VINHEDO: LarCab promove mais uma caminhada para conscientização sobre o autismo

O Lar Carlos Augusto Braga (LarCAB), de VINHEDO, que assiste crianças, adolescentes e adultos carentes, ou em qualquer tipo de situação financeira, promove no próximo dia 3, às 10h, a Caminhada pela Conscientização do Autismo. O evento – que este ano chega a sua quarta edição – tem participação gratuita a todos os interessados e visa divulgar que o autismo não é uma doença, podendo ser tratado vencendo-se o preconceito que muita gente tem a respeito do transtorno

Segundo a psicóloga e coordenadora técnica do LarCAB, Simone da Silva Pereira, a concentração dos participantes da caminhada será às 9h30 na praça Sant’Ana, no Centro de VINHEDO. “Quanto mais gente vier, melhor. Uma grande visibilidade da iniciativa conscientizará um número maior de pessoas”, disse. Ainda de acordo com Simone, a entidade, com apoio financeiro das Prefeituras vinhedense e louveirense, atende hoje 80 cidadãos (55 de VINHEDO e 25 de LOUVEIRA), sendo eles portadores de deficiência, pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e deficientes intelectuais, com ou sem comorbidades. “Os participantes da caminhada sairão da praça Sant’Anna, em frente à igreja, e andarão pelas ruas Humberto Pescarini, João Corazari, avenida Nove de Julho e rua Santos Dumont, voltando para a Humberto Pescarini e para a praça Sant’Ana. Não há necessidade de fazer inscrição prévia”.

Na caminhada, serão distribuídos panfletos com informações importantes sobre o autismo, que segundo a coordenadora técnica do LarCAB é uma realidade para dois milhões de pessoas no Brasil. “A cada 59 nascimentos em nosso país, um é de criança com autismo. Queremos informar a todos que não se trata de uma doença e que o autismo não é contagioso. Antigamente, pessoas com este transtorno eram internadas em manicômios”, emendou Simone. Ela espera que mais de 150 participantes estejam na caminhada, número 50% maior que na edição de 2018. “Este ano, mobilizamos as escolas públicas e particulares para que estejam no evento”.

Um dia antes da caminhada do LarCAB (2 de abril), VINHEDO celebra 70 anos de sua emancipação política e, em todo o planeta, é lembrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. “Para se cuidar bem destas pessoas, é preciso ter informações sobre o autismo e contato com quem tem o transtorno. Ele não tem cura, mas com o trabalho feito no LarCAB e em outras instituições Brasil afora pode-se ensinar habilidades a estas pessoas, para que possam conviver bem em sociedade”, revelou a psicóloga, reforçando o lema da caminhada: “Para cuidar é preciso conhecer”.

A base do trabalho feito por Simone é a ABA, sigla em inglês de Applied Behavior Analysis – Análise de Comportamento Aplicada. “É um ramo da Psicologia focado no comportamento. Atuamos de acordo com a necessidade de cada assistido e não de forma geral, como se todos tivessem as mesmas carências”, finalizou.

MAIS SOBRE O AUTISMO
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. Seu grau de comprometimento pode ser leve ou mais grave, em que o paciente se mostra incapaz de manter contato interpessoal. O grau de comprometimento do transtorno é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

468 ad