VINHEDO: Jaime comemora um ano de gestão focada no humanismo, transparência e comunicação

Jaime Cruz: “Humanismo, Transparência e Comunicação”

Jaime Cruz: “Humanismo, Transparência e Comunicação”

Em entrevista coletiva concedida à imprensa da região para comemorar um ano de Administração frente à Prefeitura Municipal de VINHEDO, o prefeito Jaime Cruz (PV) fez questão de evidenciar três palavrinhas ‘mágicas’ para marcar o conceito de governança com base em humanismo, transparência e comunicação, que está sendo aplicado em todas as áreas do Executivo Municipal nesse primeiro ano de gestão.
Jaime Cruz colocou que tem empregado todo o seu esforço para humanizar todos os setores de sua Administração. “Queremos uma saúde humanizada em todos os aspectos desde o atendimento, aos procedimentos e à medicação, com o paciente sendo atendido o mais rápido e o mais qualificado possível. A humanização da saúde passa também por programas como o mamãe-bebê, que tem diminuído em 85% o desmame precoce”, garante.

ABRIR A SANTA CASA

Porém, o mais importante para o prefeito Jaime Cruz é o processo de requisição administrativa da Santa Casa de VINHEDO com o funcionamento do Pronto Atendimento (PA) para convênios, SUS e particulares, o início da reforma e ampliação da UTI e do Centro Cirúrgico para também dar apoio ao funcionamento da Maternidade, o que deve estar pronto em agosto, “e até o final do ano a Santa Casa será aberta para funcionar em toda a sua capacidade”.

EDUCAÇÃO EM DESTAQUE

Para o prefeito Jaime, “A humanização da educação passa por zerar a fila das creches, construção de novas salas de aula, entrega gratuita de uniformes no início do ano, merenda escolar de qualidade e professores altamente capacitados, o que tem assegurado a presença de VINHEDO entre as dez melhores cidades do Brasil no que diz respeito à educação”, assegura.

ARMA ELÉTRICA

Jaime também comentou o processo de humanização na Força Policial da cidade com o uso de modernas tecnologias que estão sendo incorporadas ao trabalho da Guarda Municipal e da Polícia Militar para garantir a segurança da população, com a utilização de armas não letais como o Taser, arma de choque de alta potência que imobiliza temporariamente qualquer criminoso com uma descarga elétrica de 15 mil volts e que já tem sido utilizada com sucesso em VINHEDO, assim como os recursos do WhatsApp.

ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

Para o prefeito Jaime, o programa de saneamento básico, de captação e armazenamento de água tem sido cumprido conforme o planejado com a utilização de recursos federais, estaduais e locais para garantir à população toda tranquilidade quanto ao fornecimento de água na cidade, com a Sanebavi (Saneamento Básico de VINHEDO) assumindo a responsabilidade pelo Plano de Abastecimento de Água com a construção da 3ª Estação de Tratamento de Água no São Joaquim e o novo reservatório com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água tratada, além de outras ações, como o desassoreamento das represas.

PRÉDIO NOVO

O processo de humanização do setor passa pela relação com os colaboradores através da construção do novo prédio do departamento operacional construído na área da autarquia existente na rua Brasília, Vila Planalto.
A nova estrutura do prédio foi projetada para atender o número de trabalhadores que a Sanebavi possui no setor operacional. O refeitório tem uma área cinco vezes maior que o espaço anterior e toda a estrutura está adaptada para deficientes físicos. Os vestiários masculino e feminino contam com sete chuveiros, cinco vasos sanitários, sendo um adaptado para deficientes.

MUDAR O PLANO DIRETOR

Quanto à discussão em torno da Fazenda Cachoeira, Jaime Cruz confirma que o município não tem dinheiro para adquirir a propriedade, mas que o Plano Diretor da Cidade precisa mudar. “Quero mudar o Plano Diretor de VINHEDO, porque foi criado há muito tempo no governo de Kalu Donato de forma apressada e sem ter havido um levantamento técnico adequado da área da fazenda, como o que acabou de ser realizado agora pela Ong Elo Ambiental. Aguardo a nova proposta dos proprietários que será levada à Câmara, que se encarregará de modificar ou não o atual Plano Diretor, que para mim precisa ser mudado não só para esta área, mas também para outros setores do município, que hoje tem outra realidade, mais moradores e um comércio muito desenvolvido, que já se encontra em muitas outras regiões, além do Centro, Nova Vinhedo e Capela”, avalia.

SEM RESGATE DO ‘RESGATE’

Questionado sobre a situação do ‘resgate’ municipal, Jaime Cruz observa que a campanha ‘resgate do resgate’ é de cunho meramente político, porque quem faz o serviço de resgate de vítimas em todo o mundo é o Corpo de Bombeiros. “Depois do resgate, entra em ação o Serviço de Defesa da Vida, para dar suporte clínico pré-hospitalar às vítimas resgatadas”, conclui.

POLÍTICA DE GRUPO

Sobre a sua posição frente ao ano político que se avizinha, Jaime disse que é natural o seu nome estar bem avaliado nas pesquisas por estar à frente da Administração. Mas existem, só na Câmara Municipal, vários nomes com potencial de votos para a próxima disputa. “Estou me articulando no sentido de formar um grupo, e se esse grupo me escolher como candidato, claro que vou aceitar, mas ainda falta muito para que a discussão política seja aberta”, pondera.

468 ad