VINHEDO: Mês de julho fica sem registro de roubo de carro em Vinhedo

Diante da violência que tem maltratado toda a população da região, manchetes como a lida acima têm se tornado cada vez mais raras. Porém, VINHEDO parece fugir a essa regra. Isso porque de acordo com o dados divulgados pela Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, no final do mês passado nenhum roubo de carro foi registrado na cidade. Um recorde! Mais que isso, ao compararmos os meses de julho de 2013 com julho de 2014 percebe-se uma sensível queda em quase todos os tipos de crime registrados. Como o número de estupros, que caiu pela metade, já que no ano passado quatro casos foram registrados no mês de julho, enquanto nesse ano esse número caiu para dois no mesmo mês.

QUEDA DO BEM

Para entender melhor como VINHEDO pode concretizar essa queda, a FOLHA entrevistou o secretário de Transporte e Defesa Social, Toninho Falsarella. Ele falou das medidas tomadas e do resultado obtido.
Já de início, o secretário ressaltou a mudança de foco na relação da Guarda Municipal com a comunidade. “Nós mudamos o foco de nossas ações. Ao invés de corrermos atrás dos bandidos, nós começamos a focar no bem-estar do cidadão de bem. Tiramos nossa imagem ameaçadora e nos tornamos amigos dos vinhedenses. Começamos também a analisar e estudar cada ponto da cidade e os tipos de ocorrência. Com isso, a população se sentiu mais a vontade para contar com a GM para tudo que precisasse”, conta o secretário. A questão do uso de tecnologia também está relacionada a essa melhora nos índices. “Conseguimos fazer um uso ainda melhor do sistema de monitoramento que a cidade possui. Temos reuniões mensais para tratar desse assunto. Além disso, a integração com outras nove cidades que utilizam o mesmo programa tem ajudado na contenção da criminalidade”, explica Falsarella.
Ele não deixa de citar a inteligência preventiva, que faz com que os crimes sejam evitados. Nesse sistema, várias informações são trocadas e procura-se conseguir chegar ao bandido no momento em que ele está atuando, dessa forma ele é detido em flagrante e pode ser retirado do convívio social antes que outros crimes aconteçam.
O trabalho de fiscalização sobre estabelecimentos comerciais e festas junta-se às demais medidas para o alcance dos baixos índices de criminalidade. De acordo com o secretário da Pasta, ao fiscalizar lugares que tinham som alto e ficavam funcionando até tarde coibiu-se atos de maior violência. “Vários dos crimes que aconteceram em 2014 foram praticados em bares que ficavam abertos até tarde. Quando começamos a coibir esses atos, os crimes que eram praticados devido ao abuso de álcool diminuíram. Vale ressaltar que a multa para quem está com o som além do permitido por lei é muito pesada”, alerta Falsarella.
Mais adiante na entrevista, a FOLHA questionou o fato de que embora os comparativos de julho tenham apresentado baixa na criminalidade, quando somados os períodos de janeiro a julho de 2014 e 2013, em 2014 temos uma alta leve nesses mesmos números. Para o secretário são dois agravantes. O primeiro é o fato de que em 2013 VINHEDO apresentou uma criminalidade muito baixa para uma cidade com seu porte, e esse tipo de índice é difícil de ser mantido. Em segundo lugar vem a Festa da Uva, que em 2014 fez subir a criminalidade, com um fluxo maior de pessoas e veículos.

SECRETÁRIO MAIS ANTIGO

Quando questionado sobre o tempo em que está no cargo, Falsarella diz ser o secretário que mais tempo ficou no mesmo cargo em VINHEDO. Ele ocupou o cargo pela primeira vez em 1999 onde ficou até 2004, quando Milton Serafim terminou seu segundo mandato. Depois foi vereador até 2008, e voltou a estar secretário em 2009. “Quando eu entrei no cargo, a Guarda Municipal tinha 32 pessoas. Hoje somos mais de 120. Desenvolvemos um trabalho muito importante durante todo esse tempo. Foi muito importante que conseguisse dar continuidade ao meu trabalho”, garante.

MUDANÇAS NAS RUAS

Sobre as mudanças que acontecerão no trânsito da área central de VINHEDO, Falsarella garante que os prazos estão mantidos. “Os prazos estão mantidos. As mudanças estão dentro do prazo determinado. Primeiro serão alteradas as sinalizações, que já foram iniciadas. Colocados os avisos em faixas, posteriormente acontecerão as mudanças nos sentidos das vias do Centro”, confirma. Ou seja, o cronograma está mantido e as mudanças ocorrerão.

JAIME COMEMORA

“O trabalho realizado pela nossa Guarda Municipal, em VINHEDO, é referência na nossa região. A capacitação aliada a estrutura que oferecemos permite um importante alicerce no combate a criminalidade. O investimento que realizamos na implantação das câmeras de monitoramento (que inclusive graças ao ex-prefeito e ex-presidente do Conselho da Região Metropolitana de Campinas, Milton Serafim, pode ser expandido para as cidades que compõem a RMC), somado às nossas ações na área de inteligência, contribuem decisivamente para esta ação contínua que tem como objetivo trazer tranquilidade à nossa cidade. Entretanto, não podemos esquecer da importância que o Estado tem no investimento das Polícias Militar e Civil, para que os crimes possam ser, principalmente, investigados e os responsáveis punidos”, afirmou o prefeito Jaime Cruz.

 

Toninho Falsarella comemora sucesso contra o crime

Toninho Falsarella comemora sucesso contra o crime

468 ad