VINHEDO: Movimento pró Parque Ecológico da Capela tem apoio de vereadores

Parque Ecológico é uma solicitação do povo da Capela  que faço nesta Casa já há  5 anos." - Ana Genezini

Parque Ecológico é uma solicitação do povo da Capela que faço nesta Casa já há 5 anos.” – Ana Genezini

Alguns integrantes do Movimento pró Parque Ecológico da Capela estiveram presentes na 91ª Sessão Ordinária realizada segunda-feira, 23, às 18h, na Câmara Municipal de VINHEDO, para, de maneira pacífica e educada, obterem dos vereadores o apoio parlamentar a fim de que o sonho de um Parque Ecológico situado entre a Rua João Edueta e o Rio Capivari, no Jardim Paineiras, e que terá uma área de 75 mil metros quadrados em terreno já utilizado pela Prefeitura Municipal, possa se tornar realidade para os moradores do bairro que há muito necessitam de uma área de lazer e de preservação sustentável que seja uma espécie de pulmão da Capela, com muito verde e entretenimento para as famílias da região, com pista para caminhada, ciclovia, lagoa, além de salas para aulas de educação ambiental, entre outros atrativos.
A vereadora Ana Genezini (PTB) fez questão de externar o seu apoio ao Parque Ecológico da Capela. “Na visita do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) ao prefeito Jaime Cruz (PV), a qual tivemos o privilégio de participar, solicitamos para que o deputado, além de ajudar com Emendas que possam construir o parque ecológico na Capela, também traga recursos financeiros para que a gente possa transferir a Central de Triagem dos Recicláveis da Vila Cascais ao Distrito Industrial, na rua João Edueta com Rodovia Miguel Melhado Campos” defende .
Por falar em Parque Ecológico, Ana Genezini comentou a situação em que se encontra o bairro da Capela, praticamente esgotado quanto à capacidade de receber novos moradores, haja vista o colapso no sistema de trânsito da cidade que não suporta mais automóveis circulando pelo bairro. “Inclusive os caminhões e carretas estacionam na via pública impedindo que os carros circulem livremente. A Prefeitura vai doar um terreno para que o Governo do Estado de São Paulo construa 180 apartamentos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em terreno de 20 mil m² na Rua Treze de Maio, Vila Garcez, é preciso contemplar outros locais porque a Capela não aguenta mais, assim vai faltar tudo, água, ruas, transporte, porque a circulação de veículos e pessoas vai ficar ainda mais prejudicada”, avalia.

GOVERNO É ATACADO

O vereador Rodrigo Paixão (PSOL) bateu duro na administração do prefeito Jaime Cruz, que comemora um ano de gestão em VINHEDO. “Esse governo é a continuação do anterior, é o mesmo do mesmo, mesmo, com as mesmas características de governar. De 2005 para cá, o que mudou na mentalidade de Jaime Cruz? O que mudou foi para pior! Também na questão salarial dos servidores municipais Jaime Cruz está caminhando para o conflito, como fazia o prefeito anterior. Mas esperamos que agora tenha início um debate saudável sobre questões salariais e questões relativas ao local de trabalho, como por exemplo, ao que diz respeito à insalubridade e periculosidade. Esperamos que a campanha salarial dos servidores de 2015 seja uma campanha pró ativa de encaminhamento de propostas e soluções, e de uma boa convenção coletiva de trabalho”, espera. Rodrigo também torce para que nas eleições de 2016 apareça alguém de “coragem” para fazer o que precisa ser feito. Boa sorte, vereador!.
Mas coube à vereadora Marta Leão elevar ainda mais o tom das críticas ao governo do prefeito Jaime Cruz tendo como alvo o combate à dengue e o velho tema dos ‘resgatistas’. “O aumento nos casos de dengue está acontecendo porque faltou um comprometimento maior nesse período com a Saúde. O prefeito Jaime Cruz poderia ter avançado nesta questão, para que a Santa Casa pudesse atender o dobro ou triplo de pessoas. Faltou compromisso com a Saúde, haja vista o que está acontecendo com a extinção do Resgate Municipal, deixando toda a responsabilidade ao Corpo de Bombeiros. E também está faltando treinamento para que a equipe da Dengue possa, de fato, combater os focos do mosquito e assim evitar o aumento dos casos de dengue em VINHEDO”.
Marta então abordou o Acórdão do Tribunal de Contas de dez de março de 2015 que considera irregulares todos os pregões relativos à merenda escolar de VINHEDO com todos os aditamentos, inclusive com multas individuais para o prefeito Jaime Cruz e alguns auxiliares. Que ‘presente’ para o aniversário de um ano de governo!

