VINHEDO: Município tem projeto selecionado no Projeto Ambientação da Fundação Toyota do Brasil

A Prefeitura de VINHEDO ficou entre os cinco selecionados no Projeto Ambientação da Fundação Toyota do Brasil. Treze municípios da RMC participaram da capacitação e desenvolveram 22 projetos com o objetivo de reduzir o consumo de recursos naturais e gestão de resíduos. “Tivemos a participação de dois servidores públicos do município na capacitação Toyota Business Practices – TBP, uma metodologia de gestão de problemas da montadora Toyota. Ficamos orgulhosos de terem seu projeto selecionado e agora podemos contar com esses servidores que serão multiplicadores desta importante ferramenta no município” – destaca o prefeito Jaime Cruz.
 
Nesta parceria, a Fundação Toyota apresentou aos participantes as atividades de preservação ambiental que a sua mantenedora realiza em suas unidades. Entre as ações estão: reflorestamento, controle de produtos químicos, reciclagem de lixo, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.
 
O projeto apresentado por VINHEDO envolveu as Secretarias de Fazenda e Meio Ambiente e Urbanismo. O trabalho foi realizado no prédio da Secretaria da Fazenda e Meio Ambiente. Com os estudos e análises realizados, percebeu-se que no período noturno e aos finais de semana havia um crítico gasto de água. Após esta observação, o Departamento de Controle de Perdas da autarquia Sanebavi foi acionado. A partir de então, identificou-se um vazamento no subsolo do prédio e uma vez solucionado este problema, o ponto crítico foi o acionamento da descarga com a descoberta de um novo vazamento na válvula. As regulagens necessárias foram feitas e resultou em uma redução de aproximadamente 93%, reduzindo o consumo de 149 mno mês de junho para 9 mno mês de agosto.
 
FUNDAÇÃO TOYOTA
 
Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil. O projeto Ambientação permitiu uma economia de 698 milhões de litros de água nos últimos oito anos nas cidades do interior de São Paulo com a boa gestão dos recursos naturais. O dado faz parte de um estudo elaborado por meio de uma parceria entre a Fundação Toyota do Brasil e a Fundação Espaço ECO®, que com base na metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), avaliou 29 trabalhos entre 2010 e 2018 do projeto Ambientação, desenvolvidos pelo braço social da montadora.
468 ad