VINHEDO: Novas parcerias no CAPS
O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Saúde irão desenvolver ações conjuntas com objetivo de desenvolver novos projetos no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de VINHEDO. A parceria foi estabelecida esta semana durante encontro entre o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi; a presidente do Fundo, Claudete Palaro; e a coordenadora do CAPS, Josi Terin.
De acordo com o secretário de Saúde, outros projetos começaram a ser elaborados, como a oficina de sabonete, onde os próprios usuários terão a oportunidade de produzir o produto de higiene pessoal, de forma artesanal. “Esta ação poderá, ainda, se tornar, no futuro, uma importante forma de geração de renda para os usuários”, explicou o secretário, em relação a oficina que deverá ser implantada ainda no primeiro semestre deste ano.
Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade serão feitas campanhas e ações para arrecadação de donativos para a realização de atividades nas oficinas de trabalhos manuais, oficina de sabão, projeto horta, com a finalidade dos usuários darem continuidade às atividades de desenvolvimento cognitivo.
O CAPS é uma instituição que visa a reabilitação psíquica em substituição aos hospitais psiquiátricos e de seus métodos no cuidado com as pessoas com transtornos mentais severos. Entre seus principais objetivos está a reintegração social pelo acesso ao trabalho, lazer e atividades que promovam qualidade de vida e saúde aos pacientes.