VINHEDO: Jaime Cruz leva a Prefeitura aos bairros de Vinhedo

A8_VDO_café com prefeito_Gegeu Maia (8)

No programa ‘Café com o Prefeito’, que vai ao ar toda quarta-feira às 8h da manhã na Rádio Capela FM 105.9, com apresentação do irrequieto radialista Adriano de Souza, o prefeito de VINHEDO, Jaime Cruz (PV), anunciou para o mês de agosto próximo a implantação do programa de sua autoria, ‘Prefeitura nos Bairros’, uma série de ações envolvendo várias secretárias, principalmente a Secretaria Municipal de Serviços (SERM), comandada pelo ex-vereador Geraldo Fróis, o Cidinho. “São ações de cuidado com a cidade. Faremos mutirão de limpeza, cuidaremos da iluminação, com a troca de lâmpadas, inclusive já dispomos de um estoque gigante de lâmpadas porque são cerca de vinte lâmpadas queimadas por dia. Por outro lado, iremos ouvir a população, conversar com os moradores para ter uma noção prévia dos problemas, no sentido de que sejam solucionados já na semana seguinte. Quero mesmo ir, enquanto prefeito e Prefeitura, onde o povo está, ouvir a população frente a frente, olho no olho, de modo que as questões sejam colocadas diretamente para o prefeito”, explica Jaime Cruz.
“Para tanto, queremos contar com a participação dos moradores para deixar a nossa cidade ainda mais mais bonita e com mais qualidade de vida. Todo mundo gosta de morar em VINHEDO. Então vamos arrumar a casa, cuidar, limpar. Quem não gosta de morar em uma casa bem limpa, arrumada, bonita, saudável? E esse trabalho precisa da participação de todos. Por exemplo, a dengue, temos de combater essa doença desde agora e para isso estamos convidando toda a comunidade. É preciso que todos colaborem com a limpeza e a ordenação da cidade. É um trabalho que por ser muito grande precisa da participação de todos”, defende o prefeito Jaime Cruz.
ANIVERSÁRIO DO ECA
Jaime também falou do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que está completando 25 anos de existência em prol da mudança de visão sobre as crianças e os adolescentes em situação vulnerável no Brasil. Mas em VINHEDO, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem cumprido rigorosamente as leis que garantem os direitos das crianças (até 12 anos incompletos) e adolescentes (12 a 18 anos), unindo-se à família, comunidade e sociedade na proteção deles, graças a criação de mecanismos em plena atividade.
Logo após a promulgação da lei, a Prefeitura de VINHEDO se movimentou e criou, em setembro de 1992, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Outro dado importante é que a 1ª gestão do Conselho Tutelar teve a sua primeira eleição no dia 20 de dezembro de 1998, com posse no dia 1º de março de 1999. Atualmente está em curso o processo para escolha por voto da população dos cinco integrantes para o quadriênio 2016-2020.
“Temos uma preocupação constante com as crianças e adolescentes nos seus mais diversos aspectos, como proteção, saúde e educação, mas temos também programas voltados para os idosos e também para pessoas com deficiências, seja com investimentos próprios, como o ‘Quero Vida’, ou o ‘Programa Selando Parcerias’, nos quais as verbas são repassadas para entidades especializadas”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
“Só este ano, a Prefeitura já investiu perto de R$ 3 milhões diretamente em crianças e adolescentes por meio do ‘Selando Parcerias’, nas entidades que executam o Serviço de Convívio e Fortalecimento de Vínculos (ARCA, AFETO, LEAL, ITACOLOMI e ACOVEC) e no Serviço de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes ( ARCA). Em fevereiro deste ano, a Prefeitura reiterou seu compromisso com crianças e adolescentes da cidade, o que aliás vem, desde 2009, assinando o termo de validação do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), da Fundação Abrinq – Save The Children. As prioridades estabelecidas nesse programa são o acesso à educação de qualidade, promoção de vidas saudáveis, proteção contra maus-tratos e exploração sexual”, comenta Jaime Cruz.
Segundo o prefeito, “para VINHEDO avançar ainda mais na garantia dos direitos das crianças e adolescentes, foi instituído no ano passado, por meio da lei municipal 3.632/2014, o Plano Municipal para Infância e Adolescência – PMIA – linha de ação do ‘Programa Prefeito Amigo da Criança’, na gestão 2013/2016. Esse esforço foi recompensado em junho com a informação de que no relatório preliminar da Fundação, que trabalha em novas avaliações das cidades participantes do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’, VINHEDO deve ser certificada outra vez com o selo. Quero ressaltar que a cidade está na 24ª posição entre os mais de 5.665 municípios brasileiros em investimentos de qualidade para a infância e a adolescência. Como o dado ainda é preliminar, a expectativa é de que VINHEDO se posicione entre as dez melhores do país”, comemora Jaime Cruz.
ENCONTRO COM VEREADORES
Outro assunto abordado pelo prefeito no programa ‘Café com o Prefeito’ foi o encontro que fará brevemente com os 15 vereadores de VINHEDO para debater alguns assuntos como a situação financeira da cidade, a necessidade de prorrogar o prazo da requisição administrativa da Santa Casa, que está quase em seu funcionamento completo, e o problema dos comissionados demitidos, em que ele acredita que ainda pode reverter a situação e recontratá-los para melhor atender os anseios da população.

468 ad