VINHEDO: Nova Santa Casa é a ‘menina-dos-olhos’ do prefeito Jaime Cruz
Em pouco mais de dois anos no comando de uma das cidades mais festejadas do interior paulista pelos seus elevados índices de desenvolvimento, o prefeito Jaime Cruz (PSDB) se prepara para entrar em uma nova etapa da sua Administração, agora conciliando a função de prefeito com a de pré-candidato à reeleição no próximo semestre. Dono de um estilo conciliador e mais próximo da população, Jaime teve dias movimentados e intensos nestes primeiros meses do ano, com o anúncio de várias obras, visitas técnicas em obras que estão em andamento e nas entregas de equipamentos e serviços públicos aos vinhedenses. Mas não esconde: a recuperação e entrega de uma Nova Santa Casa à cidade é a sua ‘menina-dos-olhos’ entre os seus principais projetos e desafios enfrentados durante sua Administração. Nesta entrevista exclusiva à FOLHA, o prefeito vinhedense fala de suas realizações e afirma que a cidade não pode parar: “Mesmo com as crises econômica e política que se abateram sobre país, não podemos parar. Quando as coisas começarem a andar nos eixos novamente, VINHEDO estará pronta para seguir adiante, porque vamos continuar fazendo o que é necessário”, garante.
FOLHA NOTÍCIAS (FN): Estes seis primeiros meses foram intensos, com o anúncio de várias obras, outras que estão em andamento e a entrega de outras tantas. Há uma pressa em fazer, anunciar tudo antes do início do período eleitoral em agosto?
Jaime Cruz (JC): É natural este pensamento, até porque eu mesmo fico impressionado com a quantidade de obras e ações que realizamos desde quando assumi a Prefeitura em abril de 2014. Portanto, estou como prefeito há pouco mais de 2 anos apenas e essas obras que estão sendo entregues e outras iniciadas fazem parte do projeto social que estipulamos quando assumimos a Prefeitura e, assim, não estão atreladas a questões eleitorais, mas sim ao compromisso que temos de realizar e entregar obras e serviços públicos de qualidade ao povo de Vinhedo.
(FN) Dentre as obras recentes, quais as que o sr. destacaria no cenário como as mais importantes para a população no momento?
(JC): A entrega da Nova Santa Casa de Vinhedo, de fato, foi uma conquista importante e definitiva para o povo vinhedense. Mais do que uma obra física, com ampliação dos novos leitos de UTI, de 6 para 11, totalmente renovados, além do novo Centro Cirúrgico, de 3 para 5 novas salas; da nova Ala de Maternidade; da entrega de mais 14 novos leitos hospitalares, enfim, o que se determina com a Nova Santa Casa de Vinhedo é um novo modelo de gestão, que está sustentado na retomada da credibilidade do hospital, com um plano de metas e ações, e a excelência na qualidade da prestação dos serviços de saúde sem distinção para SUS, plano de saúde e particular.
Ainda estamos com obras importantes na área de Saneamento Básico, como a construção da maior Estação de Tratamento de Água de Vinhedo, a ETA 3 Capivari; investimentos em redes de esgotos nos bairros Altos do Morumbi (concluídos); Colinas de São Diego e Vila Fontaine (em andamento), além das redes de água e esgoto no Distrito Industrial, e na semana passada entregamos a ampliação, para testes, da ETE Capivari.
Outra obra importante que estaremos entregando na semana que vem é o novo Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela, que irá disponibilizar acesso fácil e rápido dos serviços que a Prefeitura oferece no Centro também na região da Capela. Também na próxima semana, entregamos o novo Laboratório Municipal e a nova Central 192, importantes investimentos também na área da Saúde. Enfim, são muitas obras importantes para a população da cidade.
No sábado agora, vamos entregar a ampliação do Quero Vida, importante projeto de acolhimento social e de atendimento, também, na área da saúde, aos idosos de Vinhedo.
(FN): Que outras obras serão ainda anunciadas até o final deste mês? O que vem pela frente?
(JC): Estaremos finalizando a nova quadra poliesportiva, com academia ao ar livre e playground, na região do bairro Nova Canudos. Também iniciamos a construção de um novo Centro de Educação Infantil (creche) no Vida Nova 3; iniciamos os trabalhos de construção de um novo Centro Poliesportivo no Altos do Morumbi; estamos trabalhando em melhorias na praça Aurora Sudário; vamos entregar nesta segunda-feira, 27, na Santa Casa, a nova Central de Materiais. Também estamos finalizando mais uma entrega, a 18ª, de quadra coberta, desta vez no CEI Monteiro Lobato. Temos ainda trabalhado na retomada da obra da nova ponte da Vila Santana, após readequações no projeto. Também iniciamos as obras do Novo Parque da Capela e, ainda na Capela, devemos iniciar nos próximos dias as obras da nova pista de skate.
(FN): A Santa Casa está da maneira como o sr. sonhou que seria?
