VINHEDO: Marta Leão pode ficar sem mandato

a07-cor

É o que pode acontecer nos próximos dias. Tudo porque o ex-vereador Geraldo Fróis, o Cidinho, deve entrar na Justiça pedindo o mandato da vereadora por conta da sua saída do PSD, partido pelo qual se elegeu na última eleição, e recente ingresso no Partido Socialista Brasileiro (PSB), tendo se colocado como presidente da sigla e também como pré-candidata a prefeita de VINHEDO. Mesmo tendo deixado também o PSD para integrar o PMDB, Cidinho entende que, como primeiro suplente da coligação, ele tem direito a pleitear o mandato por causa da saída de Marta da legenda pela qual foi eleita sem ter apresentado uma justificativa legal para fazê-lo. Caso Cidinho não leve adiante o seu intento, o segundo suplente da vereadora, o ex-candidato a vereador Valdinei Jovem, também do PMDB, afirmou à FOLHA NOTÍCIAS que está à disposição do grupo caso Cidinho desista e o partido decida por seu nome, já que é o segundo nome na suplência.
UNIÃO
“Estamos muito unidos aqui no PMDB, graças ao trabalho do presidente João Marcos, e essa sensação de um grupo unido, no qual não existem decisões individualistas é algo muito precioso, principalmente neste momento político conturbado em que vivemos, tanto no município como no estado e no país. Portanto, o que o grupo decidir eu vou acompanhar”, garante Valdinei.
De todo modo, o mandato da, agora socialista, vereadora Marta Leão, corre o risco de sair de suas mãos, o que inviabilizaria de uma vez as suas ambições políticas com relação a uma disputa pela Prefeitura Municipal de VINHEDO.
INTERESSE
A FOLHA NOTÍCIAS esteve conversando com o presidente do PSD, Marcos Ferraz, partido pelo qual Marta Leão foi eleita, sobre se o PSD iria tentar conseguir o mandato da vereadora e ex-filiada. “O PSD tem todo interesse em reaver o mandato da nossa ex-integrante Marta Leão, caso o mandato dela pertença ao partido e não à coligação. Porque se pertencer ao PSD, então é um direito nosso e nos interessa sim tentar manter o mandato em nossa sigla. Nossos advogados estão estudando essa situação toda. Agora, caso o mandato pertença à coligação, então o nosso interesse cessa, porque o direito passa para o primeiro suplente, que já foi do PSD e agora está em outro partido da coligação”, explica Marcos Ferraz.
MARTA NA ‘JANELA’?
A perda do mandato da vereadora Marta Leão pode acontecer mesmo depois de a Câmara dos Deputados ter aprovado a fixação de uma ‘janela’ para que parlamentares possam se desfiliar de seus partidos sem perder o mandato. Nesse caso, os políticos serão autorizados a trocar de legenda até 30 dias após a promulgação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma política. Porém, o texto da PEC mantém que o detentor de mandato eletivo, ao se desligar do partido, perderá o mandato, salvo nos casos de grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela legenda, ou quando houver criação, fusão ou incorporação de partido. A vereadora Marta só estaria segura da manutenção do mandato caso tivesse ido para um partido recém-criado, como a Rede Sustentabilidade, por exemplo, o que não é o caso do PSB, para onde a vereadora se bandeou recentemente.
OUTRO LADO
A redação da FOLHA NOTÍCIAS ligou para a vereadora Marta Leão para saber de sua posição sobre o risco de perda do mandato, mas ela alegou que estava fora da cidade e não poderia atender, que o repórter a contatasse mais tarde, o que não foi mais possível devido ao fechamento desta edição.

468 ad