VINHEDO: GIUSEPPE E MARIETTA SÃO OS BONECOS QUE SE TORNAM SÍMBOLOS DO ARTESANATO VINHEDENSE

Sonhos não se tornam realidade do dia para a noite. Sonhos exigem muito trabalho, abnegação e esforço de seus idealizadores. É o caso dos bonecos Giuseppe e Marietta, que se tornaram símbolos do artesanato vinhedense e se apresentaram pela primeira vez nesta 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho, em Vinhedo.
A Associação dos Artesãos de Vinhedo (AAV) foi fundada em 28 de abril de 2008. Está completando 16 anos de existência, reunido atualmente 20 associados. Vale lembrar aqui a figura de Edilson Caldeira (in memoriam), que deu muito apoio à associação naquele início. Há tempos imaginavam criar um símbolo para a entidade. A uva era a imagem mais citada, por ser o produto agrícola mais cultivado no município no passado. No entanto, considerando a vinda dos imigrantes italianos há mais de um século, e que foram os primeiros cultivadores de uva e produção de vinhos artesanais, duas associadas entenderam que seria melhorar homenagear as pessoas, que tanto sacrifício fizeram para o desenvolvimento de Rocinha e Vinhedo.
As idealizadoras do projeto foram a Márcia Filigoi e a Maria Aparecida Perseghetti. Elas contataram o escritor e historiador vinhedense José Antonio Zechin e, com ele, desenvolveram todas as características dos dois bonecos, incluindo a aparência física, as vestimentas típicas da época da imigração e os próprios nomes. Nasceram Giuseppe e Marietta, nomes comuns de tradição católica. O suporte para a concretização do projeto veio da Associação Italiana Vinhedense — fundada em 1902 como Societá Italiana di Mutuo Soccorso “Regina Margherita” —, através de seu presidente Julliano Gasparini, que articulou todas as providências necessárias para que os bonecos se apresentassem nesta Festa da Uva de 2024.
Com todas as características necessárias desenvolvidas, o trabalho foi apresentado ao vereador Sandro Rebecca que o transformou no projeto de Lei n° 47/2018, aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores no dia 1° de outubro de 2018.
Pois é, sonhos se tornam realidade. Depois de quase uma década de discussões e ajustes e seis anos de uma lei aprovada, os vinhedenses e turistas podem agora apreciar os “bonecos” — símbolos da imigração italiana e do artesanato vinhedense — passeando pela Festa da Uva. A ação só foi possível pelo auxílio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vinhedo, que destinou recursos para que os artesãos vinhedenses pudessem confeccionar os ‘bonecos’.

Benvenuti a tutti!

(Texto desenvolvido pelo professor José Antonio Zechin/Da Redação FOLHANOTICIAS)

468 ad