VINHEDO: ‘Ideal’ faz 70 anos de história com sorvete de graça
Hoje, dia 29 de junho, a Sorveteria Ideal, fundada em 1947, celebra 70 anos de sucesso em VINHEDO. A loja sede, que fica na Rua 9 de Julho, ficou fechada de 19 a 28 de junho para manutenção técnica e se preparar para o grande evento, que acontece às 10h da manhã, com promoções a atrações culturais. A família de Carlos Bertan, o fundador da sorveteria, tinha o costume de distribuir sorvetes gratuitamente, e a tradição está garantida com os clientes podendo retirar 1 casquinha por vez, das 10h às 12h, quantas vezes a pessoa desejar.
TUDO EM DOBRO
Neste dia também tem a promoção ‘Tudo em Dobro’, que como o nome sugere, na compra de um produto o cliente leva outro igual de graça. A Sorveteria Ideal se reafirma no cenário regional como lugar de prosa, paqueras e compromissos, apostando na produção artesanal e contrariando o rótulo de gourmet que tomou os estabelecimentos de produtos alimentícios no Brasil afora. “Continuamos firmes e autênticos em nossos propósitos de servir um produto artesanal e de qualidade, elaborado com frutas naturais e uma receita específica para cada um dos 227 sabores. Tudo é produzido aqui, diariamente. O resultado é um sorvete leve, de sabor inigualável e com prazo de validade curtíssimo para garantir o frescor, características que fizeram e fazem da Ideal um sucesso, desde 1947, quando VINHEDO ainda chamava Rocinha”, explica Luiz Carlos, a quarta geração da família a se dedicar aos negócios, e que recentemente, junto com seu primo Thomaz, se especializaram na produção de sorvetes fazendo o mesmo curso que seu avo fizera em 1979.
NOVA FILIAL
E a celebração dos 70 anos não poderia ser mais festiva: presentear os vinhedenses e apaixonados pelos produtos da Ideal com a abertura de uma nova filial no Jardim Itália, Portal de VINHEDO, uma das regiões mais turísticas da cidade.
A nova filial, que será inaugurada na estação das flores, em setembro, está sendo cuidadosamente projetada com elementos que remetem à história da cidade. Estruturas metálicas que fazem menção à Estação Ferroviária de VINHEDO e os tijolinhos que remetem à antiga tecelagem Storani juntamente com um lindo jardim com bancos na área externa, combinam com instalações modernas importadas da Itália para proporcionar uma experiência única com muito conforto.
RECEITA EXCLUSIVA
Na Sorveteria Ideal cada sabor de sorvete tem uma receita exclusiva e muitos ingredientes que fazem parte da composição são produzidos ali mesmo, como o doce de abóbora, o creme de morango e a cocada. Para os outros ingredientes a procedência é rigorosa e muitos são importados como a gianduia, cerejas marrasquinas, o pistache, dentre outros. São mais de 200 sabores diferentes, cada um com sua própria receita, dos quais 40 sabores ficam disponíveis na vitrine diariamente.
EDUCAÇÃO, TURISMO, HISTÓRIA E CULTURA
Por outro lado, a sorveteria cumpre um viés educativo ao manter suas portas abertas em caráter permanente para receber visitas guiadas de alunos das escolas que têm interesse de conhecer as etapas de fabricação de um sorvete artesanal. E também um viés histórico, turístico e cultural, já que a sorveteria faz parte de uma tradição que ultrapassa gerações e, assim como a Represa II, o Mosteiro de São Bento e, mais recentemente, a Adega Ferragut, a Sorveteria Ideal é parada obrigatória para quem visita VINHEDO. Tanto que configura os principais guias turísticos que ilustram a cidade por ser considerada, junto com o Eliseu Coco, HB Bravi e o Bar do Chéo, um dos mais tradicionais e antigos estabelecimentos comerciais de VINHEDO.
DE VERONA
A história da sorveteria também começa com imigrantes italianos que deixaram sua terra natal e vieram para a região do antigo distrito de Rocinha em busca de uma vida melhor. Carlos Bertan, natural de Verona na Itália, chegou ao Brasil em 1896 e por alguns anos exerceu diversas atividades, até que em 1947 comprou o antigo “Bar Santana”, que pertencia a João Soldera. Foi o seu filho Ângelo, o Angelim, que teve seu primeiro contato com o ramo de sorvetes trabalhando com o pai. Sem nenhuma experiência anterior, aprendeu por conta própria as receitas e o modo de preparo dos gelados doces e refrescantes.
BAR IDEAL
Em abril de 1949, o distrito de Rocinha se emancipava e nascia a cidade de Vinhedo. Em 1957, dez anos depois de começar a trabalhar no bar do seu pai, Angelim e sua esposa Ermelinda decidiram montar seu próprio negócio, adquirindo o “Bar e Restaurante Ideal” que pertencia a Arcanjo de Oliveira. Angelim mudou o nome do estabelecimento para apenas “Bar Ideal”. Na época, era um ponto bastante movimentado do centro da cidade, próximo à estação ferroviária e em frente ao ponto final da linha de ônibus da viação Bonavita que ligava VINHEDO a Campinas. E ao lado tinha o Cine Bandeirantes: depois das sessões, muitas pessoas iam se encontrar no “Bar Ideal”.
SOVETEIRO CERTIFICADO
Sempre com muita dedicação e afinco, Angelim e Ermelinda atendiam aos clientes com ajuda dos seus filhos e, com o tempo, foram chegando os genros e netos. Daí em diante a produção de sorvetes não parou de crescer. Em 1979 foi adquirida uma nova máquina para produzir sorvetes de massa, fabricada pela Carpigiani e importada da Itália, que funciona até hoje. Neste mesmo ano Angelim fez seu primeiro curso de especialização em sorvetes, em São Paulo, recebendo o Certificado de Sorveteiro.
NOVAS MÁQUINAS
Vendo os negócios prosperarem e com o objetivo de dar mais conforto à clientela, em junho de 1979 adquiriu o imóvel vizinho ao seu bar. Em 1980 começou a construção do novo prédio. Em 29 de junho de 1983, ao lado do “Bar Ideal”, foi inaugurada a “Sorveteria Ideal”. Desde sua inauguração a família Bertan continuou sempre investindo em novas máquinas para a produção e armazenamento de sorvetes.