VINHEDO: Memorial do Imigrante recebe exposição ‘Vinhedo Nativa Imigrante’ até 20 de março

O Memorial do Imigrante sedia até o dia 20 de março a exposição ‘Vinhedo Nativa Imigrante’. A mostra é promovida pela Associação Italiana Vinhedense, com apoio da Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

“É sempre muito importante mostrar a história de uma gente, as raízes, as origens, pois isso nos faz entender quem somos hoje, e como chegamos até aqui. Parabéns aos organizadores pela iniciativa”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

A mostra está aberta ao público desde o dia 21 de fevereiro, dia em que se comemora o ‘Dia do Imigrante Italiano’. A abertura contou com a presença da vice-prefeita, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários de Cultura, Wagner Pavarin, e de Assistência Social, Eduardo Galasso. A corte da Festa da Uva, composta pela rainha Laura Solfiati, a 1ª princesa, Natalia Sousa Godoi e a 2ª princesa, Julia Cristina dos Santos, fez parte do evento e recepcionou os convidados.

A exposição foi organizada pela Associação Italiana Vinhedense, representada pelo presidente da instituição, Juliano Gasparini. Batizada com o primeiro verso do hino da cidade, a mostra reúne fotografias antigas de lugares, pessoas e eventos históricos importantes desde os tempos de Rocinha. Os registros fazem parte do acervo original do Memorial do Imigrante.

É possível encontrar também algumas das fotografias da exposição “Um Tempo de Sempre – VINHEDO 70 Anos”, pertencentes, em sua maioria, ao acervo do ilustre fotógrafo Nelson Nathalino Braghetto. As maquetes do benemérito senhor Odyr Magalhães, homenageado da noite, também estão presentes, ilustrando alguns dos importantes pontos turísticos e edifícios imprescindíveis para a vida cível.

“Esta é uma parceria muito bem-sucedida entre a Associação Italiana e Prefeitura, para que pudéssemos reabrir às atividades do Memorial com exposições, apresentações, além de ‘mostras’ itinerantes. Uma oportunidade de manter as origens italianas de nossa cidade e preservar nossa história”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Wagner Pavarin.

A mostra ‘Vinhedo Nativa-Imigrante’ traz memórias de um presente há muito distante, herança esta deixada pelos primeiros moradores que que aqui viveram, fossem eles nativos ou imigrantes.

Associação Italiana Vinhedense

A Associação Italiana Vinhedense é a instituição mais antiga de VINHEDO, em atividade há 117 anos. Foi fundada em 25 de junho de 1902 para auxiliar, por meio de colaboração mútua, os italianos que precisavam de assistência médica e hospitalar, cara e inacessível na época.

SERVIÇO

Exposição ‘Vinhedo Nativa Imigrante’

Local: Memorial do Imigrante – Av. dos Imigrantes, s/n – Jardim Itália

Data: de 21 de fevereiro a 20 de março

Horário: Visitação aberta em dias que houver evento no local

Para visitação em grandes grupos entrar contato com a Secretaria de Cultura no telefone: 3876-5393, falar com Gabriel ou José.

(Fonte:PrefeituradeVinhedo)

Autor: Geraldo Maia 62

Compartilhe esta notícia no
468 ad