VINHEDO: Prefeitura realiza palestras sobre fragilidades e potencialidades do uso do solo para alunos do Ensino Médio
Alunos do ensino médio da Escola Estadual Profª. Maria do Carmo Ricci Von Zuben, em VINHEDO, participaram no mês de setembro de palestras sobre o tema “Fragilidades e Potencialidades do Uso do Solo”, promovidas pela Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. “Pretendemos levar palestras sobre meio ambiente para todas as escolas de ensino médio em VINHEDO para que tenham conhecimento sobre fragilidades e potencialidades do uso do solo. Além da palestra, no próximo dia 27 os alunos irão visitar o Parque Geológico do Varvito, em Itu, área que possui rochas com cerca de 280 milhões de anos. Na prática, os alunos terão a oportunidade de valorizar a importância da conservação do solo ao longo dos anos” – explica o prefeito Jaime Cruz. Durante a palestra, os alunos aprenderam sobre a importância do solo para a produção de alimentos na agricultura e importância da conservação em meio natural para a ciclagem de nutrientes através da matéria orgânica em decomposição.
A palestra também abordou o tema ‘Sequestro de Carbono’, que se caracteriza por um processo de remoção de gás carbônico, ocorrendo principalmente em oceanos, florestas e outros locais onde os organismos por meio de fotossíntese, capturam o carbono e lançam oxigênio na atmosfera. É a captura e estocagem segura de gás carbônico (CO2), que evita sua emissão e permanência na atmosfera terrestre. O desmatamento é um forte “contraventor” do sequestro, pois diminui o efeito deste quando elimina o número de seres fotossintetizantes. As atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis e a utilização de calcário para a produção de cimento, bem como os diferentes usos da terra, associados ao desmatamento e queimada são as principais causas do rápido aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. No entanto, os maiores estoques de carbono não são encontrados na atmosfera, mas sim, no ecossistema terrestre (vegetação + solo).
Sobre as fragilidades foram explanados os danos causados pela poluição do solo, principalmente no que se refere ao descarte inadequado de resíduos sólidos, contaminação em áreas não licenciadas para atividades da indústria, despejo irregular de efluentes, e esgotos sem o devido tratamento. As principais consequências negativas também foram abordadas, como o processo de erosão, deslizamentos e assoreamento de rios.


















