VINHEDO: Ranking mostra município entre os mais ‘conectados’ do País

 O ranking Connected Smart Cities, elaborado pela  Urban Systems e publicado com exclusividade pela Revista EXAME, mostra as cidades ‘mais inteligentes – na internet – e conectadas’, do Brasil.  A pesquisa também  avalia empreendedorismo e tecnologia. As cidades que são destaque nesse estudo têm ao menos uma característica em comum. Nelas, o desenvolvimento econômico vai além da estatística e é pensado de uma maneira mais global.

Por isso, o estudo das cidades mais inteligentes do Brasil mediu a integração entre mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança em mais de 500 cidades brasileiras, usando 70 indicadores.
É claro que as grandes cidades, de fato, dominam o topo do ranking e confirmam a hipótese de que fazer enormes investimentos tende a ser mais fácil em municípios com mais de 500 mil habitantes, que, geralmente, concentram mais recursos. Mas, segundo a Urban Systems, há alguns municípios de pequeno e médio porte que conseguem ir contra essa tendência. E VINHEDO está dentro deste patamar de desenvolvimento, sendo destaque em vários setores, principalmente em conectividade. VALINHOS e ITATIBA também aparecem na lista. VINHEDO ocupa o 39º lugar (atrás de Indaiatuba 30º, Cajamar 36º e Paulínia 38º, no quesito cidades com menos de 100 mil habitantes), enquanto VALINHOS está na 55º posição, e ITATIBA em 66º. Para o prefeito Jaime Cruz, essa conquista mostra que mesmo com a crise econômica brasileira, tanto a Administração Pública, como os habitantes de VINHEDO, superam as diversidades e continuam trabalhando por uma cidade melhor. “Esse Índice comprova o trabalho sério, transparente e, acima de tudo, focado na nossa gente, no nosso futuro! Essa não é só uma conquista de nossa Administração, é sim uma conquista real do povo de VINHEDO“, afirmou Jaime Cruz.

468 ad