VINHEDO: Novas mudanças no trânsito de Vinhedo
Autorizadas pelo prefeito Jaime Cruz, através da Secretaria de Transporte e Defesa Social, diversas alterações irão modificar bastante a mobilidade de VINHEDO. As novidades passarão a vigorar dentro de 15 dias, tempo necessário para a viabilização de faixas no Centro orientando os motoristas sobre as mudanças antes mesmo das sinalizações horizontal e vertical e seguindo as novas regras que serão adotadas ao tráfego de veículos na região central da cidade. Uma das mais importantes vias de VINHEDO, a Rua Nove de Julho sofrerá uma alteração radical passando a ter a sua mão de circulação totalmente invertida descendo desde a Rua João Pinheiro em direção à Rua Jundiaí sentido VALINHOS. Em virtude da mudança, a Rua Jundiaí ganhará o sentido único em mais um trecho, compreendido entre a Rua Nove de Julho voltando em direção à Rua Humberto Pescarini.
MOBILIDADE URBANA
As alterações fazem parte da segunda fase de mudanças no trânsito nas principais vias da cidade. O plano de mobilidade urbana contempla agora as ruas da região central, com objetivo de conferir mais fluidez e segurança ao tráfego da malha viária municipal.
“Estas melhorias proporcionarão inúmeros benefícios aos vinhedenses, que ganharão melhor fluidez no trânsito pelo projeto de mobilidade urbana, sem falar das ações que divulgamos recentemente para o transporte coletivo, como o bilhete único a ser implantado nos próximos meses em VINHEDO“, comemora Jaime Cruz.
A Rua Manoel Matheus passará a ter sentido único de circulação da Rua Humberto Pescarini em direção à Rua Dr. Anésio Augusto do Amaral e a Rua João Corazzari terá sentido único no trecho compreendido entre a Rua Santa Cruz e a Rua Fernando Costa. Mas da Rua Fernando Costa até a Monteiro de Barros, não haverá mudanças, o sentido continua o mesmo.
Na Rua Humberto Pescarini, a mão única será instituída pela Prefeitura no trecho entre o Largo Monsenhor Favorino (Matriz de Sant´Anna) em direção à Rua dos Vereadores, na Vila Planalto. O sentido para circulação de veículos continua duplo do trecho entre o Largo Monsenhor até a Rua Aníbal Lélis de Miranda.
A Rua Fernando Costa também terá o sentido único invertido, da Rua Aníbal Lélis de Miranda em direção à Rua Riachuelo; enquanto que a Rua Riachuelo ganhará como mão única de circulação o sentido que vai da Rua Humberto Pescarini em direção à Rua João Pinheiro.
Outra mudança anunciada irá ocorrer na Rua 24 de Outubro, que terá seu sentido alterado entre a Rua João Corazzari até a Rua Aníbal Lélis de Miranda.
A Rua das Figueiras também mudará e terá a mão invertida sentido Centro-Bairro, do trecho entre a Rua 24 de outubro até a Rua Antônio Barbosa.
Já a Rua das Palmeiras, na Vila Planalto, passará a ter sentido único para circulação de veículos, sentido Centro, da Rua João Pescarini até a Rua Riachuelo.
ANEL VIÁRIO
A proposta, segundo o secretário da pasta, Toninho Falsarella, é construir um anel viário entre as ruas do Centro e importantes vias da cidade, facilitando inclusive o tráfego dos veículos para os motoristas que circulam pelas ruas do Portal. Segundo ele, o motorista que chega a VINHEDO pelo Portal seguirá pela Rua Rosa Zanetti Ferragut, passará pela Rua Riachuelo, irá descer a Rua Nove de Julho, seguindo pela Avenida Benedito Storani até a Estrada da Boiada e retorno ao Portal.
ÔNIBUS NA VILA PLANALTO
Com as mudanças no trânsito nas ruas do Centro a população também observará melhorias no transporte coletivo urbano. Os ônibus começarão a circular pela Vila Planalto, beneficiando os moradores do bairro e também da Vila Gallo e Vila Cascais.
O ônibus coletivo que trafegar pela Avenida Independência sentido Centro seguirá pela Rua das Palmeiras, passará pela Rua Fernando Costa, até a Rua Riachuelo, e seguindo pelo itinerário de cada linha. Com a alteração, as linhas do transporte coletivo (veja relação abaixo) deixarão de trafegar pela Rua Salvador Rotella, Rua Manoel Matheus e trecho da Rua Humberto Pescarini.
Antes da alteração no trajeto das linhas do transporte coletivo avisos serão colocados nos pontos de ônibus e nos veículos, segundo o departamento de trânsito da Secretaria de Transporte e Defesa Social. Novos pontos de parada para embarque e desembarque de passageiros também serão definidos.
BILHETE ÚNICO
O prefeito Jaime Cruz também anunciou um pacote de melhorias no transporte coletivo municipal, o que inclui um novo ponto de recarga do vale transporte na Rodoviária da Capela; aumento de 1 micro-ônibus para a região da Capela, em locais que os ônibus tradicionais têm dificuldade de locomoção; e o mais importante, o início da implantação do tão sonhado e esperado Bilhete Único, que terá 1 hora de duração por trecho de viagem, a ser inaugurado em, aproximadamente, 120 dias, após as ações necessárias para sua efetivação.
O QUE MUDA
As seguintes ruas terão novos fluxos após a mudança de trânsito:
1. Rua Manoel Matheus
2. Rua Humberto Pescarini
3. Rua João Corazzari
4. Rua Fernando Costa
5. Rua Riachuelo
6. Rua Nove de Julho
7. Rua Jundiaí
8. Rua 24 de Outubro
9. Rua Figueiras
10. Rua Palmeiras
Primeira fase – mudanças no Portal
No final do ano passado a Avenida dos Imigrantes e a Rua dos Bem-te-vis, na região do Portal, sofreram alterações não mão de circulação, contemplando novas regras no trânsito e vagas de estacionamento. Também foi feita a abertura de uma nova rotatória no Portal, proporcionando melhorias na região.
Linhas do transporte coletivo que terão o trajeto alterado:
Linhas Municipais:
206 – VINHEDO/LOUVEIRA (Distrito Industrial)
401 – Caixas D´Água 402 – Hopi Hari
403 – João XXIII 404 – Santa Cândida
405 – São Joaquim/Paiol Velho
406 – Capela
407 – Jd. Miriam/Morada da Lua
408 – Ceivi
Linhas intermunicipais – E M T U:
674 – Campinas 685 – VALINHOS/VINHEDO
686 – São Domingos
687 – Aeroporto
687 –Ex–Campo Belo
688 – Campinas Via Anhanguera
689 – Val./Vdo Jd. Miriam
724 – UNICAMP
725 – Vinhedo/Campinas
727 – Shopping Dom Pedro.
A linha circular com destino a Jundiaí também fará o mesmo percurso.