VINHEDO: PSOL tumultua e quase ‘toca fogo’ na Câmara
Aconteceu no final da 67ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de VINHEDO realizada na segunda-feira, 25, às 18h. Penúltimo a falar, o polêmico vereador psolista, Rodrigo Paixão, comentou que resolveu mais uma vez procurar o Ministério Público (MP), em tese, para tentar impor aos demais a sua visão de mundo. Ele afirmou que foi com seu colega Valdir Barreto procurar o novo Promotor Eleitoral, Dr. Ricardo para impedir o uso de cavaletes nos canteiros da cidade porque poderia afetar o gramado. O PSOL também quer ditar para os candidatos a sua maneira de fazer política. “Falamos com o promotor sobre algumas preocupações nossas. Nós do PSOL propusemos que não se usem cavaletes nos canteiros, e a gente quer consultar os partidos sobre isto, porque a gente sabe que a campanha é mais saudável se feita nas ruas, conversando com as pessoas”, alegou Rodrigo Paixão. Ele fala em procurar os partidos, mas só depois de já ter ido ao MP sem consultar ninguém e somente após a campanha ter começado, quando tal iniciativa deveria ter acontecido muito antes.
MAU EXEMPLO
Como é do seu feitio, o PSOL gosta de esgrimir uma verborragia demagógica querendo impor aos demais aquilo que não pratica. Por esta razão o vereador e presidente da Casa de Leis, Rubens Nunes (PR), ao encerrar a sessão colocou para Rodrigo Paixão que não basta falar, tem que dar o exemplo, mas não um mau exemplo, como o que foi flagrado na cidade quando uma placa de propaganda do candidato do PSOL a deputado Estadual Thiago Carandina, que também é o presidente do partido, foi pendurado nos galhos de uma árvore na cidade.
‘Incendiário’, Rodrigo Paixão tentou replicar pedindo um aparte, o que foi negado, já que o presidente estava encerrando a sessão, mas o psolista, descontrolado, insistiu aos berros que queria falar, sendo repelido com energia por Rubens Nunes que imediatamente encerrou a sessão. Foi então que o candidato Carandina, seguindo o (mau) exemplo de piromania política do seu vereador, avançou em direção a Rubens Nunes que mais uma vez repeliu o ataque dos psolistas com firmeza: “Por favor, retire-se daqui, dei a minha opinião, não estou aqui para lhe dar explicações, não sou moleque!”. Carandina tentou explicar que deu a placa para uma pessoa e foi a mesma quem colocou na árvore, mas já foi retirada. Daí então começou o quebra pau.
ENGANADORES
Mas o ataque de fúria dos psolistas pode ter sido, entre outras coisas, por causa da homenagem prestada ao movimento político Renova VINHEDO que ganhou Moção de Aplausos, além do convite do vereador Rubens Nunes para que os seus colegas posassem para uma foto junto com os jovens políticos do Renova, o que não foi bem digerido pelos oposicionistas e psolistas que, de forma intolerante, não aceitam a existência de um grupo político que professa uma ideologia oposta ao que é defendido pelo PSOL, no caso o obsoleto, fracassado e sanguinário ‘socialismo real’, que nega a existência de Deus e que é responsável pela morte de mais de 100 milhões pessoas que, da mesma forma que o Renova, pensa diferente dos ‘ditadores socialistas’ que fazem do socialismo o inimigo maior da liberdade de pensar, o que levou o PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade), em mais uma tentativa de enganar o povo, a colocar a palavra ‘liberdade’.
