VINHEDO: Governança Corporativa

Sua empresa precisa?
Vários empresários têm me perguntado: minha empresa precisa de Governança Corporativa? Costumo responder: SIM e NÃO, necessariamente.
Em momentos de mercado aquecido e de saúde financeira basta operar a empresa normalmente e o sucesso será alcançado, não exigindo modelo avançado de gestão.
Mas a vida é cheia de obstáculos. Além de problemas externos (mercado, crédito, etc.), normalmente surgem problemas internos, na esfera da família, no relacionamento entre sócios ou com executivos, na gestão dos riscos, no processo sucessório, no planejamento e controle da empresa, nos custos, produtos, processos, etc. Destaco ainda problemas de compliance em relação às leis e regulamentos, hoje em evidência, particularmente no atendimento à nova lei “anticorrupção”, que considera crime certos atos ilícitos da empresa.
A GOVERNANÇA CORPORATIVA é um modelo funcional e eficaz de alta gestão, que age diretamente na prevenção e combate a estes problemas, buscando a melhoria dos resultados e o crescimento sustentável da empresa. Define e regula as relações entre familiares, proprietários, gestores e partes relacionadas, incluindo empregados, tendo por princípio a justiça, transparência e responsabilidade na administração.
Por fim, a GOVERNANÇA CORPORATIVA demonstra excelência e credibilidade na gestão. Colabora nas negociações de obtenção de crédito/financiamento e é indispensável caso você queira agregar valor a sua empresa, visando futura parceria, venda ou abertura de capital.
Assim, apesar de não obrigatório, é sempre recomendável adotar um modelo de GOVERNANÇA CORPORATIVA, o qual deve ser adequado ao tipo e tamanho de sua empresa.

Drausio Toledo
Consultor/Conselheiro de Administração
Tel. (19) 98423-2939. Site: www.kaschelconsultoria.com.br

468 ad