VINHEDO: Reunião do Conseg destaca queda na criminalidade e dá posse à nova diretoria
O destaque da última reunião do Conseg (Conselho de Segurança Comunitário de VINHEDO), realizada no último dia 21, no Centro de Convivência, foi o resultado do levantamento realizado pelo Instituto Sou da Paz, onde VINHEDO foi apontada como a cidade mais segura entre os municípios paulistas com mais de 50 mil habitantes, que utilizou como base os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado “É resultado do trabalho incansável das Forças Policiais – Guarda Municipal, Polícia Militar, Policia Civil – e também de todos que atuam no Conseg”, afirma Ricardo Guidi na reunião que marcou também sua posse para o segundo mandato à frente do Conseg, junto com Daniel Neubauer (vice-presidente), Roberto Thomaz (1º Secretário), Tadeu Del Porto Jr.(2º Secretários) e Claudemir Cruz dos Santos (diretor Social).
A reunião do Conseg teve a presença da Dra. Denise Florêncio Margarido, delegada Titular da Delegacia de Vinhedo, representando a Policia Civil; 2º Sargento Jorge Eduardo Pedroni, representando a PM; Inspetor José Carlos Ramalho, representando a GCM de VINHEDO; Daniel Neubauer, representando a OAB-VINHEDO e o vereador Geraldinho Cangussú.
Pelos Núcleos de Ação Local (NAL) do Conseg, estiveram presentes Daniela Ienne, Emerson Rogério, Edson Ferreira e Edna Souza (Jardim Panorama); Tadeu Fernando Del Porto (Morada da Lua); Evandro Rufino (Vila Gallo) e Maria Paula Castro (Altos do Morumbi).
A Delegada Titular Denise Florêncio Margarido, apresentou os resultados do primeiro trimestre deste ano, com diminuição generalizada nos índices: 52% de queda em roubos, 40% de queda de roubo de veículo; queda de 66% no roubo de carga; queda de 31% em furtos; queda de 22% em lesão corporal culposa, além de prisão de traficantes, estelionatários e golpistas , apreensão de caça-níqueis e o cumprimento de doze mandatos de prisão.
SALA MARIA DA PENHA
A Dra. Denise apontou ainda melhorias na DDM – Delegacia de Defesa da Mulher com a criação da sala Maria da Penha, para o atendimento mais humano e privado das vítimas de violência doméstica, além de espaço de brinquedoteca para acolher crianças quando seus seus pais ou responsáveis estiverem na delegacia.
Já o Inspetor Ramalho, representado a Guarda Municipal, relatou a ação conjunta com a Polícia Civil na operação “Fecha Bar”, com fiscalização de bares e locais sem licença de funcionamento, visando a prevenção no uso e comércio de entorpecentes.
ILUMINAÇÃO
Alguns presentes ao evento manifestaram preocupação com a falta de iluminação pública em vários pontos da cidade, principalmente na praça do Aquário, local de grande concentração de pessoas nos finais de semana, bem como o descarte de podas em local irregular.
RÁDIO
Finalizando a reunião, Ricardo Guidi, presidente do Conseg, adiantou a data da próxima reunião – dia 18 de junho -, também no Centro de Convivência e falou das atividades do programa “A Hora do Conseg”, apresentado todas às quartas-feiras das 14h às 15h na Rádio Capela, que pode ser acessada também pelo seu facebook – Coronel Guidi – , pela sintonia FM105,9 ou ainda pela internet.


