BEACH TENNIS
Mas antes do ‘fogaréu’ psolista, teve o vereador Márcio Melle (PSB) apresentando a modalidade esportiva denominada ‘beach tennis’ (tênis de praia), que é praticada na Praça do Aquário, em VINHEDO, às quintas à noite, sábados e domingos pela manhã, a partir das 8h. O vereador atendeu o pedido de praticantes desse esporte, que estiveram na sessão, no sentido de melhorar as condições da prática do mesmo como a higienização da areia da quadra do Aquário, iluminação noturna e segurança para os usuários no período da noite. A atleta Thaís garantiu que o ‘beach tennis’ pode se praticado por qualquer pessoa, inclusive crianças. Ela reiterou a necessidade de a Prefeitura fazer a higienização da areia no Aquário, e que também coloque iluminação na quadra da Represa I para que o espaço possa ser aproveitado.
PERDA ALTA
O vereador Edu Gelmi (PMDB) abordou a quantidade de água tratada que é perdida em VINHEDO. Para Edu Gelmi o município está perdendo 39% de água tratada, o que é considerado uma perda altíssima, se comparado com outras cidades do Brasil e do mundo. “É um número que incomoda bastante neste momento de escassez, haja vista, que foram feitos investimentos, como a troca de tubulações. Cabe então à Sanebavi descobrir o porquê deste volume”, sugere. Quanto à água bruta que vem dos mananciais abastecendo as represas da cidade, Edu Gelmi explicou que “a água chega por gravidade e, neste percurso, nós perdemos de 30 a 40% por infiltração no solo. A Sanebavi precisa resolver este problema utilizando os próprios funcionários canalizando essa água para abastecer as represas, a obra não é tão cara em função da valia que tem para o município e o momento que vivemos em nossa região”, avalia Edu Gelmi.
ASA BRANCA
Para falar da seca, da falta de água, e da necessidade de se educar o povo para evitar a prática das queimadas, responsável direto pelos incêndios que devastam as matas nesta época do ano em todo o país, e mesmo em outros países do planeta, o vereador Dario Pacheco (PSDB) se valeu do povo nordestino, acostumado a enfrentar a seca ardente dos sertões para homenagear seus pares pela aprovação de uma moção de apelo à Prefeitura de VINHEDO para que seja feita a fiscalização de combate aos incêndios em áreas rurais e urbanas, comuns em época de estiagem e aplicação de multas aos infratores incendiários. Como também é músico compositor, foi buscar um ícone da música nordestina, a popular ‘Asa Branca’, do saudoso Luiz Gonzaga. Dario Pacheco recitou os versos mais condizentes com a situação de seca e de queimadas que assolam VINHEDO: ‘Quando olhei a terra ardendo, qual fogueira de São João, eu perguntei a Deus do Céu, por que tamanha judiação. Que braseiro, que fornalha, nem um pé de plantação, por falta d água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão’. “Quero mandar um abraço aos nordestinos, que convivem com a seca há muitos anos, nós estamos agora há praticamente um ano sem chuva de verdade em nosso município, então nós temos que aprender com eles como conviver com a seca”, opina.
CULTURA ITALIANA
Ana Genezini (PTB) reiterou o seu apoio ao projeto que visa a utilização do Memorial do Imigrante pela Associação Italiana Vinhedense que completou 112 anos de existência. “Pare a mim a ideia é excelente e se que vai dar tudo certo. O local é o mais propício para o desenvolvimento de atividades culturais relacionadas com a cultura italiana e a cultura geral do município contemplando a todas as nações. Ana também parabenizou o prefeito Jaime Cruz pelas modificações que estão sendo feitas no seu secretariado e elogiou o trabalho de Adriano Corazzari à frente da Secretaria da Cultura.
A vereadora comentou sobre a seca que está afetando a saúde das pessoas e convidou a população para prestigiar a abertura da Exposição “Arte Acesso”, do artista plástico Adelio Sarro, na terça-feira, no Memorial do Imigrante. “Iniciamos hoje a 11ª Semana da Pessoa com Deficiência, hoje de manhã visitamos o CIC Eduardo Von Zuben, onde aconteceu o festival de natação adaptada. Durante a tarde, estivemos na Secretaria de Assistência Social participando da cerimônia de abertura com apresentações culturais das entidades CEIVI e LarCab, evento que a cada ano tem melhorado muito pois os Conselhos realizam um trabalho excelente”, acredita.
