VINHEDO: Marta Leão: “Sou de oposição, jamais serei vice e estou feliz no PSB”
A vereadora Marta Leão recebeu a reportagem da FOLHA NOTÍCIAS para comunicar a sua transferência de partido, já que deixa o PSD para ingressar no PSB, do qual é a nova presidente. Marta comentou que não é novidade o seu desejo de em 2016 disputar a Prefeitura de VINHEDO.
FN – Como se deu o seu processo de transferência para o PSB?
Marta Leão – Ao longo de um ano e meio muitos partidos me procuraram, diversas lideranças municipais, estaduais e federais mostraram interesse em me ter como pré-candidata dessas agremiações que me procuraram. O tempo foi passando e a conversa com cada um deles ficando cada vez mais tranquila, e eu sempre colocava as minhas necessidades como pré-candidata a prefeita, ter um partido que me desse a legenda e a liderança, no caso a presidência do partido. Essa conversa eu tive com vários partidos, mas o que estreitou a minha relação com o PSB foi o fato de ser um partido que vem crescendo bastante a nível nacional, um partido com oportunidades, que busca e investe em novas lideranças, que dá oportunidade para as pessoas tomarem posição dentro do partido e isso me atraiu para o PSB.
FN – Você já sofreu com falta de apoio em seu partido. No PSB vai ser diferente?
Marta Leão – O Jonas Donizete (prefeito de Campinas) e o Luiz Lauro (deputado federal do PSB) me propuseram que eu fosse para o partido e com o apoio 100% de ambos para ser a pré-candidata de VINHEDO e ficar com a presidência. Eles falaram que o PSB está buscando lideranças em todos os municípios, e aqui na cidade fomos estreitando a conversa até chegar o momento da aceitação mútua entre eles e eu. Ficou bom para mim e para o partido. Eu assumi a presidência no lugar do Toninho Falsarella, secretário de segurança pública de VINHEDO, e bom para o partido que tem pessoas importantes, são dois vereadores, dois secretários e vários candidatos importantes a vereador. Para mim é um presente de Deus ir para um partido que possui pessoas de peso e espero permanecer com essas lideranças agora que o partido assume uma nova presidência, porque a vereadora Marta Leão é sempre de oposição, e o partido me dá autonomia para continuar sendo de oposição, todos sabem que sou de oposição, e vou liderar o partido tendo a legenda para ser pré-candidata, e tem muitas pessoas no partido que sempre foram da situação e eu quero que permaneçam no partido porque são pessoas boas, mas a permanência deles só depende deles mesmos.
FN – Existe a possibilidade você sair como vice de algum candidato?
Marta Leão – Nunca, jamais poderei ser vice candidata de alguém. O partido me escolheu para ser pré-candidata a prefeita de VINHEDO e faz questão disso. Eu estou muito feliz por ser o PSB uma agremiação importante no cenário nacional e por reconhecer as lideranças que possui. Para mim o PSB veio de acordo com o que eu precisava, com pessoas bacanas e de responsabilidade na cidade. Eu me sinto preparada para essa migração para o PSB, e o diálogo que eu tive durante um ano e meio com Jonas Donizete e Luiz Lauro me dão 100% de segurança de que ambos estão na minha pré-candidatura a prefeita de VINHEDO. O PSB e eu temos compromisso de responsabilidade um com o outro. Posso assegurar para a cidade que a minha pré-candidatura pelo PSB é garantida pela executiva estadual e nacional. O PSB é um partido sério e eu não tenho dúvidas sobre esse apoio do partido para comigo e de minha parte para com o partido. O PSB quando decidiu me acolher foi por eu ser de oposição, ser pré-candidata e ter meus pré-candidatos a vereador. Não foi uma coisa de momento, mas um processo de diálogo longo, maduro, transparente, tranquilo, nós fomos consolidando essa ideia de eu ir para o partido e o partido vindo para mim. E o meu primeiro passo no partido é buscar os nossos pré-candidatos entre desfiliados que querem voltar, entre pessoas que estão sem partido e querem vir para o PSB. Meu compromisso para hoje é renovar o PSB para as próximas eleições. E nós estamos querendo para VINHEDO o melhor.
FN – Sendo de oposição, com quais partidos você pretende compor para as próximas eleições?
