VINHEDO: PM lança sistema DETECTA de integração de dados no município
A Capitã PM Lucimara Godoy Villas Boas, Comandante da Polícia Militar em VINHEDO E VALINHOS, lançou nesta semana, na sede da Associação Comercial e Industrial de VINHEDO (Acivi) o sistema DETECTA,que está sendo implantado pelo Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Polícia Militar da Estado de São Paulo.
INTEGRAÇÃO DE DADOS
O DETECTA é um sistema inteligente que faz a integração de informações de monitoramento com a secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo vindas, sejam do Detran, do Prodesp, e de associações por vídeo monitoramento e fazendo o cruzamento das informações recebidas. Segundo a Capitã PM Lucimara, o sistema é um dos mais modernos do País. “O DETECTA consegue identificar qualquer veículo com informações criminosas assim que passar por uma barreira de câmeras do sistema diagnosticando a situação do veículo que é transmitida para um tipo de ‘tablet’ da viatura mais próxima, de modo a fazer a abordagem do veículo suspeito e dessa forma inibir ainda mais a ocorrência de crimes nas cidades”, explicou.
PRÉ E PÓS CRIME
“A identificação de veículos suspeitos é feita quando passam na barreira de câmeras. Se alguém roubou um veículo, este vai ser logo identificado com sua captura acontecendo de modo mais rápido. O DETECTA atua tanto na elucidação como na denúncia, no sentido de coibir que crimes aconteçam no município. Atua tanto no pós crime como na prevenção”, explica a capitã Lucimara.
BLINDAGEM
Presente ao lançamento, o Coronel Guidi, presidente do Conseg de VINHEDO, confirmou que o DETECTA procura tirar o espaço de carros utilizados em algum tipo de crime. “Em VINHEDO, nós temos 50% dos residenciais horizontais monitorados, queremos levar esse processo para os bairros, ficando a cidade blindada junto com as cidades vizinhas. O DETECTA é uma ferramenta muito importante para diminuir ainda mais os nossos índices de criminalidade, que já são muito baixos. E agora, com essa integração de câmeras em VINHEDO, com sistema da Polícia Militar, mais o da Guarda, nossa cidade vai ser uma das mais monitoradas, em termos de segurança, no Brasil”, acredita.
MÁXIMO DE ADESÃO
Diante do exposto, o presidente da Acivi, Flamarion Polga, disse à reportagem da FOLHA NOTÍCIAS que a associação tem 100% de interesse nesse projeto. “Vamos nos reunir na semana que vem com o presidente da Associação Comercial de Jundiaí que já formulou interesse no projeto. Vamos envolver todas as associações e instituições de VINHEDO, a exemplo da AEVI, AGETUR, AIVI, APROVIN, etc, e vamos trabalhar para obter o máximo de adesão das associações ao projeto”, garante Flamarion Polga.