VINHEDO: Pedalinhos que afundaram na Represa podem ter sido sabotados
Prefeitura de VINHEDO abriu uma sindicância interna para apurar o afundamento de dois pedalinhos, no último domingo, 19, na Represa II. Informações extraoficiais apontam que o acidente pode ter sido resultado de uma sabotagem. Segundo um funcionário, que não quis se identificar, após a retirada dos pedalinhos afundados, foi constatado que os mesmos e outros seis equipamentos que ficavam próximos àqueles que afundaram estavam todos sem a tampa da válvula, por onde teria entrado a água. De acordo com a informações, conduziam os pedalinhos, um senhor e no outro uma senhora com um adolescente. Ninguém ficou ferido no acidente e as vítimas foram retiradas da água com o auxílio de salva-vidas.
Os dois equipamentos envolvidos no caso são do modelo mais antigo, os mais modernos são em forma de cisnes. De acordo ainda com relatos de funcionários que trabalham no local, o incidente passou desapercebido pelos trabalhadores da Represa. Por outro lado, outros depoimentos deram conta de que houve início de alvoroço no momento do ocorrido. A Represa II recebe cerca de 2 mil pessoas nos finais de semana.
Ainda na manhã de segunda-feira, 20, foram retirados do local os pedalinhos mais antigos. O prefeito Jaime Cruz (PV) determinou uma vistoria emergencial em todos os equipamentos e fez uma visita à uma das famílias envolvidas no caso.
Abaixo o texto da nota de esclarecimento na íntegra.
“A Prefeitura, com objetivo de respeitar o ser humano e de tornar transparentes as ações de competência municipal, vem a público esclarecer o incidente ocorrido no último domingo, dia 19, na Represa II.
Dois pedalinhos apresentaram problemas técnicos (ainda a serem identificados) e as pessoas que utilizavam os brinquedos tiveram que ser retiradas da água, emergencialmente, pela equipe de salva vidas da empresa responsável pela sua operação. Ninguém ficou ferido, graças aos equipamentos de segurança utilizados, como colete salva-vidas.
Ao tornar conhecimento do incidente, na manhã de segunda-feira, dia 20, o prefeito Jaime Cruz convocou uma reunião na Represa II juntamente com representantes da empresa contratada pela operacionalização dos pedalinhos; o secretário de Esporte e Lazer, Gustavo Zampieri (Tubarão) e o secretário de Transporte e Defesa Social, Toninho Falsarella, responsável pela Defesa Civil de Vinhedo.
Na visita ao local o prefeito solicitou a abertura de processo administrativo para verificar as responsabilidades do incidente e ordenou a realização de uma vistoria emergencial, em todos os pedalinhos para que, através de laudo, seja comprovada a segurança dos equipamentos e dos brinquedos para uso público. Além disso, após identificar uma das famílias envolvidas no incidente, o prefeito Jaime Cruz fez questão de procurá-la, em sua residência, para pedir desculpas em nome da Prefeitura e falar sobre as medidas que já estão sendo tomadas pela Administração Municipal.”
PEDALINHOS
Desde que retornaram para o lazer da população no dia 3 de março de 2012, na Represa II, os pedalinhos se transformaram em mais opção de lazer para o vinhedense. Os equipamentos são do tipo cisne (além dos antigos), feitos em resina de poliéster e reforçados com fibra de vidro, na cor branca. O equipamento tem dois pares de pedais, para piloto e passageiro, volante em fibra de vidro e capacidade para levar duas pessoas e uma criança pequena (capacidade máxima de 200kg). Cada passeio tem a duração máxima de 20 minutos e o horário de funcionamento é das 11h às 17h. O serviço de pedalinhos funciona aos finais de semana na Represa II de forma gratuita.
REPRESA II
Conhecida como Represa II, a Represa João Gasparini foi inaugurada em 1982, pelo ex-prefeito José Gasparini, e é o principal ponto turístico de VINHEDO. Tem uma área verde com fonte natural de água, quadra desportiva, locais para caminhar ou andar de bicicleta, espaço para empinar pipas e realizar churrascos, áreas de descanso, pista de esportes radicais e playground para a criançada. Três vezes por mês a Represa é liberada para pesca para moradores cadastrados na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.