VINHEDO: Prefeito Jaime Cruz libera calçadão na 9 de julho

Calçadão será em caráter experimental
Em seu programa na Rádio Capela, quinta-feira, 6, o prefeito de VINHEDO, Jaime Cruz, comentou sobre as conversas que vem mantendo com os comerciantes do centro da cidade sobre a possibilidade de se fazer um calçadão ao longo da avenida mais famosa da cidade, a 9 de Julho, devido à dificuldade que os consumidores enfrentam para atravessar de uma lado para outro da via em virtude do tráfego intenso que se forma, principalmente nos dias de sábado.
DESFILE DE CARROS
Segundo os comerciantes, representados pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de VINHEDO (ACIVI), Altir Rosa, as pessoas que estão nos carros dificilmente são compradores, na verdade aproveitam mais para ‘desfilar’ com seus possantes, e se não encontram onde estacionar rapidamente se deslocam para as cidades vizinhas que possuem vários shoppings confortáveis onde poderão fazer as suas compras. “Precisamos contemplar quem dá preferência ao comércio local, e precisa de espaço, de conforto, de liberdade de ir e vir. Para o cliente que usa o carro e quer comprar na cidade, agora temos novas vagas de estacionamento que irão atender essas pessoas. Com o calçadão não haverá engarrafamento na via atrapalhando quem quer entrar e sair livremente das lojas para fazer suas compras”, avalia Altir.
EXPERIÊNCIA
Jaime Cruz liberou para fazer uma experiência de calçadão na 9 de Julho no próximo dia 15 de novembro, sábado, feriado nacional, para iniciar a experiência que também acontecerá no mês de dezembro. “Vou chamar os comerciantes para fazermos um teste fechando a 9 de julho da 2 de abril à Manoel Matheus. Vai ser sem obras, sem quebrar nada, só para ver como a população se comporta. No calçadão as pessoas vão poder sentar, papear, comer e se divertir com familiares e amigos enquanto define as suas compras. E para isso temos estacionamento suficiente ao redor. Quero ver as pessoas experimentando andar livremente e à vontade pela 9 de julho”, garante Jaime Cruz.
NATAL RECICLADO
Também em sua fala na Rádio Capela Jaime Cruz garantiu que no próximo ano a decoração de Natal será toda feita utilizando material reciclado, mas que uma empresa profissional, especialista nesse tipo de trabalho, será contratada. Para esse ano, por causa de trâmites burocráticos não houve tempo de se implantar essa ideia, mas que a ACOVEC terá os recursos necessários para investir na decoração que terá como pontos principais o centro da cidade, com a tradicional festa na Praça Santana, na Capela, na Praça Aurora Sudário, e no João XXIII e em Nova VINHEDO.
OUTRO LADO
A reportagem da FOLHA NOTÍCIAS também conversou com Rubens Nunes, presidente da Câmara Municipal, que além de comerciante no centro é dirigente da ACIVI, e o mesmo se mostrou contrário à implantação de um calçadão na avenida 9 de Julho. “Acho ainda muito cedo termos um calçadão no centro da cidade. VINHEDO ainda não está preparada para este tipo de experiência. O tema é muito complexo, são muitas variáveis para serem levadas em consideração, e os comerciantes ainda não conseguem definir uma posição sobre a proposta de calçadão. Não é para agora, é a minha opinião”, acredita.