VINHEDO: Na 57ª Festa da Uva tem exposição que retrata VINHEDO desde o período pré-Rocinha
Durante a 57ª Festa da Uva e 9ª Festa do Vinho, a Prefeitura de VINHEDO promove a exposição “Um Tempo de Sempre”, que pode ser vista até este domingo, 24, no Ginásio Antônio Elias, no interior do Parque Municipal Jayme Ferragut. São 60 fotos de formato 60×80 formando uma linha do tempo que conta a história do município. ”Essa exposição faz parte das comemorações dos 70 anos de VINHEDO e conta, de forma brilhante, grande parte da nossa história. É uma forma de trazermos as nossas memórias para as atuais gerações, para que entendam de que forma Vinhedo se tornou o que é hoje”, destacou o secretário de Educação de VINHEDO, Gilberto Lorenzon, que também responde por Cultura e que é professor de História.
A exposição “Um Tempo de Sempre” é uma amostra do livro “De Rocinha a VINHEDO – A Transformação da Terra da Uva”, cujo lançamento está previsto para abril, quando VINHEDO celebra 70 anos. O livro está sendo escrito pelo jornalista e professor José Antonio Zechin. A exposição conta com 60 fotos de formato 60×80, formando uma linha do tempo que conta a história de VINHEDO, juntamente com a fauna e flora, reunindo três períodos: o primeiro é o pré-Rocinha, que vai de 1600 a 1830, o segundo período é da transição Rocinha-Vinhedo, que vai de 1908 a 1949, e o terceiro período vai de 2019 até o futuro.
O projeto tem um cunho educativo. Depois da Festa da Uva, a exposição será itinerante, levando conhecimento para as escolas por meio de palestras com o escritor José Antonio Zechin e o pintor naturalista Tomas Sigrist. Também serão distribuídas cartilhas aos alunos das escolas públicas. A exposição tem o objetivo de passar a ideia de sustentabilidade, de que a mesma fauna e flora que havia no período Rocinha, ainda está presente nos dias atuais, mesmo diante de tantas mudanças e construções.

















