 4 mil vindas da Rede Municipal e privada, no sentido de fazê-las ver a literatura de uma maneira mais lúdica e prazerosa, aproximando-as do livro como amigo e companheiro de sonhos.
A FLIVI teve início na segunda-feira pela manhã com teatro e contação de histórias. Já a cerimônia oficial de abertura foi realizada à noite, às 20h30, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus. Antes, às 19h45, aconteceu a palestra proferida por Conceição Molinaro, especialista em Monteiro Lobato, representando Tina Lopes, curadora do Museu de Taubaté, que teve problemas de saúde. Tivemos também a participação maravilhosa cantora lírica Marietta Pirágine acompanhada por uma pianista.

SEMANA FLIVI
Na Terça-feira (29) pela manhã, teve a apresentação do livro com contação de histórias pelo Grupo 3X4 e a presença do autor e ilustrador Adalberto Cornavaca. Na parte da tarde foi realizada a palestra Como conquistar o Leitor por Marilzes Petroni. À noite rolou o debate sobre literatura infanto juvenil com o neto de Graciliano Ramos, Ricardo Ramos Filho, junto com a maravilhosa Simone Pedersen, o premiado André Kondo e também Adalberto Cornavaca e a mediação de Henriette Efferberger.

Escritores homenageados

Quarta-feira (30), pela manhã, houve apresentação de capoeira com o Grupo Capoeira Brasil, e palestra de Ilson Capoeira. No início da noite teve apresentação musical com o filho de Antonio Zechin, o músico Samuel Zechin e logo após o debate literário sobre poesia com Zechin, Benevides Garcia, Sônia Cintra, Ana Maria Martins e a mediação de Márcio Martelli.
Já na quinta-feira (31), o Sargento Delgado deu palestra sobre Prevenção às Drogas, em quatro horários, manhã e tarde (10h15, 11h45, 15h15 e às 17h). No início da noite, às 19h, uma apresentação musical com Tarcísio e Eneida e às 19h30, encantou a todos, que na sequência participaram do debate literário sobre o Conto com Caetano Imbo, Célia Sakurai, Thoshio Katsurayama e mediação de André Kondo.
Ontem, sexta-feira (1) aconteceam a palestra ‘Ler é uma Viagem’ com Leila Rego e Fernando França. Depois, a palestra ‘O Futuro no país do Futuro’, com Sérgio Pereira, surtiu um resultado de cidadania e compromisso nas crianças e alunos participantes. Depois, às 18h30, foi a vez de ‘Carreira e Futuro Profissional’, com Paulo Costa e Marcelo Zanutti. O evento do dia foi encerrado com um debate literário sobre Romance com Conrado Amstalden, Evandro Affonso Ferreira, Felipe Franco Munhoz, Jorge Lemos, Luiz Haroldo Gomes de Soutello com mediação de Maria Teresa Negreiros.

Conceição Molinaro, especialista em Monteiro Lobato, falou da vida e história do escritor

Hoje, sábado (2), pela manhã, o grupo 3X4 atua no ‘Circuito do Museu com Contação de Histórias’ para a criançada de todas as idades. No meio da tarde, 15h30, Paulo Zoppi apresenta a palestra Star Trek (Jornada nas Estrelas). Logo após, uma apresentação musical às 17h30 com Beto Gigliotti, às 18h30, Talk Show sobre literatura com Evandro Affonso Ferreira, às 19h30, debate sobre Monteiro Lobato com Carmem Lúcia de Azevedo e Margareth Park. E às 20h30, apresentação musical com o Coral do Vista Alegre.
E amanhã, domingo (3), último dia da FLIVI, tem mais uma vez o grupo 3X4 atua no Circuito do Museu com Contação de histórias para a criançada de todas as idades, das 9 às 12 e das 14 às 16h. No meio da tarde, às 15h30, chega o esperado ‘Encontro dos Poetas e Academias Literárias’ com a participação da AMLAC – Academia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências, a AJL – Academia Jundiaiense de Letras e Portal do Poeta Brasileiro. No encontro haverá homenagens póstumas ao poeta Ferreira Gullar, por Aline Romariz, e ao escritor Antonio Cândido de Mello e Souza, por Sônia Cintra. Lodo depois, às 17h30, Flávio Amoreira homenageará com uma palestra a escritora Clarice Lispector. E às 19h30 acontece a entrega dos prêmios Literários do Concurso de Literatura da AMLAC, marcando o encerramento da primeira edição da FLIVI e dando início à segunda fase do projeto que envolverá os escritores e poetas produtores e consumidores de poesia e literatura dando continuidade e já fazendo a preparação da 2ª FLIVI. Que venha mais festa literária em VINHEDO!

Abertura do evento na segunda

O escritor vinhedense é um grande entusiasta da FLIVI

Há museu e feira de livros da FLIVI

468 ad