VINHEDO: Prefeitura alerta sobre cuidados para evitar acidentes com escorpiões

A Prefeitura de VINHEDO, por meio do Setor de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria de Saúde, está distribuindo um material informativo com o objetivo de alertar a população com relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com escorpiões. Como medida preventiva, é importante manter limpos os quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais, como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenhas. Ao manusear materiais de construção, a dica é usar luvas de raspa de couro e calçados.

Muros que apresentem vãos e frestas devem ser rebocados. Também é importante vedar soleiras de portas com rolos de areia; usar telas em ralos do chão, pias ou tanques; acondicionar o lixo sempre em recipientes fechados; fazer a roçagem dos terrenos; manter berços e camas afastados das paredes; e examinas calçados, roupas e tolhas antes de usar. Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão, sendo que a gravidade do envenenamento varia de acordo com o local da picada e a sensibilidade da vítima.

EM CASO DE ACIDENTE

No caso de acidentes com animais peçonhentos, como escorpião, a vítima deve ser encaminhada imediatamente para o Serviço de Urgência e Emergência mais próximo para receber atendimento médico. Em VINHEDO, as opções são a Santa Casa, a UPA 24 horas e o PA Capela.

Em 2018, o número de ocorrências ainda é menor que as de 2017. No ano passado, foram registradas 42 notificações relacionadas a escorpiões e 13 acidentes, sendo que neste ano, até novembro, eram 35 notificações com 9 acidentes

468 ad