(JC): O sonho se tornou realidade graças a duas palavras ‘mágicas’: trabalho e vontade política. A Nova Santa Casa de Vinhedo é um patrimônio do povo vinhedense e cumprimos com nossa obrigação de devolver ao povo de Vinhedo um hospital de qualidade, excelência e atendimento 24 horas. Um sonho que se concretizou e que, dentro do Plano Diretor estipulado no hospital, irá permitir o cumprimento das metas e ações determinadas para os próximos anos.
(FN): A Santa Casa caminha efetivamente para a sua autossuficiência administrativa-financeira?
(JC): O novo modelo de gestão que foi construído, sustentado em metas e ações, já retoma a credibilidade do hospital junto aos empresários e planos de saúde. E com certeza, a Prefeitura comprando os serviços do hospital para atendimento da população via SUS, e o apoio da iniciativa privada, dentro de uma gestão profissional e capacitada, chegaremos ao caminho da autossuficiência.
(FN): Depois de uma árdua ‘guerra’ de mais de dois anos a Santa Casa, patrimônio dos vinhedenses, está em pleno funcionamento. Qual a sensação em relação a esse feito?
(JC): Dever cumprido. Como gestor público, tenho a missão de trazer realizações e obras importantes para o nosso povo, e assim estamos trabalhando. A Santa Casa é um marco e exemplo disso.
(FN): O Novo Parque da Capela promete ter um grande impacto enquanto área de lazer para a comunidade do maior bairro de VINHEDO. Fale um pouco sobre esse projeto.
(JC): O Novo Parque da Capela será um dos ‘pulmões’ de Vinhedo. É um projeto arrojado, ao lado do Rio Capivari, que irá proporcionar, de um lado, um investimento ambiental de impacto para a saúde da nossa gente e, do outro, um centro de lazer e convivência para toda a família vinhedense, em especial os moradores da região da Capela. Sem dúvida, este Parque vai valorizar ainda mais a região capelense.
(FN): A Prefeitura recebeu a apresentação de um projeto de parque que colocaria equipamentos inclusivos ao lado de brinquedos comuns, para que crianças com ou sem necessidades especiais possam se divertir juntas. Quais as chances da cidade conseguir implantar parques dessa natureza?
(JC): Estamos trabalhando para isso. Temos realizado obras importantes no quesito de acessibilidade e, ainda, projetos sociais de inclusão na área da educação. O ser humano, já dissemos, é o centro das nossas atenções e, assim, o respeito a todos deve ser mais do que dito, comprovado. E essa ação, até inédita em nossa região, com certeza trará para Vinhedo mais um ganho social, em parceria com nossas entidades assistenciais, como o Ceivi.
(FN): Mesmo neste período de crise, a interligação entre Vinhedo e Valinhos pelo prolongamento da Joaquim Alves finalmente saiu do papel. Qual a importância desta obra?
(JC): Estamos dentro de uma região metropolitana, e Valinhos e Vinhedo, como cidades vizinhas e irmãs, vivem diariamente os aspectos inerentes às regiões metropolitanas. O trânsito é um exemplo disso. A interligação é um sonho antigo que, felizmente, eu e o prefeito Clayton Machado trabalhamos para que essa realização, finalmente, acontecesse e, muito em breve, seja uma obra importante de mobilidade urbana a ser entregue aos moradores das duas cidades.
(FN): O Viveiro de Mudas Municipal foi recentemente inaugurado. Ouvi dizer que era uma de suas promessas quando assumiu o cargo de chefe do Executivo, quando ainda estava no PV. Qual o impacto deste equipamento público para a população?
(JC): Sem dúvida. Vinhedo é um Município Verde-Azul, reconhecido pelos investimentos na área ambiental. E esta nossa promessa do Viveiro de Mudas, entregue na semana passada, é comprovação de que caminhamos, ainda mais, para preservar o Verde de Vinhedo em sintonia com o desenvolvimento sustentável da cidade.
(FN): Qual a visão de planejamento para a cidade neste momento da história da cidade e do país? Como garantir que o município continue andando apesar da crise política e econômica?
(JC): Com trabalho, planejamento e gestão eficiente. Não podemos permitir que as dificuldades e adversidades num momento delicado do nosso país afete a qualidade dos serviços públicos do povo vinhedense. E estamos atentos e com ações efetivas para que Vinhedo não pare, pelo contrário, com diversas obras realizadas e outras em andamento, sempre de olho nas necessidades e benefícios da população. Já determinamos, ainda no ano passado, cortes nos gastos públicos; reduzi o próprio salário e dos secretários e cortamos até o carro oficial do Gabinete, entre outras ações.
(FN): A partir de agosto o sr. entra em uma nova fase, efetivamente administrando a cidade e também em campanha eleitoral para a reeleição. Que postura o sr. pretende adotar para garantir um bom desempenho em ambas as posições?
(JC): Tenho um compromisso como prefeito de Vinhedo, e as obras que citamos é exemplo da seriedade e respeito que temos com a confiança a nós depositada pelo povo de Vinhedo. Como pré-candidato à reeleição vou apresentar as propostas de governo em sintonia com o que sou e com o que fizemos pela cidade, sempre com total respeito as questões legais que imperam neste período.