VINHEDO: Grupo de moradores e comerciantes visitam Centro de Monitoramento da Guarda Municipal

Moradores e comerciantes de VINHEDO, que formam o grupo denominado ‘Vinhedo + Segura’, estiveram na sede da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social da Prefeitura. No local, tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento (CICOM) da Guarda Municipal, que monitora todos os acessos do município e também as demais câmeras instaladas na cidade. 

Na ocasião, a pedido do prefeito Jaime Cruz, os cidadãos foram recepcionados pelo secretário de Transportes e Defesa Social, que explicou o funcionamento do CICOM, que, em conjunto com o trabalho dos guardas municipais, tem sido um forte aliado da Prefeitura de VINHEDO para a redução permanente no índice de criminalidade.
Pudemos constatar in loco os sistemas e as inúmeras câmeras em funcionamento, e observar que realmente possuímos uma ferramenta muito boa para o cuidado com a segurança da nossa cidade, pois contamos com um grupo bem treinado de guardas e defesa civil”, postou o grupo em sua página no Facebook após a visita.

GGI
Em VINHEDO, a segurança é tratada de forma integrada entre a Prefeitura, o Estado e a sociedade. Para reforçar essa união, no início deste ano, o prefeito Jaime Cruz criou o Gabinete de Gestão Integrada (CGI) da Segurança, definido por meio do Decreto Municipal 06/2017.
Além da própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, o GGI reúne as polícias Civil e Militar, a Subseção Vinhedo da OAB e o Conselho Comunitário de Segurança de Vinhedo (Conseg). O Poder Judiciário e o Ministério Público também foram convidados a participar.
O GGI é um órgão deliberativo, consultivo e executivo, que opera por consenso, sem hierarquia, respeitando a autonomia dos órgãos e instituições que o compõem. Entre as suas funções estão estabelecer um sistema de integração entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Segurança e a Administração Pública Municipal.

468 ad