VINHEDO: Prevenção ao câncer de mama: programação da Prefeitura em comemoração ao Outubro Rosa inclui atividades no CAPS

Neste mês, em comemoração ao Outubro Rosa, como forma de conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama, a Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Saúde, promove uma série de atividades. A programação inclui eventos no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, voltados aos usuários do serviço. “A prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer de mama. Essas ações que acontecem durante o Outubro Rosa são um complemento do trabalho preventivo que realizamos durante todo o ano no município. E, em breve, vamos ampliar ainda mais essas ações com a implantação da Estratégia Saúde da família, mais conhecido como Médico da Família”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

No CAPS, a programação será realizada no próximo dia 23, no período da manhã. Trata-se do Projeto Terapêutico Singular, específico para mulheres. O início será às 8h30, com café da manhã; das 8h40 às 11h ocorrerá o dia da beleza, com corte de cabelo, maquiagem e manicure e pedicure; às 11h começará uma roda de conversa sobre Prevenção ao Câncer de Mama e às 12h ocorre o almoço. O evento é voltado aos usuários do CAPS.

PROGRAMAÇÃO

A abertura oficial do evento ocorreu no sábado, 29, na Praça Sant’Ana, em parceria com o Rotary Clube e Casa da Amizade, e contou com a entrega de material informativo aos moradores. Durante este mês, alguns prédios públicos terão iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa. O assunto será discutido também na rádio e no dia 21, haverá uma caminhada na Represa I em parceria com a Casa da Amizade e equipe do Júlio Coelho. Também durante a campanha, as mulheres que procuram as Unidades de Saúde de VINHEDO serão orientadas a se prevenir. As com idade acima de 40 anos terão o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos. A solicitação será feita na hora por enfermeiros das unidades para liberação do procedimento e agendamento do paciente. A partir dos 50 anos, a mulher deve fazer o exame anualmente. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos. Caso necessário, as vinhedenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama. Neste ano, no período de janeiro a agosto, a Rede Municipal de Saúde realizou 2.653 exames de mamografia. No mesmo período do ano passado foram 2.090, ou seja, um aumento de 26,93%.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama. Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o autoexame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.

AUTOEXAME 

O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.

468 ad