VINHEDO: Jaime Cruz dá entrevista sobre 100 dias de governo
Hoje, segunda-feira, dia 10, o prefeito de VINHEDO Jaime Cruz completa 100 dias à frente da Prefeitura, neste que é seu primeiro mandato após ter sido eleito diretamente pela população vinhedense, em outubro do ano passado. Conforme avalia o próprio prefeito, foi um período de avanços, mas também de grandes desafios, sobretudo por conta da crise financeira que atinge o país inteiro.
“Nestes 100 dias enfrentamos grandes desafios, desafios pelo país, pelo Estado, pela região, situação conturbada no nosso país, no nível político e especialmente econômico. Sofremos muito com a queda de arrecadação não só de VINHEDO, mas do Estado e do Brasil, mas desafios foram feitos para serem enfrentados”, comentou o Prefeito Jaime Cruz.
Neste período Jaime Cruz adotou medidas contra a corrupção, inaugurou um novo Centro Moderno de Imagens na Santa Casa de VINHEDO, que está sob intervenção, além de ampliar os serviços da UTI Neonatal. Quanto a educação o prefeito tenta zerar a fila de espera, mais uma vez, construindo uma nova creche na região da Capela. O transporte universitário, após muita polêmica, foi mantido e a segurança integrada tende ser um projeto eficiente.
O prefeito está empenhado na criação de 1° Distrito Turístico do Estado de São Paulo, previsto para ser próximo a região do Hopi Hari e que deverá englobar também Jundiaí, Louveira e Itupeva, atraindo não apenas investimentos, mas gerando também muita mão de obra Acompanhe abaixo entrevista exclusiva em que o prefeito fala aos leitores da FOLHA NOTÍCIAS:
Folha Notícias (FN): Qual a maior dificuldade que o senhor deverá enfrentar no seu segundo mandato?
Jaime Cruz (JC): Não diria dificuldade, mas sim readequar a Prefeitura a um novo modelo de gestão pública, participativo, transparente e profissional, alinhado a nova situação econômica que o país enfrenta. Já fizemos várias ações de Austeridade e cortes nos gastos públicos desde final de 2015. E adequar esta situação a nova realidade é, sem dúvida, uma das principais missões. Mas sem perder de vista o planejamento do nosso Plano de Governo.
FN: Como está sendo feito o planejamento com relação às obras que estão em andamento na cidade?
JC: Estamos retomando, inclusive a nova creche no Vida Nova III, que irá gerar cerca de 150 novas vagas para darmos continuidade ao processo de geração de novas vagas em creche, como fizemos por 2 anos consecutivos, atendendo toda a demanda de espera. Estamos a todo vapor, por toda VINHEDO, com a operação Tapa Buraco, cerca de R$ 400 mil de investimentos, e também com projetos de recapeamento para várias ruas.
FN: Quanto à sua equipe de trabalho, pensa em fazer alguma mudança no secretariado?
JC: Os ajustes necessários já foram realizados. Agora, é trabalho, trabalho e trabalho.
FN: Que medidas serão tomadas para atrair novas empresas e evitar a saída das que estão instaladas em Vinhedo?
JC: A nova lei de Incentivos, que aprovamos no ano passado, é fundamental neste processo. E estamos visitando empresas por empresas da cidade, aquelas que já estão instaladas e são importantes para o nosso município, fortalecendo os laços de parceria, e também na captação de novas empresas para que a arrecadação do município possa aumentar e, assim, proporcionar mais recursos para serem aplicados nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, enfim, as ações prioritárias para o nosso povo. VINHEDO é uma cidade com altos índices de qualidade de vida, estrategicamente posicionada, com um Distrito Industrial completo e, o mais importante, uma nova lei de incentivos sólida e que atrai novas empresas, além de cuidar das que já estão instaladas na cidade.
FN: Com relação ao plano de cargos e carreiras do funcionalismo público, que medidas práticas serão tomadas com relação a essa questão?
JC: Como dissemos, precisamos alinhar a nova situação econômica. Anunciamos nesta semana dados de recuo na arrecadação do ICMS, configurando perda real. É responsabilidade nossa alinhar políticas de respeito ao funcionalismo mas dentro das condições que o município possa suportar. Independente disso, é importante frisarmos que enquanto outros municípios tiveram que atrasar ou parcelar pagamentos dos servidores no ano passado, a Prefeitura de Vinhedo honrou todos os compromissos, inclusive os benefícios, sem atrasos ou parcelamento.
FN: Como será conduzido o relacionamento com o Poder Legislativo, principalmente no que diz respeito à intensa fiscalização que vem sendo realizada por parte da oposição na Câmara de Vereadores?
JC: O Legislativo tem um papel importante, representa a população, pelo voto legítimo, assim como nós tivemos na eleição do ano passado. São poderes independentes mas respeito. Não tememos cobrança, até porque somos transparentes e sérios na condução das políticas públicas. Já estive como vereador e presidente da Câmara. A crítica construtiva da oposição sempre é bem vinda. Infelizmente, só não podemos aceitar que a população seja confundida com eventuais ações de espetacularização e sensacionalismo.