VINHEDO: Nas eleições da OAB, Dr. Ricardo Barbosa é o candidato para representar a região em conselho estadual
A FOLHA NOTÍCIAS, praticamente na véspera da eleição da nova diretoria que comandará entre 2019 e 2021 a 166ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abrangência VINHEDO e LOUVEIRA, que será realizada nesta quinta-feira (29), das 9h às 17h, esteve no gabinete do renomado advogado vinhedense, Dr. Ricardo Barbosa, único representante da região que já teve assento no Conselho Estadual da OAB de São Paulo, e que gentilmente recebeu a reportagem para explicar o porquê de sua nova investidura para ocupar, pela terceira vez, uma cadeira, no referido Conselho. As eleições da OAB acontecem em todo Brasil.
Dr. Ricardo também comentou sobre os candidatos à presidência da Subseção VINHEDO/LOUVEIRA, que pela primeira vez terá três grupos concorrendo no pleito: Sandra Regina Rossi Monteiro (chapa 1 – ‘OAB – Presença e Trabalho’), Almir Ventura Lima (chapa 2 – ‘OAB Forte e Atuante’) e Valter Martinho Zuccaro (chapa 3 – ‘Renovação’).
Ricardo apoia a chapa 2, de Almir Ventura, e contou o porque destas decisões em entrevista exclusiva:
FOLHA NOTÍCIAS (FN) – Dr. Ricardo Barbosa, o que o levou a participar de uma nova eleição para o Conselho Estadual da OAB-SP?
Ricardo Barbosa (RB) – Tenho uma história de anos atuando na advocacia e na política classista da OAB de São Paulo. Com 29 anos, em 2003, fui eleito o mais jovem presidente de subseção do Estado de São Paulo. Fui presidente da Subseção de VINHEDO/LOUVEIRA de 2004 a 2006 e reeleito de 2007 a 2009. Isso graças ao um grupo fantástico que me ajudou muito. Depois pleiteamos uma cadeira no Conselho Estadual da OAB, o que era muito difícil na época. Eu participei como convidado de uma chapa encabeçada pelo presidente do conselho na época, Dr. Luiz Borges D´Urso, que venceu o pleito e me tornei conselheiro estadual de 2010 a 2012. E fui novamente eleito como conselheiro estadual como convidado da chapa encabeçada pelo atual presidente, Dr. Marcos da Costa, isso de 2013 a 2015, portanto, fui conselheiro estadual por duas vezes.
FOLHA NOTÍCIAS – E o que levou a participar de mais uma eleição para o Conselho Estadual da OAB?
Ricardo Barbosa – Nestes 15 anos é a primeira vez que fiquei sem um cargo na OAB estadual. Não estava pensando em me candidatar, mas recebi uma ligação do grande advogado criminalista, Dr. Sergei Cobra, que me convidou para participar do pleito na chapa 16 “OAB pra você” concorrendo ao Conselho Estadual. Então pensei, como uma pessoa de minha posição pode ficar a favor de uma gestão da Ordem que tenta o seu terceiro mandato consecutivo? Não posso, porque essa continuidade é muito ruim, muito perniciosa. Não posso concordar com isso.
FOLHA NOTÍCIAS – Mas na OAB não tem limite de mandatos. Como evitar essa tendência muito recorrente à continuidade?
Ricardo Barbosa – A principal bandeira da chapa 16 é “devolver” a entidade aos advogados, para que se sintam, de fato, representados. Porque a OAB está desvalida, financeiramente enfraquecida, perdeu o seu protagonismo, como já teve em várias ocasiões do passado.
FOLHA NOTÍCIAS – Por que isso aconteceu?
Ricardo Barbosa – A OAB se encolheu, perdeu muito querendo atuar em muitas áreas ao mesmo tempo. A OAB é muito mais que um órgão de defesa da classe dos advogados e advogadas, mas também de defesa da Constituição, da Democracia, do Direito, prima pelos valores básicos da sociedade, está na lei, lei federal.
FOLHA NOTÍCIAS – A OAB já teve grandes líderes no passado. E agora?