Marta Leão – Temos vários grupos de oposição em VINHEDO se consolidando cada vez mais. A cidade hoje possui muitos partidos que pensam como eu penso. Mas não descarto que partidos do governo queiram compor conosco. Tem um grande partido da base do governo que já acenou o interesse de se unir a nós para a disputa eleitoral. A oposição vem se unindo em VINHEDO, mas não existe formatação de chapas porque estamos no processo consolidar a formação do partido. Nós temos na Câmara uma oposição gigantesca, no passado só tinha eu. Hoje a oposição é um colegiado formado por pessoas sensacionais que tem sua qualidade de trabalho. Eu hoje estou em uma paz muito grande, e com isso tenho a possibilidade de dialogar com todos os partidos, mas não abro mão da condição de que sou oposição, que vou disputar com o outro lado. Aqueles que Deus elege serão os vencedores.
Falsarella diz que tem pré-candidatos a prefeito
A FOLHA NOTÍCIAS esteve conversando com o deputado federal pelo PSB, Luiz Lauro, sobrinho do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, também do PSB, sobre a ida da vereadora Marta Leão para assumir a presidência do PSB e ser a pré-candidata do partido à prefeita de VINHEDO. Luíz Lauro mostrou-se cauteloso quanto a se afirmar que o PSB em VINHEDO, por causa da presença da vereadora que é uma notória oposicionista, tenha se tornado um partido de oposição, já que há anos tem sido da base de apoio da situação e atualmente possui dois secretários, dois vereadores e diversos cargos no governo do prefeito Jaime Cruz (PV). “O presidente estadual do PSB, vice-governador Márcio França, tem nos dado a incumbência de fazer com que o partido cresça com candidaturas fortes nas eleições do próximo ano. A vereadora Marta Leão é uma liderança forte e é a nossa pré-candidata a prefeita de VINHEDO, uma cidade estratégica, com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, e o partido tem interesse em disputar a eleição para vencer. Quanto às mudanças que possam ocorrer no partido em VINHEDO, é algo que compete à coordenação regional, é a Marta Leão quem vai conduzir esse processo”, opina.
Falsarella vai para o PSD?
Em entrevista com o atual presidente do PSB em VINHEDO, o secretário de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella, disse à reportagem da FOLHA NOTÍCIAS que nada foi conversado sobre a mudança do partido para ser oposição por causa da presença da vereadora Marta Leão como pré-candidata do partido na cidade. “Nunca houve conversa nesse sentido, de irmos para a oposição, chegamos a falar sobre a vinda da Marta Leão para compor com o partido na base do governo onde sempre estivemos. Como posso fazer oposição a mim mesmo? Faço parte desse governo, assim como outras lideranças como o presidente da Câmara, vereador Márcio Melle, o secretário de Administração, Adriano Corazzari, será que essas pessoas vão ficar contra o governo que sempre defenderam e que sempre os apoiou? Ainda não recebi nenhuma notificação oficial do partido sobre a decisão da Marta ser a nossa pré-candidata, inclusive porque se a proposta é conseguir a Prefeitura de VINHEDO, temos ótimos nomes no partido, não precisa trazer alguém de fora, eu mesmo posso ser pré-candidato, tenho bastante experiência na vida pública para isso, o Márcio Melle também, assim como o Adriano Corazzari, todos tem muito mais experiência política que a Marta Leão. Ela não deveria tornar público que é a pré-candidata, mas chegar junto de outra maneira, com calma, conversando com cada um de nós, para que na convenção do partido seu nome possa surgir e ser o escolhido como pré-candidata. Ainda falta muito tempo, e muita água vai rolar até a definição do nome na convenção. Mas desta forma ela não vai conseguir nosso apoio. E tem outro aspecto: o vereador Márcio Melle foi o relator da CPI que a investigou. E se ela não conceder a legenda para o Márcio se candidatar a um novo mandato? Vamos conversar com o deputado Luís Lauro; nós conseguimos muitos votos para o deputado aqui em Vinhedo, foram 1700, o terceiro mais votado, e o que fez Marta Leão? Nada. Então, não acredito que essa imposição do nome da Marta possa ser verdade, se for, não poderemos ficar no partido para fazer oposição a nós mesmos, e após consultar as bases, temos cerca de 250 filiados, iremos escolher outro partido para continuar dando apoio ao governo de Jaime Cruz, e um desses partidos é o PSD, de Marcos Ferraz”, admite Falsarella.