VINHEDO: Iniciativa de vereadora Flávia traz treinamento sobre situações de maus tratos contra animais

Em parceria com o grupo de Defesa dos Animais Domésticos da Subsecretaria de Proteção e Defesa de Animais Domésticos do governo do Estado de São Paulo, VINHEDO recebeu nesta semana, uma palestra sobre técnicas de ação em caso de denúncia de maus tratos e apresentação das atribuições da Subsecretaria. A parceria é mais uma conquista do trabalho da vereadora Flávia Bitar (PDT), e tem como objetivo auxiliar o planejamento e atendimentos de ocorrências no município.

A palestra foi realizada as 9h30, no auditório do Centro de Convivência, e teve como foco o serviço de atendimento contra maus tratos em animais domésticos.  “Trata-se de uma agenda positiva, criada para promover o intercâmbio, trazendo para VINHEDO exemplos de ações que já dão certo no Estado e que podem contribuir também aqui na cidade”, explica Flávia Bitar.

O evento foi realizado por meio de parceria entre a Guarda Municipal de VINHEDO e a Subsecretaria de Defesa dos Animais, órgão vinculado à Casa Militar do governo do Estado de São Paulo e responsável por gerir o Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos (Siedad). “A finalidade da palestra e treinamento é contribuir nos processos de planejamento, articulação, coordenação e execução dos programas, projetos e ações de defesa dos animais”, explica a vereadora.

A palestra foi ministrada pelo major Marco Antonio Basso, subsecretário de Proteção e Defesa de Animais Domésticos. “A sociedade clama pelo trabalho do estado em defesa e proteção animal, e a polícia, como um todo, não pode estar alheia aos anseios da sociedade”, destacou o major ao tratar da importância do trabalho da Subsecretaria.

Atualmente o Estado de São Paulo conta com um disque denúncia animal, exclusivo para a denúncia de maus tratos e violência contra animais, que em apenas pouco mais de um mês de existência já registrou mais de 2.000 ocorrências. A título de comparação, quando o único canal de denúncia era o 190, já eram registradas 22 mil denúncias por ano.

Uma das ações previstas pela Subsecretaria a implantação do Infocad, sistema de informação e cadastro de animais domésticos. Para criação do sistema, a Pasta pretende aproveitar o sistema do aplicativo CrowndPet, desenvolvido por Fábio Piva, na Unicamp, e difundido no Estado e apresentado ao governo estadual por intermédio da vereadora Flávia Bitar. O aplicativo permite o cadastro de animais comunitários e domésticos, com foto, por meio de uma plataforma colaborativa, facilitando a localização de pets perdidos e mesmo a atuação de equipes de zoonoses em campanhas de saúde.

“Nas pessoas do major Marco Antonio Basso; do capitão Antonio Melquisedech Olival; e dos membros da respeitada Guarda Municipal de VINHEDO, Anderson Brito e Osmir Cruz, agradeço a todos os profissionais da Subsecretaria de Bem Estar Animal e ao comando da Guarda Civil Municipal de VINHEDO pela parceria que permitiu a realização deste treinamento”, destaca Flávia Bitar.

Durante o evento foram apresentados e discutidos temas como a criação e estrutura básica do serviço, incluindo a linha 0800; o atendimento presencial das viaturas de defesa animal e das providências que devem ser adotadas à luz da legislação vigente quando se configura o mau trato contra animais.  VINHEDO já é uma das pouco mais de 200 cidades vinculadas ao recém criado Sistema Estadual de Defesa dos Animais Domésticos (Siedad).

 

 

468 ad