FAMÍLIA NA ESCOLA
O vereador Nil Ramos (PROS) lembrou do 1º Encontro da Família na Escola, que aconteceu sábado passado, 23, e reuniu cerca de 20 mil pessoas. “Estivemos na EM Professora Darci Briski, numa iniciativa fantástica da Prefeitura de VINHEDO, do secretário de Educação José Luis Bernegossi. Quero parabenizar esta iniciativa, de levar a realidade dos professores, diretores e de todos que trabalham dentro da escola, aos pais. Também passaram por lá, o pastor André, que falou da importância da família na escola e o padre Marcos que também conversou com as famílias, enfatizando a importância da educação nos lares”.
CADASTRO INCLUSÃO
O objetivo do Cadastro Inclusão foi esclarecido por Alexandre Viola (PPS). “Eu preparei um pacote de Indicações para brindar a nossa 11ª Semana da Pessoa com Deficiência em VINHEDO. Já é pensamento deste vereador, desde sua posse, de trabalhar em favor das minorais. Fizemos o Projeto de Lei 3.620 de 15 de julho de 2014, que foi aprovado e publicado pelo prefeito, aonde de uma forma muito simples, solicitamos que todos os banheiros públicos sejam identificados com método braille”.
MAIS MOÇÕES
De Congratulações à Ana Paula Academia de Tênis pela realização da Gincana de Férias, de Aplausos à Corporação Musical de VINHEDO pelo 35º aniversário, de Congratulações ao Fundo Social de Solidariedade pelo desenvolvimento do curso de manicure e pedicure, de Apelo ao Governador Geraldo Alckmin para que promova a construção de uma rotatória no cruzamento entre a Rodovia Visconde de Porto Seguro com a rua Afonso Garbuio, de Congratulação aos corretores de imóveis pelo Dia do Corretor, celebrado em 27 de agosto de Apelo à Prefeitura de VINHEDO para que seja intensificada a fiscalização de combate aos incêndios, de Apelo ao Governo do Estado para construção de anel viário na Rodovia Miguel Melhado Campos na altura do KM 77, e de Pesar às famílias de Antônio Facchini e Alcides Ambrósio Donato.
INDICAÇÕES
Foram 32 indicações apresentadas na sessão, entre as quais a Indicação de autoria de Ana Genezini (PTB), que solicita o melhoramento do acostamento na Estrada VINHEDO–LOUVEIRA, na Vila Cascais, bem como a execução de uma rotatória no local, visando garantir a segurança e a entrada de moradores ao bairro.
CPI DA ENTEADA
Os vereadores analisaram a aprovaram por mais 30 dias o Requerimento que requer a prorrogação do prazo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades ocorridas no Convite nº 09/2008 da Prefeitura de VINHEDO, no contrato firmado entre a Prefeitura de VINHEDO na gestão de Kalu Donato e a empresa da enteada da vereadora Marta Leão. Vereadores disseram que os novos fatos denunciados pela FOLHA serão acrescentados no processo da CPI.
CIDADÃO
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo que concede o Título de Cidadão Vinhedense ao senhor Francisco Antônio da Silva. Outro projeto aprovado, de autoria do Dr. Dario Pacheco, denomina “Praça Helena Carbonari Sant´Ana” à área localizada às margens da confluência entre as ruas dos Vereadores e Humberto Pescarini. Rubens Nunes conseguiu aprovar o projeto que concede a Medalha “Ayrton Senna da Silva”, à Ilustríssima Senhora Adriana Cristina Paula Permonian Tosto. E o vereador Alexandre Viola (PPS) aprovou o projeto que concede a Medalha “DR ABRAHÃO AUN” ao jovem André Leopoldino Bordini.