VINHEDO: Mutirão da Operação Mãos à Obra vai ao Centro, Jardim Nova Canudos e Vila Lorenzon

Prestes a completar dois meses de atuação, a ‘Operação Mãos à Obra’, realizada pela Prefeitura de VINHEDO, com o envolvimento de diversas secretarias e serviços por meio de um mutirão, entra em uma nova fase nesta segunda-feira, 3, a sexta, 7, quando os trabalhos se concentram no Jardim Nova Canudos, no Centro e na Vila Lorenzon.
“Os moradores do Centro e desses bairros podem aproveitar o final de semana para se desfazer de entulhos que estão no quintal, de móveis velhos, restos de obra, poda de jardim, enfim, tudo aquilo que não tem serventia, pois nossas equipes vão passar recolhendo a partir de segunda-feira”, recomendou o prefeito Jaime Cruz.
Durante a Mãos à Obra, é feito o recolhimento de entulhos, tais como podas, mato, móveis e outros utensílios descartados, restos de obra (que devem ser dispensados em pequena quantidade), entre outros. A orientação é para que os moradores se programem conforme o cronograma divulgado pela Prefeitura.
Também durante os trabalhos, são feitas a pintura de guias, limpeza do mato das calçadas e das sarjetas e a roçagem dos terrenos da Prefeitura, bem como a limpeza das praças. Nos locais em que for necessário, será feita a operação tapa-buracos pelas vias. No caso de terrenos particulares que eventualmente estiverem com mato alto, a Prefeitura fará a notificação e, se a solicitação não for atendida, a Administração Municipal fará a limpeza e emitirá a cobrança, conforme previsto em legislação. Além do pessoal e equipamentos da Secretaria de Serviços Municipais, a operação conta com suporte também de servidores da Sanebavi, verificando eventuais vazamentos e outros reparos que são de responsabilidade da autarquia.
Uma equipe da Secretaria de Saúde acompanha a Operação Mãos à Obra, levando ações de conscientização a respeito das formas de se prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, responsável por diversas doenças, entre elas, a dengue.
Em paralelo, a Secretaria de Educação faz uma ação com os alunos da Rede Municipal sobre a operação, para que eles possam levar as informações para seus pais, como multiplicadores, e também a conscientização sobre práticas corretas tendo em vista a preservação e o cuidado com o meio ambiente.

LIXO ELETRÔNICO
Durante o período de vigência da Operação Mãos à Obra, que vai até 12 de setembro, as escolas municipais servirão como ponto de coleta de lixo eletrônico, tais como computadores que não funcionam mais, entre outros, numa ação conjunta entre as secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo e de Educação. O material recolhido será coletado e terá uma destinação ambientalmente adequada.

TROCA DE LÂMPADAS
Conforme determinado pela ANEEL, a Prefeitura de VINHEDO é responsável há algum tempo pela troca das lâmpadas em vias públicas da cidade. Desde a determinação, a Administração vem fazendo esse serviço com uma equipe própria. Em média, 25 lâmpadas se queimam por dia nas vias públicas de VINHEDO.
No segundo semestre, durante a segunda fase da Operação Mãos à Obra, esse trabalho será intensificado para que haja a reposição completa em todos os bairros da cidade. Para tanto, a Prefeitura já está providenciando uma licitação para a compra de lâmpadas em quantidade suficiente para esse trabalho.

468 ad