VINHEDO: Projeto ‘Quero Vida’, referência regional no atendimento ao idoso, abriu mais 10 vagas

O projeto ‘Quero Vida’ de VINHEDO está com inscrições abertas para o preenchimento de mais 10 vagas, disponibilizadas pela ampliação do serviço oferecido pela Prefeitura de VINHEDO, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O ‘Quero Vida’ atende idosos com mais de 60 anos, e que se encontram em situação de vulnerabilidade ou risco social. As inscrições devem ser feitas por familiares na própria unidade, localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 1.385, no Jardim São Matheus. O serviço oferecido em VINHEDO é referência na região.

TRIAGEM
Haverá um processo de triagem entre os inscritos, onde serão avaliados diversos pré-requisitos como situação socioeconômica do idoso, a situação socioeconômica da família cuidadora, a situação de saúde do idoso, de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A análise verifica também a situação dos cuidadores do idoso, a existência de quadro de violência contra o idoso, o tempo de residência no município da pessoa idosa, a situação de moradia do idoso e a situação socioeconômica dos filhos que não residem com o candidato à inclusão no projeto.

PROJETO
Inaugurado em 2012, o ‘Quero Vida’ foi ampliado em 2016 pelo prefeito Jaime Cruz, aumentando a capacidade de atendimento, até 50 pessoas, que passam o dia inteiro no local. O investimento na ampliação foi de R$ 374.615,29. Com as obras, foram construídos mais dois quartos, banheiros masculino e feminino, área de serviço, área de estar, recepção, varanda e área para depósito de material de manutenção e limpeza. Novos móveis e mobílias também foram adquiridos.

No local, os assistidos recebem refeições, cuidados com a higiene bucal e são estimulados com atividades adaptadas esportivas, de artesanato, horta e oficinas em geral. Conforme determinação do prefeito Jaime Cruz, a Secretaria de Assistência Social coordena os trabalhos no local, com uma equipe multidisciplinar formada por cuidadoras, técnicos em enfermagem, enfermeira, nutricionista, merendeira, auxiliar de merendeira, assistente social, psicóloga, profissional de educação física, além de pessoal de limpeza e voluntários.

468 ad