VINHEDO: Prefeito Jaime Cruz sugere ao Conselho de Desenvolvimento da RMC ativar a Câmara Temática de Tecnologia
O prefeito Jaime Cruz sugeriu ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) ativar a Câmara Temática de Tecnologia. Foi durante o encontro ordinário do órgão, que reúne 20 municípios, realizado na quarta-feira, dia 14, na cidade de VALINHOS. “Muito tem se falado em Cidades Inteligentes. É tema de encontros em diversas regiões, sendo que em alguns tivemos a oportunidade de levar a experiência do trabalho que temos desenvolvido em VINHEDO. É uma ação que começou há aproximadamente 8 anos, e que não se faz da noite para o dia”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
“Nos últimos dois finais de semana, na Unicamp, foi realizado um curso de Smart Cities, de extensão, que reuniu gestores e profissionais de todo o Brasil, momento adequado para avanços técnicos com a gestão municipal”, completou o prefeito. O prefeito lembrou que, por meio de ações como as desenvolvidas em VINHEDO, de Cidade Digital, é possível facilitar não somente a vida dos cidadãos, mas também otimizar a utilização de mão de obra e recursos. Por conta da solicitação do prefeito Jaime Cruz, a Câmara Temática, que já tinha sido criada, será reativada.
Por conta desse trabalho, além de outras ações, VINHEDO é considerada a 1ª cidade mais Tecnológica e Inovadora do Brasil entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes. A constatação é do Ranking da Urban System, divulgado no início de setembro. O resultado compõe o ranking Connected Smart Cities, organizado pela Urban Systems. Também durante o encontro da RMC, foi aprovada a criação de um plano regional de combate às arboviroses. Os municípios receberão equipamentos e recursos financeiros para o desenvolvimento de ações de combate às doenças relacionadas. No caso de Vinhedo, os recursos enviados via Fundocamp serão de R$ 40 mil.