Ricardo Barbosa – A OAB está inerte com relação a esse escândalo desse aumento dado ao STF (Superior Tribunal Federal). Depois vão querer modificar a previdência para a coitada da Dona Maria, Cadê a OAB? Cadê a OAB? Cadê a OAB falando sobre isso? Ou vamos ter que fechar o olho com relação ao regime geral da aposentadoria, do pequeno funcionário, do pequeno aposentado que está na base, quando o problema está nos marajás que ganham fortunas no serviço público. Está no Judiciário, que precisa me apresentar qual é o princípio de moralidade do STF ao aprovar esse aumento escandaloso. Pode até ser um aumento legal, mas é imoral!
FOLHA NOTÍCIAS – O STF está muito político?
Ricardo Barbosa – Sim, muito político, e assim está se distanciando do judiciário. Portanto, a OAB deve ser suprapartidária, se a lei está ruim, vamos lutar para modificá-la. O resultado é que hoje os advogados e advogadas não se sentem representados pela OAB. Tivemos uma advogada presa no Rio de Janeiro no exercício de sua profissão, e um advogado em ITATIBA que sofreu agressão de um juiz. Como podemos aceitar isso? Advogado ter que ser revistado para entrar no Fórum?Nós somos operadores do direito como o juiz e o promotor. Por que não basta ao advogado mostrar a sua credencial? Qual a retaguarda em defesa das prerrogativas dos advogados e advogadas? E a OAB fica caladinha diante desses absurdos!
FOLHA NOTÍCIAS – Como chegou a esse ponto?
Ricardo Barbosa – A culpa é da OAB pelas mazelas que os advogados e advogadas estão sofrendo. A OAB se enfraqueceu por causa dos dirigentes, menos holofotes e mais ação. A administração atual da OAB está muito distante do trabalho de advogados e advogadas. Essa realidade acarpetada com ar condicionado não é a realidade verdadeira.
FOLHA NOTÍCIAS – E os advogados e advogados, o que pensam de tudo isso?
Ricardo Barbosa – Temos uma grande quantidade advogados que não advogam porque perderam o orgulho de ser advogado ou advogada, o amor pela sua profissão. Esquecem que o advogado é a voz da esperança para o seu cliente. Que pertence a uma entidade lutadora que junto com a ABI (Associação Brasileira de Imprensa) encetaram grandes lutas, o jornalismo e a advocacia sempre andaram juntos.
FOLHA NOTÍCIAS – Mas tem a questão ideológica. Como se pautar diante dela?
Ricardo Barbosa – A OAB não tem que se preocupar se vai agradar ou desagradar quem quer que seja. Ela tem que tomar decisão em torno do que está certo, legal, não pode ser política partidária, não pode ter cor. O líder da OAB tem que ser forte, se posicionar, e não se satisfazer apenas em ter seu nome e foto nos jornais e TVs.
FOLHA NOTÍCIAS – Qual a sua posição com relação às eleições desta quinta-feira?
Ricardo Barbosa – A política, partidária ou classista, não está acima dos meus valores, dos quais não abro mão. E não faço oposição por oposição, de só ver coisas ruins no outro, na gestão do outro. Com relação à subseção de VINHEDO/LOUVEIRA eu acredito que já dei a minha contribuição, tem muitas pessoas iguais ou melhores que eu à disposição para também contribuir com o sucesso da subseção. Então, peço aos advogados e advogadas, que votem com a máxima consciência e não apóiem o continuísmo, como foi quebrado agora no Brasil depois de quase 30 anos de continuísmo. Peço que acreditem em Almir Ventura porque é, disparado, o melhor para gerir a nossa subseção e conseguir a subseção de LOUVEIRA, que está na pauta do candidato e na minha também, caso seja eleito conselheiro estadual. Acredito que faltou a realização de um debate com os candidatos protagonizado pela FOLHA NOTÍCIAS, com sua coragem de migrar do papel para o formato eletrônico e que tem logrado sucesso. Muito obrigado pela oportunidade, e agradeço a todos que estão me apoiando.