VINHEDO: Revolução na Santa Casa de Vinhedo! PA vai funcionar 24 horas por dia ainda em novembro

Santa Casa agora vai ser 24 horas por dia

Santa Casa agora vai ser 24 horas por dia

O prefeito Jaime Cruz pegou a todos desprevenidos ao anunciar na quinta-feira, 13, que o serviço de Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa de VINHEDO deverá funcionar 24 horas por dia para atendimento SUS e convênios, ainda neste mês de novembro. O anúncio foi feito na reunião que aconteceu na Secretaria de Saúde com os membros da Comissão de Gestão da Santa Casa de VINHEDO.

“Reabrir a Santa Casa com a ampliação do horário de funcionamento, já que no passado o serviço funcionava apenas até às 18h, é uma forma de oferecer à população um serviço mais completo. Este é o primeiro resultado dos trabalhos que estamos realizando há 90 dias, com a requisição administrativa da Santa Casa. É o primeiro passo, mas decisivo, para um novo momento no atendimento hospitalar da cidade”, enfatiza Jaime Cruz.

E não fica só nisso a verdadeira revolução que o prefeito está fazendo no único hospital da cidade. Juntamente com o Pronto Atendimento (PA) funcionando de forma ininterrupta, devem ser abertos leitos clínicos e de longa permanência, e está em estudo a possibilidade de, posteriormente, acontecer a abertura de leitos psiquiátricos.

MAIS REVOLUÇÃO

A reunião de quinta-feira foi coordenada pelo secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, que fez a prestação de contas dos primeiros 90 dias de trabalho administrativo, desde o momento da intervenção da Prefeitura com o objetivo de reabrir a Santa Casa para atender principalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Até o dia 4 de dezembro deve ser apresentado o Plano Diretor, mas neste momento já é possível avaliar que estamos caminhando a passos largos para que os vinhedenses tenham a Santa Casa como uma opção de atendimento médico gratuito, somando-se às ações de qualidade que já oferecemos na Rede Municipal de Saúde”, disse o secretário José Luis Bernegossi. Mas a total transparência em todo o processo é uma das exigências do prefeito Jaime Cruz.

Além do secretário de Saúde e presidente da Comissão de Gestão, José Luis Bernegossi, estiveram presentes os gestores Celso Beltramini e Adriano Eurico Chitacumula, a provedora da Santa Casa, Marta Eliza, o secretário de Governo, Eliazar Ceccon, o secretário de Negócios Jurídicos, Elvis Tomé, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis Albino, e os vereadores Alexandre Viola, Dario Pacheco e Bacural.

CENTRO CIRÚRGICO

Os presentes à reunião debateram temas como a auditoria das contas dos últimos anos, o levantamento de orçamentos para a reforma que será necessária, principalmente, no Centro Cirúrgico, além da contratação de profissionais de saúde para atuar na Santa Casa. O Gestor Geral da Santa Casa, Celso Beltramini, garantiu que “na próxima semana faremos um levantamento da situação em que se encontram os equipamentos hospitalares”.

Já o Gestor Clínico, Adriano Eurico Chitacumula, comentou que será feito um planejamento da logística da reforma para que ela não atrapalhe o funcionamento da instituição e, principalmente, que seja um trabalho de qualidade que garanta boas condições de funcionamento ao local por muitos anos.

Por seu lado a provedora Marta Eliza lembrou que ainda não é visível para a população o que está acontecendo dentro da Santa Casa. “Nós que estamos lá dentro já vemos uma nova realidade. Está tudo indo muito bem!”, revelou aliviada, a provedora.

 

468 ad