VINHEDO: Prefeitura e Associação Italiana reinauguram Praça do Imigrante construída e reformada pelo ex-prefeito Zé Gasparini

A Associação Italiana Vinhedense, com o apoio da Prefeitura de VINHEDO, realizou no último dia 21 de Fevereiro, um desfile com a famosa Parada Italiana, que terminou com a reinauguração da Praça do Imigrante Italiano, situada no Portal de VINHEDO, reformada e custeada pelo ex-prefeito José Carlos Gasparini, em parceria público privado. Na oportunidade, os sócios, autoridades e convidados, comemoraram o Dia Nacional do Imigrante Italiano, que ocorre também no dia 21 de fevereiro. “A escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874, a bordo do navio à vapor ‘Sofia’. Este evento ficou marcado como o inicio do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil. A lei nº 11.687, que institui esta homenagem é de 2 de junho de 2008. De acordo com dados do Consulado da Itália no Brasil, estima-se que atualmente existam aproximadamente 30 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras. O Brasil é o maior país com raízes italianas em todo o mundo”, explicou Julliano Gasparini, presidente da Associação Italiana Vinhedense. Na oportunidade, o Monumento do Imigrante ganhou o brasão da Associação Italiana, que representa a colônia italiana, que fundou a cidade no passado. A Associação Italiana Vinhedense é uma das instituições mais antigas em atividade no município e no Estado em atividade, e tem 117 anos de existência.

O ex-prefeito José Carlos Gasparini, o popular ‘Zé Gasparini’, que construiu a Praça e o Monumento em 1983, agradeceu a todos e à Associação Italiana pelo apoio de sempre. Na reinauguração,  Zé Gasparini lembrou das famílias italianas que ajudaram a construir a Praça, o Monumento e o Portal em VINHEDO. “Lembro hoje, de quando coloquei a primeira estaca para demarcar a construção do Portal, e a luta para levantar este nosso símbolo, pois não haviam recursos na Prefeitura para levantar o prédio e fazer a estrutura. Por isso, não podemos esquecer de quem ajudou a fazer tudo isso, na época de minha Administração, entre eles, algumas famílias que tmbém são sócias desta Associação. As famílias José Gasparini e Trevisan venderam um terreno cada, para inteirar nos custos de mão de obra do prédio. Antônio Baccetti e Armando Canella doou todo madeiramento. O gramado todo da Praça e do Portal foi um presente de Dirce e Dirceu Pescarini. A base do asfalto para as ruas do Portal foi pago por Dr. Celso Meirelles. As famílias Capovilla e Ferragut cederam o espaço e seus terrenos na época, para as pistas laterais. As cartolas (barris) que significam o nosso vinho produzido foi entregue por Osvaldo Milanês. A Família Storani ajudou com areia e materiais e família Alcindo Savian com tinta e cimento. A Bandeira, foi iealizada por Mariângela Storani, em concurso que fizemos as escolas de VINHEDO em 1982. Já os quatro pavilhões, foram doados pela Associação Italiana (Bandeira da Itália), Alcar Abrasivos – Kalu Donato (Bandeira  de São Paulo), Espetinho Mimi (Bandeira do Brasil) e Rodão – Gilberto Aschar (Bandeira de VINHEDO). O desenho final do Portal foi do arquiteto italiano trazido por Zupitto Casalena, proprietário do restaurante Roma, em São Paulo, na época, e que amava VINHEDO, como a sua segunda terra Natal. Não me recordo o nome, mas ele ajudou com o design do Portal, colocando os arcos que hoje marcam esta magnifica obra que enfeita a entrada de nossa cidade”, contou Zé Gasparini.

VINHEDO merece este trabalho de preservação histórica dos nossos ancestrais e dos imigrantes que construíram esta cidade feito brilhantemente pela Associação Italiana Vinhedense. Ao Zé Gasparini, um grande prefeito que foi, o agradecimento deste Poder Legislativo, poor ter construído este belo Portal e esta Praça em Homengem aio Imigrante, e agora por ter custeado toda reforma. Todos estão de parabéns!”, afirmou o presidente da Câmara de VINHEDO, o vereador Edu Gelmi, em seu discurso no evento de inauguração.

O prefeito Jaime Cruz participou do evento de entrega do espaço e parabenizou a parceria público privada entre a Prefeitura, Associação Italiana e Zé Gasparini.  ”Faz 145 anos que os italianos chegaram ao Brasil. Eles vieram para o nosso país e contribuíram muito com o nosso desenvolvimento e, também, com a nossa cidade. E agora temos a felicidade de ter esse espaço tão bonito, revitalizado nesta parceria, aqui nesse cartão postal da cidade”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

O evento contou ainda com a presença da vice-prefeita e secretária de Assistência Social e de Habitação da Prefeitura, Claudinéia Vendemiatti Serafim, do presidente da OAB, Almir Ventura, do presidente da Acovec e membro da Aevi, João Cândido, além de secretários e vereadores.

468 ad