VINHEDO ‘Museu Adélio Sarro’ realiza workshop e recebe visita de autoridades vinhedenses

Com inauguração prevista para este ano de 2018, o Museu Internacional Adélio Sarro, que fica na Rua Ursa Maior, no bairro Morada da Lua, em VINHEDO, realizou nesta semana, workshops (oficinas) de artes plásticas ministrados pelo próprio artista Sarro para crianças do 6º ano da ‘EMEF Profa Odíla Maia Rocha Brito’, de Campinas, e que contou com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo de VINHEDO, a vice prefeita Claudineia Vendemiatti, do diretor de Cultura, Fábio Cuono, do chefe de Gabinete, Felipe Xavier, e diversos artistas da cidade.
A atividade foi agendada pelo professor de artes da escola Odila Maia, Bruno Penteado, com o objetivo de promover uma interface entre alunos da escola e o artista Adelio Sarro que além de demonstração prática de sua arte, também fala de sua vivência como artista plástico internacional com trabalhos espalhados pelo planeta, muitos dos quais objeto de prêmios e homenagens.
Adélio Sarro, pintor e escultor nasceu em 1950 em Andradina (SP), Brasil. Após o ano 1972, Sarro apresenta as suas obras em muitas exposições individuais, em excelentes Galerias e Centros Culturais em todo o Brasil. Ele participou também regularmente em grandes eventos culturais internacionais. Com recursos próprios, o artista está em fase de conclusão das obras Instituto e Museu Internacional Adelio Sarro, com o objetivo de expor de forma permanente suas obras e atrair para a cidade a exposição de trabalhos de artistas do mundo todo.
Adelio Sarro tem obras expostas ao redor do mundo, em países como Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Cingapura, Eslováquia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Nicarágua, Noruega, Portugal, Rússia, Suíça entre outros.
Os trabalhos do artista se dividem entre esculturas em concreto, pinturas e vitrais, sendo mais de 130 destes expostos em praças públicas no Brasil e no exterior. Entre suas principais obras, estão os 15 painéis de 4 x 4 metros e quatro relevos de mais de sete metros de altura instalados na Basílica de São Pedro, em Aparecida, a maior igreja de toda América Latina.
Em VINHEDO há seis anos, Sarro decidiu instalar seus Instituto Internacional na cidade, a fim de ajudar a desenvolver e divulgar as artes na região. Conversando com a reportagem da FOLHA NOTÍCIAS, Adélio Sarro comentou a importância de retomar o contato das crianças com arte:
“Precisamos fazer isso hoje porque abandonaram as artes e a cultura e deixaram as crianças sem acesso a essas atividades abrindo o caminho para que mergulhassem nas drogas, enquanto que a arte e a cultura deixam as crianças mais tranquilas e mais conscientes com a realidade em volta”.
“Depois da inauguração, que deve ser em maio, só o dia não está definido, queremos fazer workshops mensais com alunos das escolas de VINHEDO e de outros municípios. O Instituto vai estar aberto para artistas que queiram ocupar o espaço, mas com o compromisso de fazer um workshop com a sua especialidade artística e cultural. Vamos abrir para poesia, música, literatura, dança, teatro, fotografia, cinema, todas as linguagens artistas serão contempladas, mas para isso precisamos buscar parceiros para dar sustentabilidade a essas”, lembra Sarro.
“Aqui é um museu que pretende movimentar e integrar as linguagens artísticas de modo dinâmico. É um museu de arte de todos os tempos, do clássico ao moderno, para todas as artes. Sendo arte de qualidade, está aberto o espaço”, garante Adélio Sarro.
Para a secretária da Cultura e Turismo, Neia Vendemiatti, o espaço do museu poderá ser integrado aos espaços de arte da cidade, principalmente no tocante à realização de oficinas com os alunos das escolas da rede municipal de VINHEDO. Encantado com o local, o diretor de Cultura, Fabio Cuono também pensa em utilizar o espaço do Museu Adelio Sarro para a realização de atividades culturais e artísticas com os talentos da cidade.

Sarro é recepcionado pelo prefeito Jaime e vice prefeita Neia

VISITA AO PREFEITO

No final da tarde de quarta-feira, 14, o renomado artista plástico Adélio Sarro, esteve na Prefeitura de VINHEDO em visita ao prefeito Jaime Cruz. A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo da cidade, Claudinéia Vendemiatti Serafim, participou do encontro. “VINHEDO se orgulha de Adélio Sarro, que escolheu a cidade para construir o seu museu. Ele já contribui e com certeza contribuirá muito mais com a Cultura de Vinhedo, ajudando a elevar o nome do município não somente no Brasil, mas no mundo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

 

 

 

 

 

Vice prefeita Neia e diretores de Cultura de VINHEDO, prestigiam museu a ser inaugurado

O artista Adelio Sarro em ‘honrada’ aula de pintura

468 ad