VINHEDO: Hospital estadual pode ser construído em Vinhedo
A 13ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de VINHEDO, realizada terça-feira, 02, às 18h, por força do feriado de segunda-feira, 1º, Dia do Trabalho, foi uma das mais breves da 17ª Legislatura. Como não teve Ordem do Dia, os vereadores logo entraram na fase da explicação pessoal levantando temas recorrentes ao longo da semana na cidade.
MELHORIA CONTÍNUA
O vereador Sandro Rebecca (PDT) iniciou sua fala discorrendo sobre a importância da melhoria contínua no serviço público. “Melhoria contínua é um conceito utilizado pelo setor privado há pelo menos 15 anos, visando reduzir custos e aumentar a produtividade. Acredito que o setor público também pode adotar esse conceito, que teve origem na Toyota, que diante da dificuldade do atendimento ao público, resolveu capacitar seus funcionários e se planejando melhor, estabelecendo metas e objetivos”.
NOVO HOSPITAL
A necessidade de um novo hospital para VINHEDO e cidades vizinhas foi levantada por Rui Nunes ‘Macaxeira’ (PSB). “Estive em Brasília na semana passada, onde fui recebido pelo deputado federal Luis Lauro (PSB). Na oportunidade houve um debate entre os prefeitos das cidades de Campinas e de Fortaleza (CE), o governador do Estado de São Paulo e o ministro da Saúde, em que foi afirmado que a tendência da saúde pública é piorar o atendimento. Em um encontro separado com o governador, levantei a possibilidade de se construir um hospital estadual que atenda as cidades de VINHEDO, VALINHOS e LOUVEIRA, e segundo o mesmo é algo viável, portanto, peço aos demais vereadores que façamos pedidos conjuntos nesse sentido”, conclama ‘Macaxeira’.
RECURSOS
A campanha salarial foi tema de Paulinho Palmeira (PV). “Tenho acompanhado a questão e entendo que o ideal é o aumento do salário real, e em conversas com o Prefeito temos enfatizado isso. Vamos buscar recursos para aumentar o orçamento, e sou contra a demissão de servidores, independente se são indicados ou concursados. Então, repito, o ideal é aumentar recursos, para que possamos valorizar cada vez mais os servidores”, pondera Paulinho.
PARLAMENTO METROPOLITANO
Nil Ramos (PSDB), presidente da Câmara, convidou os demais vereadores a participarem da 1ª reunião do Parlamento Metropolitano de Campinas, nessa sexta-feira, 05, na cidade de Americana. “Essa será a primeira reunião do Parlamento nessa Legislatura, e o grande tema do encontro será a segurança pública. Convido a todos os vereadores a participarem do encontro, que será realizado pela manhã”.
ARTES MARCIAIS
Os trabalhos realizados na semana foram temas de Marcos Ferraz (PSD). “Toda semana temos visitado um local de atendimento público, e na semana passada estivemos na E.M. Abel Maria Torres, no bairro da Caixa D´água. Na oportunidade pude acompanhar as aulas de caratê e judô, ministradas no contraturno escolar, atividades que enriquecem o currículo de nossas crianças. As artes marciais são muito importante para o desenvolvimento físico e também para a formação do caráter do cidadão, pois são focadas no respeito e na disciplina”.
VISITA MONITORADA
Márcio Melle (PMN), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, propôs uma visita guiada à Santa Casa e à UPA 24 horas com todos os vereadores, para esclarecimento de dúvidas acerca do atendimento. “Muitos vereadores estão exercendo seu 1º mandato, portanto essa visita monitorada às duas principais unidades de saúde do município seria importante para apresentar com detalhes o modo de funcionamento da rede pública de saúde”, acredita Márcio.
NEGLIGÊNCIA?
Edson PC (PDT) comentou sobre o caso do Cesinha, cidadão vinhedense que faleceu após sofrer um acidente e não ser devidamente diagnosticado. “O Cesinha sofreu um acidente e ao ser atendido foi dispensado após um simples Raio X da cabeça. Posteriormente, o cidadão retornou à UPA reclamando de dores, e em um segundo exame foi diagnosticado que estava com a perna quebrada, enfermidade que passou despercebido na primeira consulta. Se não bastasse, já na Santa Casa foi diagnosticado que ele estava com um coágulo na cabeça, porém não conseguiram vaga na UTI em um primeiro momento, atrasando o devido tratamento e resultando na morte de mais um vinhedense por negligencia”.
SINDICÂNCIA
Ainda sobre saúde, Ana Genezini (PMDB) afirmou que se faz urgente a abertura de uma sindicância para avaliar os casos de mortes de pacientes atendidos pela rede municipal. “Essa sindicância deve ser aberta imediatamente, a fim de apurar os casos da morte do Cesinha e da criança após suposto indevido atendimento da rede pública. Se de fato houve negligência, os responsáveis devem responder por isso”.