VINHEDO: Larcab na busca pela valorização de potenciais

Sara, com sua mãe Marilandia à esquerda, e à direita o fisioterapeuta Alex Gallo e a coordenadora do projeto Elza Porcé mostrando a cadeira ortostática

Sara, com sua mãe Marilandia à esquerda, e à direita o fisioterapeuta Alex Gallo e a coordenadora do projeto Elza Porcé mostrando a cadeira ortostática

Valorizar potenciais é muito mais que incentivar as pessoas ao redor, é dar todo suporte técnico, emocional e físico a alguém. Com essa ideologia o Larcab em VINHEDO, juntamente com o projeto da ‘Volkswagem Comunidade’, está aplicando no dia a dia de crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência que frequentam o local.
Coordenado pela terapeuta ocupacional, que está há 3 anos no Larcab, Elza Rosa da Silva Porcé, a  montadora de carros proporciona um financiamento econômico para a aquisição de mobiliário ergonômico, adaptações corporais e utensílios de vida prática e diária adaptados, que são denominados produtos em tecnologia assistida. Ou seja, é uma série de aparelhos que ajudam tanto na melhora do desenvolvimento físico, partindo da deficiência da pessoa, até aparelhos simples que auxiliam em atividades rotineiras. Como por exemplo, adaptadores de talhares. Segundo Elza, os aparelhos são de extrema importância não apenas pela melhora da habilidade motora, mas também cognitiva, ou seja, um melhor desenvolvimento de percepções, de fala, e consequentemente emocional e social.
Caliel Seabra, que tem 13 anos, usa um dos aparelhos adquiridos, que é a cadeira ortostática. Segundo seu pai, Daniel Ventura, o uso da cadeira ajudou o densenvolvimento do filho. Assim como Sara Sanches, de 15 anos, que segundo sua mãe, Marilandia Sanches, a evolução foi extremamente significativa para o desenvolvimento motoro da filha.
Alex Gallo, fisioterapeuta do local, e um dos responsáveis pelo tratamento com o aparelho explica que o mesmo proporciona uma forma de deixar com segurança a pessoa em pé, o que é muito importante para quem tem algum tipo de deficiência que impeça ficar de pé naturalmente, pois o fato de manter o assistido nesta posição, que não é seu habitual, faz com que o organismo tenha uma série de melhorias, tanto em questão de circulação como de desenvolvimento muscular. Além de dar uma nova perspectiva à condição física da pessoa.
Com isso, os aparelhos adquiridos com o Projeto Valorizando Potenciais auxiliam todos os profissionais do Larcab a desenvolverem melhor o seus trabalhos. Mas além de tudo promovem uma melhor qualidade de vida aos frequentadores do local.
Larcab
O Larcab é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que desde 1989 atende a crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências. Serve como um espaço para os assistidos complementarem seu tempo além da escola, por exemplo, com atividades que auxiliem um melhor desenvolvimento da sua vida. Através de atendimentos com Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Educação Física, Cultura, e atividades cotidianas. O espaço também oferece tratamentos diferenciados com Musicoterapia, Academia de Integração Sensorial, Parque Adaptado, Caminho e Horta Sensorial, Oficina de Papel Reciclado e Atendimento em Grupo Sócio-Educativo.
O Larcab atualmente tem um convênio com a Prefeitura de VINHEDO e LOUVEIRA. O local fica na Rua Paraíba, 90, na Vila Junqueira.

Volkswagem Comunidade
O projeto ‘Volkswagem Comunidade’ é uma premiação a entidades sociais que estão engajados na transformação social da sua comunidade. A organização avalia os locais inscritos, premiando 9 projetos de diferentes localidades, com uma ajuda financeira.

LarCab_Cred Izabela Reame (63)

468 ad