VINHEDO: Inscrições para as Oficinas de Compostagem e Horta Orgânica

VDO_Sanebavi_Oficinas_cred PMV

As oficinas de Horta Orgânica e Compostagem, oferecidas pela Sanebavi como contrapartida social às obras de implantação das redes de Saneamento Básico a partir de recursos do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento, continuam com as inscrições abertas. Os interessados em participar dos workshops podem  fazer as inscrições diretamente no Ceprovi  ou pelo telefone 3826-3139 ou 3826-1228 informando nome, data de nascimento, endereço  e contato telefônico.  As inscrições são realizadas priorizando os moradores dos bairros  contemplados pelos empreendimentos do PAC 2  (Altos do Morumbi,  Santa Claudina, Colinas de San Diego,  São Joaquim,  Distrito Industrial e Capela), mas toda população pode se inscrever para preenchimento das vagas remanescentes. Cada oficina oferece  25 vagas e a idade mínima para participação nos cursos é de 16 anos. Todo o material utilizado  é fornecido gratuitamente.

 

As oficinas de horta orgânica  acontecem  das 9h às 12h,  nos seguintes dias e locais: 11/06 – E.M. Franco Montoro; 18/06 – E.M. Jair Mendes de Barros e 25/06 – Colinas de San Diego.  As oficinas de Compostagem, também  realizadas das 9h às 12h, acontecem nos seguintes locais: 04/06 – Associação Reencontro; 02/07 – E.M. Jair Mendes de Barros e 16/07 – Colinas de San Diego.

 

Conteúdo das oficinas:

 

Oficina de Compostagem  – O curso vai ensinar os participantes a utilizarem técnicas  de reaproveitamento de materiais como resto de comidas, casca de frutas e legumes, folhas do jardim, grama,  entre outros itens que normalmente são jogados fora . Se manipulados de maneira ecologicamente correta  é possível produzir  adubos para ervas, chás, temperos e flores. O objetivo deste curso é contribuir para a formação de hábitos ambientais; incentivar o processo de construção e manutenção de hortas domésticas em sistema orgânico; técnicas de produção de adubo orgânico e resgatar o habito de produção de alimentos para autoconsumo.

 

Oficina de Horta Orgânica – Consiste em empregar  técnicas que não utilizem agrotóxicos ou produtos químicos para a produção.  Ecologicamente correta produz desde ervas, chás , temperos até legumes e verduras.  A proposta  prevê a utilização de pequenos espaços e até suspensas em muros ou paredes externas. O objetivo é estimular o contato com a terra e a produção no sistema orgânico de hortaliças, vegetais e plantas medicinais por meio de horta orgânica; incentivar o processo de construção de hortas domésticas e a produção de alimentos para autoconsumo.

468 ad