VINHEDO: Marcada por grandes debates literários FLIVI termina neste domingo

Debate nipônico

A 2ª Festa Literária de VINHEDO (FLIVI), está com inúmeras atividades entre hoje sábado (1) e amanhã, domingo (2), quando encerra-se o evento. No segundo dia, um debate literário com a presença de escritores de origem japonesa Lucia Hiratsuka e Oscar Nakasato, tendo a também escritora Marília Kubota como mediadora, focou o “Japão, como fonte inspiração”, o que levou os escritores a buscar na memória ancestral os primeiros contatos com a língua japonesa e com a brasileira, os primeiros livros lidos no idioma japonês e a paixão pela escrita no idioma brasileiro (português).
O debate contou com uma platéia de forte presença nissei composta em sua maioria por escritores, poetas, estudantes, leitores e participantes da segunda edição da FLIVI, interessados em conhecer o processo criativo de autores de alta qualidade, detentores de inúmeros prêmios nacionais, mas pouco conhecidos e divulgados pela grande mídia, confirmando, também nesse aspecto, a importância da FLIVI na valorização e divulgação do excelente trabalho de autores das mais diversas origens que enriquecem de sobremaneira o panorama literário da região, do estado e do país.

“Mulheres das Letras”

Já na quarta-feira (29), dentro da programação noturna da 2ª FLIVI (Festa Literária de VINHEDO), houve o debate literário, “Mulheres das Letras’, que teve como mediadora a escritora e poeta Henriette Effenberger, e as também escritoras e poetas Cassia Janeiro e Estella Maris Rezende conversando sobre “para que serve a poesia?”, e a ‘magia’ existente entre a fala e o silêncio. .
Entre as grandes escritoras presentes ao debate, vale citar a famosa multiescritora Simone Pedersen, recordista em prêmios pelo país, Cacilda Franco Ribeiro, com um trabalho portentoso no campo das letras, lançando o livro ‘Para Sempre Amberine’, assim como Sílvia Regina Costa Lima (lançando vários livros). Também marcaram presença na FLIVI, Helen Priedols, Irene Prado, Geny Brillas Tomanik, Patrícia Ferraz, Marília Kubota e Virgínia Baldan.

Encontro de Escritoras

Ilustração Literária leva público jovem à FLIVI

Na quinta-feira (30), uma multidão de jovens compareceu ao Teatro Municipal de VINHEDO para participar do debate envolvendo artistas e autores locais envolvidos com o processo de ilustração de livros.Tendo como mediadora, a escritora e poeta Simone Pedersen, e como debatedores Adalberto Cornavaca, João Marcos Pereira e Vanessa Alexandre e com a participação de áudio-descrição realizado por Rosa Matsushita, notou-se o grande interesse da maioria de jovens presentes na platéia acompanhando as perguntas da mediadora Simone Pedersen e as respostas dos ilustradores abordando cada um o seu processo de criação.
Na sexta-feira, foi a vez do tema ‘criação’, e os criadores de Cartuns e Quadrinhos, com a mediação de Ede Galileu, e a presença de Eli Melle, Luiz Gustavo Paffaro, Marco Antonio Cortez e Oziel Ferreira Souza, tendo a participação do Esquenta JundComics, completou a semana de sucesso de debates e públicos na FLIVI.

Encerramento
Neste fim de semana, a programação se estende com debates, apresentações musicais, debates literários e peças teatrais. Hoje, sábado (1), tem tarde com cosplayers. Amanhã, domingo, tem encerramento com premiações a partir das 19h30.

Programação:
Dia 01/09 (sábado)

14:00 às 16:00
Eduardo Henrique (mesa 1)
Helen Priedols (mesa 2)
Irene Prado (mesa 3)

16:00 às 18:00
Benevides Garcia (mesa 1)
Silvia Regina Costa Lima (mesa 2)
Cipriano Neves e Rosangela Neves (mesa 3)

18:00 às 20:00
​José Antonio Zechin (mesa 1)
Lançamento coletivo – Encontro de Escritores (mesa 2 e mesa 3)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

468 ad