CAIU A FICHA

Por falar em Resgate Municipal, o vereador Valdir Barreto (PSOL) parece que só agora se deu conta de que o programa foi extinto, mas ainda não ‘caiu a ficha’ de que a extinção do programa só ocorreu por ter sido criado ilegalmente pelo seu aliado político, o ex-prefeito Kalu Donato, e que a extinção é uma exigência legal para que a cidade possa conseguir o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e assim auxiliar de forma adequada e efetiva o trabalho de resgate do Corpo de Bombeiros. Segundo um vereador que não quis ser identificado, todo esse problema poderia ter sido evitado se o aliado político de Valdir Barreto tivesse agido dentro da lei ao criar o extinto Resgaste Municipal.

COMBATE À DENGUE

O combate à dengue também foi abordado pelo médico e vereador Alexandre Viola (PPS) que mais uma vez focalizou a importância da prevenção, e que o combate seja constante ao longo do ano. “Eu quero chamar atenção dos casos de dengue em nossa cidade. Nós precisamos intensificar a busca dos criadouros, as ações de educação em saúde de nossa cidade, através de tudo que já tem sido feito. A cada dia que passa, mais uma cidade no Estado declara epidemia, VINHEDO ainda não é considerada, mas as epidemias estão chegando perto da Região Metropolitana de Campinas; acredito que não podemos baixar a guarda contra essa guerra que é a dengue”.

SUBSÍDIOS

Edu Gelmi (PMDB) esclareceu as dúvidas sobre o direito legal da revisão geral anual dos subsídios de agentes políticos. “Eu preciso ratificar uma fala da semana passada, porque quando me passaram os decretos de aumento salarial tanto do prefeito, vice e secretários, eu entendi que estariam errados em função dos mesmos serem agentes públicos. Porém, na segunda-feira, estivemos no Tribunal de Contas e, para surpresa geral, é permitido a todos os agentes públicos e políticos a revisão geral anual. VINHEDO só fez um decreto a parte, que na verdade não há necessidade, o dissídio da categoria, os agentes tem o mesmo direito”.

MANIFESTAÇÕES

Em seguida, Dr. Dario Pacheco (PSDB) falou das manifestações populares contra a corrupção. “A manifestação realizada em 15 de março, foi pacífica, vimos famílias inteiras participando. Ao nível nacional, foi muito válida a manifestação popular e, já estão programando para 12 de abril mais uma manifestação”. Dr. Dario também manifestou a sua alegria pelas obras que estão acontecendo na Santa Casa, principalmente na UTI e o no Centro Cirúrgico, que está sendo ampliado e modernizado.

EDUCAÇÃO MUNICIPAL

A discussão em torno do Plano Municipal de Educação veio à tona através do vereador Nil Ramos (PROS). “Na semana passada atendemos 12 professores do Fundamental I e II que queriam conhecer melhor o Plano Municipal de Educação. Na quinta-feira, liguei para a Secretária de Educação, Neia, que de pronto nos atendeu. Outro ponto importante falado com os professores foi quanto ao prazo, se não votarmos esse Projeto até maio, o Executivo não conseguirá verbas da União”, alerta.

DIRETORES DA ELO AMBIENTAL ACUSADOS

O vereador Valdir Barreto acusou em pleno microfone da Câmara Municipal alguns diretores da ONG Elo Ambiental de utilizarem os seus CPFs, em lugar da CNPJ da Ong, na parceria com a empresa proprietária da Fazenda Cachoeira que contratou a Elo para a realização do estudo sobre as reais condições daquela área para evitar o terrorismo de um grupo que tenta impedir o diálogo entre as partes interessadas em chegar a um denominador comum que seja o melhor para VINHEDO. Para o presidente da Elo Ambiental, Vitório Zottino, o vereador, que sem o menor escrúpulo utilizou a Elo Ambiental para se eleger, agora deve estar querendo colocar os militantes do seu partido para fazer parte da diretoria, já que as eleições estão próximas. “Ele não deve estar bem da cabeça porque o relatório apresentado não contempla os interesses do vereador e do seu partido, o PSOL, que acham serem todas as pessoas burras, corruptas, e só eles pensam, são ‘santos’, e sabem o que é melhor para os outros, mas não enxergam a sujeira onde andam metidos. Confirmo então que a Elo Ambiental, e não alguns de seus diretores, foi contratada através do seu CNPJ para fazer o levantamento da área da Fazenda Cachoeira. Mas apoia a realização do Museu, com o qual não tem qualquer relação. Se o vereador, em seu delírio autoritário, acha o contrário, que apresente as provas”, desafia Zottino.

JOGO BENEFICENTE

Por seu turno, o vereador Paulinho Palmeira (PSB) disse ter prestigiado o jogo beneficente realizado no campo do Aquário. “No domingo prestigiei uma partida da seleção brasileira de futebol ‘master’ realizada no campo do Aquário com apoio da Secretaria de Esportes. Quero parabenizar o grupo de amigos que promoveu este evento trazendo grandes nomes do futebol brasileiro à nossa cidade, angariando alimentos para nossas instituições”.

468 ad